quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cuidados com os Pés de Morangos em Casa


Comprei 3 pés de morangos,tinham certa curiosidade no pé em sí, com frutos maravilhosos mas que eu pouco sabia como cuidar da planta.
Me aprofundei em tudo que achei sobre o morangos e colocando em pratica nos meus pés,errando acertando..Descrevo aqui as conclusões e praticas..


1-A água que eu irrigo os pés de morangos,coloco bem próximo ao solo, evitando solta do alto molhando todas folhas,que consequentemente acabava queimando,amarelando.
Morango gosta de sol,mais com terra úmida.
É um vaso,seus nutrientes estão limitados pelo tamanho da área,então de vez em quando é bom colocar um adubo de sua preferência.
Coloque sempre as frutas pra fora do vaso,onde ficam penduradas em hipótese nenhuma a fruta deve ficar em contato com a terra,mesmo se o talo da fruta não der para fazer isso coloque algo o separando do chão,muito comumente usado restos de madeiras (serragem) isso serve também para os pés plantados no chão.


2-Morangos o que ele tem de bonito tem de frágil,se baseando-se em outras plantas que tenho,sempre cortava as folhas amarelas e secas,deixando os pés razoavelmente com boa ventilação entre as folhas,evitando o surgimentos de possíveis  problemas com fungos..
Com as folhas secas do próprio morangueiro,aquelas bem secas que se você machucar na mão, vira farelo,eu esfarelava no vaso da planta que com o tempo formou uma camada protetora que protegia o solo da ação do sol e mantendo a umidade por mais tempo,fazendo um verdadeiro tapete de composto orgânico.


3-No começo as frutas se saíram normais,mais dava para notar que a cada safra dava frutas mais vistosas e grandes.
Quando não estava com frutas,estava produzindo mudas,lançando uns galhos que todo nó saia uma nova planta,para evitar todo stress do transpante para um vaso eu colocava esses galhos por cima de vasos sem plantas e com terra já preparada.
Quando já estava em um bom tamanho era só corta o galho,a muda não sentia nem a mudança já que no vaso suas raízes estavam bem fincadas.
Um detalhe importante,descarte a muda da ponta do galho que normalmente não estar saudável.
Cada galho da 2,3,4 mudas.
Com esse somatório minhas plantas que começaram com 3 mudinhas já estão na casa das dezenas.


4-Com todos esses cuidados já estou na quarta safra esse ano e aparetemente pelo menos em alguns dos pés terei uma quinta safra em 2014.
Enquanto alguns pés estão lançando os galhos para novas mudas,outros estão vindo com nova floração.


Duvidas podem deixar nos comentários que protamente responderei,se quiser ficar por dentro de mais coisas,incluindo outras plantas que também cuido,é só seguir esse blog que será mais fácil localiza-lo numa nova visita.
Para ver as fotos do tamanho original é só clicar em cima da imagem.

Fonte
Angelo J.S (grupo no face,intervenção verde)

108 comentários:

Silvia Midei disse...

Parabens!! Voce fez parecer facil a dificil arte de cultivar morangos!+

VH disse...

Obrigado Silvia Midei...

Unknown disse...

Muito boa e simplificada explicação tirou minhas dúvidas Parabéns

Unknown disse...

Muito boa e simplificada explicação tirou minhas dúvidas Parabéns

Unknown disse...

Muito boa e simplificada explicação tirou minhas dúvidas Parabéns

VH disse...

Obrigado pela participação Edson

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Qual a distancia entre seus pes de morango??

VH disse...

De inicio 6cm,mas com o passar do tempo e o pé solta novos brotos ficam por conta da natureza..

Unknown disse...

Sou iniciante nesse assunto.... o morango apodreceu no pé e apareceu lesma. .. tô arrasada. Me ajudem por favor

Anônimo disse...

Comprei tres mudas de morango, aparentemente sem imperfeiçoes ou doenças. Porém duas morreram dois dias após ser colocado o pó serra. A que sobrou tirei do vaso com serragem e plantei em outro menor , pois só restaram dela duas folhinhas pequenas que brotaram... vc acha que pode ter sido o pó de serra?? Será que dá pra salvar??

Unknown disse...

Plantei meu pezinho de morango num vaso grande lonfevda borda se der morango eu posso por um plástico entre a terra e o morango?

VH disse...

Cleu as vezes as lesmas comem,principalmente quando morango ta encostado na terra sujeito a umidade evita se isso alteando os frutos..

