sábado, 5 de dezembro de 2009

Real Forte Do Príncipe Da Beira


O Real Forte do Príncipe da Beira, também conhecido como Fortaleza do Príncipe da Beira, localiza-se na margem direita do rio Guaporé, atual Guajará-Mirim, no município de Costa Marques, estado de Rondônia, no Brasil.

A primeira pedra foi lançada em 20 de Junho de 1776, reinado de D. Jose I, e o traçado deve-se ao Eng. Domingos Saboceti que faleceu de malária antes do término das obras, no reinado de D. Jose I como atesta placa na frontaria da entrada principal. Inaugurado em 20 de Agosto de 1783, situa-se na fronteira entre o Brasil e a Bolivia, o forte foi abandonado em 1889 tendo sido saqueado e invadido pela floresta. Em 1914 o Marechal Rondon redescobriu o forte. Atualmente esta protegido pela autoridade máxima Brasileira para o acervo patrimonial do país:

Em posição dominante na fronteira com a Bolívia, esta fortaleza é considerada uma das maiores edificadas pela Engenharia Militar portuguesa no Brasil Colonial, fruto da política pombalina de limites com a coroa espanhola na América do Sul, definida pelos tratados firmados entre as duas coroas entre 1750 e 1777.

Fonte;http://www.skyscrapercity.com,Parte do texto do Forista Arpels.

Nenhum comentário: