segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Coca Cola- Origem


Variedades principais
E. Coca Lam: variedade coca conhecida popularmente por coca boliviana ou coca andina.

E. Coca Lam: variedade ipadú Plowman ou coca amazonense (cultivada no Brasil na região do Rio Solimões).

E. Novogranatense (Morris) Hieron: variedade truxillense (Rusby) Plowman conhecida como coca peruana ou coca trujillo.

A primeira autoridade reconhecida a defende esta droga(cocaina) foi o psicólogo mundialmente famoso, Sigmund Freud. Cedo na carreira dele, Freud promoveu a cocaína amplamente como uma tônica segura e útil que poderia curar depressão e impotência sexual. A cocaína adquiriu mais adiante aceitabilidade quando em 1886 John Pemberton incluiu a cocaína como o ingrediente principal no novo refrigerante dele, Refrigerante de coca. Era a euforia da cocaína e seus efeitos energizantes nos consumidores que era o principal responsável pelo Refrigerante de Coca subir rapidamente em seu lugar, tornando-se o refrigerante mais popular em história.
John Stith Pemberton comercializou uma mistura de cocaína-cafeína chamada Coca-Cola® em 1886.
Da mesma maneira como outros narcóticos, tais como ópio e heroína, durante este tempo a cocaína começou também a ser usada como um ingrediente ativo em uma variedade de “cura tudo” em tônicas e bebidas. Em muitas tônicas que eram produzidas a cocaína seria misturada com opióides e seria administrada livremente para velho e jovem de forma semelhante. Somente alguns anos depois que os perigos destas drogas tornar-se-ia aparente.
Por volta de 1891, foram reconhecidos os sérios efeitos adversos da cocaína e tinha havido 200 relatórios de intoxicação de cocaína sistêmica, incluindo 13 mortes. Freud tinha sido acusado de soltar o terço grande açoite de humanidade (depois de álcool e opióides), e ele removeu toda a referência subseqüentemente a abuso de cocaína da autobiografia dele. Os Estados Unidos tentaram controlar uso de cocaína através de “The Purê Food and Drug Act” de 1906, e subseqüentemente, a Coca-Cola decocainizou as folhas de coca antes de fazer a bebida. O “1914 Harrison Narcotic Act” etiquetou a cocaína como um narcótico com as mesmas restrições e penalidades como heroína.
No curso dos próximos vários anos a maioria americana se deu conta mais dos perigos de cocaína. Como a severidade deste problema ficou mais aparente, um clamor público preocupado em proibir a reunião social com uso eventual de cocaína. Esta pressão pública forçou Pemberton para remover a cocaína do Refrigerante de Coca em 1903. Eventualmente a pressão pública ficou tão grande sobre uma proibição nacional da cocaína. Os legisladores do país tomaram conhecimento, e em 1920 a cocaína foi acrescentada à lista de narcóticos proscrito passando pelo “The Dangerous Drug Act” de 1920.Mas até hoje não se pode afirma com tanta certeza que a cocaina foi tirada da "receita"do refrigerante Coca Cola,o que se sabe é que alguns pessoas podem até evita a Coca Cola,mas a popularidade Mundial é imensa.
Fonte;http://www.cla08.net/

Um comentário:

Walkiria Rodrigues disse...

Agradeço a visita ao meu "Pensamentos". Seu blog é muito bom, gostei muito!
Um abraço
Walkiria