Vanda você até pode colocar o plastico mais o ideal seriam um papei mais grosso porque durará até o fruto madura e depois se degrará. tipo papel de santinho dos politicos..

Mais perguntas,grupo no face é Intervenção verde

VH disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quero saber se devo colocar a àgua diretamente em cima dos frutos ou não?

Unknown disse...

Quero saber se devo colocar a àgua diretamente em cima dos frutos ou não?

Unknown disse...

Meus morangueiros estavam lindos, 3 em uma jardineira. Viajei por 2 dias e agora os encontrei quase completamente secos!!!! Que desespero, o que pode ter acontecido? A terra está úmida. Então não foi falta de água... Estou muito triste, ten como reavivá-los?

Unknown disse...

Meus morangueiros estavam lindos, 3 em uma jardineira. Viajei por 2 dias e agora os encontrei quase completamente secos!!!! Que desespero, o que pode ter acontecido? A terra está úmida. Então não foi falta de água... Estou muito triste, ten como reavivá-los?

Unknown disse...

Plantei as sementes e germinaram 2, qdo estão pequeninas devem ficar na sombra ou podem tomar sol tb? Moro em São Luis-Maranhão, o clima é quente, não encontrei sementes p comprar, tirei do morango q comprei no supermercado.

Unknown disse...

Oi
Bom dia. gostaria de saberbse é correto no tempo chuvoso manter meus pés de morango ao relento?

Nirley Pedrosa disse...

Oi, a pouco tempo ganhei uma linda muda de morango. De início ela ficou linda, mas ha três dias notei que suas folhas começaram a amarelar e a ficar marrom aos poucos.
Rego todos os dias, duas vezes ao dia, e pega apenas o sol da manhã.
Será que estou encharcando de água ela??
Estou muito preocupada.
Pode me ajudar??

Unknown disse...

Posso regar todos os dias ou não?

Unknown disse...

Posso regar todos os dias ou não?

Unknown disse...

Muito interessante seu post. Tenho vários pés de morango e estão dando fruto. Acontece porém que os morangos não estão tão vistosos. Nascem deformados, alguns apodrecem ainda pequeninos. O que posso fazer para ter morangos vistosos e perfeitos? Qual tipo de adubo posso utilizar? Muito obrigada.

Unknown disse...

Eu ganhei uma muda e ela só está dando as folhas e nada de morango o que devo fazer pra dar frutos,ganhei o pé em fevereiro de 2016...

Unknown disse...

Eu ganhei uma muda e ela só está dando as folhas e nada de morango o que devo fazer pra dar frutos,ganhei o pé em fevereiro de 2016...

Anônimo disse...

A minha tá morrendo o que eu faço

mpires disse...

Ola amigo minha muda de morango tá morrendo tá ficando seca mas to molhando ela devagar ser que vai morrer

mpires disse...

Ola amigo minha muda de morango tá morrendo tá ficando seca mas to molhando ela devagar ser que vai morrer

Relsing disse...

Marcelo não esta encharcado demais?o substrato é bem drenado?

Relsing disse...

Juliana teria uma foto,para eu ver melhor?

Relsing disse...

anonimo pode regar todos dias desde que tenham boa drenagem para não acumular agua no substrato..

Jonas Morangos em vazos. disse...

Me ajudem preciso saber se os pés de morangos são frutos durante o processo é mudas oi só depois que termina esse ciclo ?

Unknown disse...

Olá parabens pelo seu trabalho.
Meus morangos estao nascendo meio murchos e meio secos.
Poderia me ajudar.
Obrigado.

Relsing disse...

Jonas não entendi direito a pergunta,mas vamos lá.
O morango da frutos e depois dele vem as hastes de mudas do qual se ocorrer tudo normal voltara a produzir morangos apos esse ciclo.

Relsing disse...

W you aparentemente seus morangos estão com falta de agua,pode ser culpa da composição do solo ou sua mesmo,qual a frequencia das regas?

Anônimo disse...

Meus pes de morango rsta ajuntando terra no caule e as vezes ate tampando onde sae a folha e fruto.parece ser terra de formigas

joao fossa disse...

Olá amigo gostaria de sua ajuda comprei 40 mudas de morangos so dez mudas está dando frutos minhas mudas estão bonitas folhas grandes não sei se estou cuidando certo tem dois pés grandes enche de flores mas não cresce ele seca as froles vc poderia me ajudar agradeco

joao fossa disse...

