quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Crimes de Guerra


crime de guerra é uma violação do direito internacional ocorrida em guerras, principalmente com violação dos direitos humanos. Os crimes de guerra são definidos por acordos internacionais, incluindo as Convenções de Genebra e, de maneira particular, o Estatuto de Roma (no artigo 8), gerindo as competências da Corte Penal Internacional (CPI).
De uma maneira geral, um ato é definido como um crime de guerra a partir do momento em que uma das partes em conflito ataca voluntariamente objetivos (tanto humanos como materiais) não-militares. Um objetivo não-militar compreende civis, prisioneiros de guerra e feridos.
O desrespeito dos tratados internacionais, como as Convenções de Genebra, é igualmente considerado como crime de guerra. No Brasil, esses tipos de crime são os únicos que podem receber uma pena de morte, mas mesmo assim, apenas em caso de guerra.
Alguns crimes de guerras conhecidos foram cometidos por Adolf Hitler e os seus generais (no massacre aos judeus, ciganos, homossexuais, comunistas e outras minorias), além de alguns rebeldes na "guerra" de Ruanda, África, numa disputa entre etnias diferentes pelo poder do Estado. Em ambos os casos foram criados cortes especiais, para o primeiro o Tribunal de Nuremberg e no segundo uma espécie de corte para Ruanda em específico.
Uma curiosidade que eu não poderia deixa de"falar" é como um país como Israel que falar tanto sobre o Holocausto, consegue fazer a mesma coisa contra os palestinos sem senti o menor constragimento pelar dor causado por eles,e ainda de forma continua ou seja mantendo sempre a ferida aberta,por um momento eu pensei que eles teria mudado quando tiraram os judeus da faixa de Gaza,mas pelo contrario fizeram isso para facilita a destruição causado pelos seus aviões"chuvas de bombas".

Fonte;Wikipédia/A.j.s

Nenhum comentário: