domingo, 27 de dezembro de 2009

A maior Ilha Fluvial do Mundo-Ilha do Bananal


A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de extensão (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Fica próxima à divisa com os estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Localiza-se entre as latitudes 9°44'S e 12°49'S e entre as longitudes 49°52'O e 50°44'O. Abriga ao norte o Parque Nacional do Araguaia e, ao sul, duas reservas indígenas: Carajás e Javaés.

Descoberta em 26 de julho de 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca, recebe o nome de Santana. Posteriormente, passa a se chamar Bananal, em razão da existência de extensos bananais silvestres. Esta ilha abriga cerca de quinze aldeias indígenas, sendo uma delas a Aldeia Kanoanã, fica perto da região de Formoso do Araguaia no Tocantins. a regia foi o Brasil em franco descreto pela os teixeiras.
É considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país. Por estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, possui fauna e flora bastante diversificadas. A fauna tem espécies como a onça-pintada,suçuaranas, corvos, veados,cachorros-do-mato,tamanduás,tatus,boto, uirapuru, garça-azul e tartaruga-da-amazônia.Nas áreas alagadas abundam emas, perdizes, garças reais, curiacas, colheireiros, irerês e mutuns.

Na flora destacam-se vários gêneros de orquídeas terrestres, a maçaranduba, piaçava e canjerana. Na vegetação predominam os campos, conhecidos na região pelo nome de varjões. Aparecem ainda o cerrado, a mata seca de transição, as matas ciliares de igapó, vegetação das encostas secas e vegetação dos bancos de areia.

Predomina o clima tropical quente semi-úmido com temperaturas máximas de 38°C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22°C em julho. Duas estações são nitidamente marcadas na ilha, o verão (de novembro a abril) em que predominam as chuvas, e o inverno (de maio a outubro) onde ocorre o período da seca. A umidade relativa do ar registrada nas estações mais definidas gira em torno dos 60% (julho) e 80% (épocas chuvosas).Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do Rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.

Fonte;Wikipédia,www.emdiv.com.br

Um comentário:

Sandra rocha disse...

está na Ilha do Bananal é como esta perto de DEUS , em frente a Ilha sentimos o cheiro da mata ! da agúa! de todas as arvóres um aroma inesquesivél, pizar dentro da ilha em uma aldeia karajá é um previlégio um merecimento!!! OBRIGADO SENHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!