Olá amigo gostaria de sua ajuda comprei 40 mudas de morangos so dez mudas está dando frutos minhas mudas estão bonitas folhas grandes não sei se estou cuidando certo tem dois pés grandes enche de flores mas não cresce ele seca as froles vc poderia me ajudar agradeco

Anônimo disse...

Meus morangos estão ficando escuros juntamente com a flor deles. A maioria das folhas estão verdes, mas há algumas com pontas amareladas e outras marrons. O que pode ter acontecido?

marcinha disse...

oi meus pés de morango estão dando muitas flores ,mas elas não estão vingando já coloquei adubo na agua e não ta adiantando o que fazer ? obrigada desde já

Unknown disse...

Ola
Plantei morangos em uma jardineira as folhas estão linda e ja esta com frutos,porem amadorece ainda muito pequenos o que pode estar acontecendo?Obrigado e parabens

Unknown disse...

Ola
Plantei morangos em uma jardineira as folhas estão linda e ja esta com frutos,porem amadorece ainda muito pequenos o que pode estar acontecendo?Obrigado e parabens

Relsing disse...

Hilde pode ter inumeros motivos,mas o mais claro é que ta podre de nutrientes suas plantas

Unknown disse...

Quantos anos ele dura

Vivenciar é viver! disse...

Olá, meu primeiro pe de morango começou a dar frutos , ele tá com frutos pequenos e já estão ficando avermelhados, eu queria saber se mesmo vermelho ele continua crescendo ou simplesmente está acontecendo algo de errado ? Pode me ajudar ? Desde já agradeço !

Unknown disse...

Puxa estou com um problema no início do meu pé de morango está tipo um formigueiro o que eu faço socorro ....pareCE terra de formiga...

Vivenciar é viver! disse...

Os meus teve algumas formigas, até me assustei, mas até agora não aconteceu nada de ruim por conta das formigas .

Vivenciar é viver! disse...

Os meus teve algumas formigas, até me assustei, mas até agora não aconteceu nada de ruim por conta das formigas .

Relsing disse...

Jane e Havelyn,formigas protegem os pulgoes para comer a merda adocicada deles,então se parece um formigueiro nada mais é que uma proteção para a pragar!eliminar o quanto antes!

Anônimo disse...

Meus morangos estão pequenos e ficando escuros. A maioria das folhas estão verdes, mas há algumas com pontas amareladas e outras marrons. Qual deve ser a provável causa?

Unknown disse...

meus morangos maduram bem pequenos ainda. oque pode ser?

Blog Ann! disse...

Posso colocar o vaso (fiz em cano de pvc) no tempo? E pode pegar chuva??

Unknown disse...

Boa noite. Comprei três mudas de morango e estou fazendo outras mudas. Já tem quase 30 pés, porém, nenhum começou a florescer. Além de esperar, tem alguma coisa que possa fazer. Obs. Sou de João Pessoa - PB.

Unknown disse...

Boa noite. Comprei três mudas de morango e estou fazendo outras mudas. Já tem quase 30 pés, porém, nenhum começou a florescer. Além de esperar, tem alguma coisa que possa fazer. Obs. Sou de João Pessoa - PB.

Unknown disse...

Acabei de plantar .
Coloquei a terra vegetal , as sementes de morango e cobri com pouco de terra por cima e irriguei .
Esse é o primeiro passo certo ?

Unknown disse...

meus pés de morango não estão com flores dão baraços e udas pelos baraço porque acontece isso,

dione disse...

Comecei agora .comprei duas mudas plantei num caso redondo e pequeno seu flores e 5 moranguinhos fiquei feliz vi que é possível ter morango no vaso só que acabou os morango quero saber se será preciso replantar pra continuar dando frutos

urso pequeno disse...

pela segunda vez perco mudas

Unknown disse...

Parabens pelo seu post, estou tentando produzir morangos no meu apartamento, mas os frutos que surgem são poucos e pequenos, você poderia informar qual a composição do substrato dos vasos do seus morangueiros e qual a variedade que vc plantou?

Unknown disse...

Olá, Boa noite
Eu comprei uma mudinha na feira no meio do ano passado e ja estou na casa das 30 mudinhas, mas estou percebendo q a única q da morangos e a que eu comprei, as outras nunca deram nem flores. Queria saber se isso e normal e se nesse tempo de calor ainda mais no RJ o morangueiro nao dar morangos?

Unknown disse...

Muito boa suas explicações, é verdade você torna difícil parecer fácil.

PET ALEND ALEGRIA disse...

Angelo Bom dia
estou com um problema as mudas estão plantadas em garrafas pets na parede...Elas tem cerca de 8 meses mas dão frutos muito pequenos....de 10 florzinhas dá 2 moranguinhos mirradinhos e bem doce...lugar bom sol..chuva ...flores pra fora do vaso. ..sombra...sempre úmido por capilaridade...e não entendo. .pode me ajudar por favor. ..abraço

Unknown disse...

Moro no Estado do Pará e tenho mudas de morango, vi nas imagens q o morango dar em um galho onde os frutos ficam pendurados, eu qeria saber se depois de ter colhido todos os morangos devo cortar esse galho ou não?

Obs: Nao estou falando de estolho.

Unknown disse...

Bom dia moro no Pará tenho 4 pés de morango dia 30 de março faz um ano que plantei eles,e já estão saindo as flores mas quando vai as pétalas depois de uns dias ficam secos os moranguinhos e as pontas das folhas estão ficando vermelha e as vezes algumas secam elas pegam chuva e sol.
Onde estou errando?
Não quero perder minhas plantinhas só eu sei o quanto esperei e estou esperando para ver os frutos.

Unknown disse...

Bom dia,Vc é de onde no Pará?

Unknown disse...

BOM DIA COMPREI MUDAS E PREPAREI A TERRA APOS CONSULTA DE UM AMIGO AGRONOMO E DUMA REDERAM DEZENA DE MUDAS MAIS TENHO OBSERVADO QUE OS MORANGUEIROS ESTAO A PRODUZIR MUDAS E MAIS MUDAS E NORMAL O QUE FAZER PARA A PRODUCAO DOS MESMO PE DE MORANGOS

João Albino Rossi disse...

que bicho come as folhas do morangueiro?

Luís Oliveira disse...

É normal a produção de estolhos, mas pode-se cortá-las fora para previlegiar a produção de frutos.
Tudo a seu tempo!

Debora L Nogueira disse...

Tem umas manchinhas marrom nas folhas
Vc sabe como tratar?

Unknown disse...

Plantei só que os frutos estão pequenos que acontece

Ilopes disse...

Olá! Nos meus pés de morango, bem próximo a base está dando uma espécie de "mofo" ou praga. É bem branquinha e solta ao toque. Desde que isso começou os morangos estão menores ou não se desenvolvem direito.O que poderia fazer?

Jailda Evangelista disse...

Oi comprei hj 25/3/17, minha muda, estou ansiosa pra ver os resultado. Com as duvidas de cada um. Postado aqui é uma bela explicação, acho que vou longe.😉

Jailda Evangelista disse...

Oi comprei hj 25/3/17, minha muda, estou ansiosa pra ver os resultado. Com as duvidas de cada um. Postado aqui é uma bela explicação, acho que vou longe.😉

Mariana disse...

As folhas do morango estão cortadas. como se houvesse um bicho comendo. sabe o que pode ser e como devo tratar?

Obrigada e amei seus pés de morango!

Anônimo disse...

Pessoal esse blog esta desativado a um bom tempo,qualquer coisa procurem no instagram P6cado.

Paloma Oliveira disse...

Meu pé de morango veio lindo e até com uma mudinha grudada ..que depois de uma três dias morreu agora as folhas estão secando...o que eu faço? Será q é pouco espaço pois está num copinho...mas me aconselharam a não mudar logo...vc acha q devo mudar?

Anônimo disse...

Ola, comprei uma muda de morango, replantei ele esta lindo, sigo suas dicas, o vaso esta cheio de folhas bem verdes e não para de nascer mais porem as frutinhas que da são entre 1 ou duas e bem miradas as vezes com defeito, a maioria das flores não vingam. Como posso melhorar isso?

Anônimo disse...

Olá minha jardineira de morangos está secando, as folhas estão secando e tem uma camada branca povilhada na terra. Alguém sabe como posso salva-los?

Unknown disse...

Alguém pode me dizer o porquê as folhas da minha Morangueira estão secando? Será que estou aguando de mais?? O que faço me ajudem

Anônimo disse...

É excesso de água.

Anônimo disse...

E por falta de polinização.

Anônimo disse...

Provavelmente é excesso de água.

Dimy Moreira disse...

Bom dia, como vai? Você pode me ajudar com uma dúvida ?

Meus morangos nos últimos meses começaram a ficar muito deformados, amadurecimento precoce e morte das flores. Tô aplicando cálcio 3% a 2 meses e controlo o ec com 300 de cálcio e 1100 com NPK 08.08.40

Começou com os brotos necrosados e não desenvolviam. Depois passou pras flores

Como faço para enviar fotos?

Desde já, agradeço pela atenção.
Helinho Moreira

Anônimo disse...

Bom dia eu tenho nun vaso medio esta amarelando oq eu faço pe de morango

Alice disse...

Comprei 30 mudas de morangos ,plantei em floreiras, coloquei terra adubada , no primeiro dia deixei no sol e aí murcharam tirei ligeiro do sol e coloquei na garagem e alí ficaram. molhava sempre, até que um dia as folhas começaram a apodrecer no final do caule. Dos 30 restaram 4, que tive que plantar no chão mesmo, tirei da floreira e plantei no chão, estes não morreram, mas estão crescendo devagar. Agora vou conseguir mais algumas mudas e queria saber como plantar na floreira e deixar as floreiras no alto, não queria que ficassem no chão. Mas como vou fazer para que estas novas plantas não morram, não sei como molhar e como fazer para que não murchem no sol, meu sonho é cultivar morangos em casa me ajude. Beijos

Unknown disse...

Plantei alguns pra em casa, no vaso, grande com bastante terra. Porém duas mudas ao dar frutos secaram, alguma dica para isso?

Anna Emanuelle Oliveira disse...

Eu tenho uns pezinhos de morangos... Q eu mesma extrai as sementes e plantei... Eles já estão crescendo... Quanto tempo leva para florir e dar fruto??

Unknown disse...

Prantei um pé de morango em uma jardineira,mas está dando muita formiga como faço para acabar com as formigas

Unknown disse...

tenho este mesmo problema o devo fazer

Unknown disse...

gostaria de saber como devo proceder como terra adubação e manejo do morango quero começar com uma muda porque acho vou dar uma atenção especial até ter as demais plantas

Mel tokusatsu disse...

Morangueiros nao gostao de muita água se voce molhou e viu que a terra esta bem úmida mas nao encharcada deixe o morangueiro sem rega espere ate a terra secar um pouco ai voce rega de novo
entendendeu regou ele nao regue mais so regue quando a terra estiver seca

Unknown disse...

Pq meu morango quando esta amadurecendo aparece uns buraco nele .

Anônimo disse...

Olá, meu morangueiro está plantando em um litro e ainda não produziu frutos, porém estou vendo algumas formigas(poucas) passearem pelas folhas. Não cortam as folhas, mas começaram a aparecer pequenas bolinhas pretas nos caules dos frutos. Podem ser pulgões? É normal isso ou devo me preocupar? O morangueiro está plantando em uma garrafa pet, mas assim que soltar mudas vou transferir para um vaso maior.

WBL vendas disse...

Plantei meu morango na terra e não em um vaso , aí eles relou na terra e pretejou , oque deve fazer ??

WBL vendas disse...

Oque devo fazer para meus morangos não pretejar ??

Unknown disse...

Coloque casca de ovos quebradas na mão, pois esses pedaços de casca de ovos cortam as lesmas em cima da superfície de terra debaixo do pé de morango.

Unknown disse...

Meus pezinhos de morango estão secando o que faço para salva -los

Unknown disse...

Meu morango deu um talo grosso com vários morangos grudados mas não amadureciam nem cresciam o que e isso???

Jacqueline disse...

Os meus pés de morango não estão se desenvolvendo ... a terra está adubada , estão em lugar grande para espalhar os ramos .. rego diariamente . E ele toma de 3 a 4 horas de sol por dia . O que
Será que estou fazendo de errado ??? :(

Unknown disse...

Os meus morangos estao com algo errado,pois as mudas dão morangos miudos,e tbm as rego bastante mais tem uma q sempre parece murcha, oq será ?

Unknown disse...

Tem um bicho cortando meu pé de morango não sei o que fazer pra ele parar, ele só corta durante a noite o que dificulta a gente ver o que está cortando, o que eu faço????

Unknown disse...

Formigas atacaram o meus pés de morangos

Márcia Adeliria disse...

Bom dia,
Tenho um pé de morango de repente começou com um problema, a folha nasce e em poucos dias começa escurecer em volta da folha e murcha.

Unknown disse...

Boa tarde!
Iniciei o cultivo de morangos em jardineiras, estão florindo bem mas, depois que as pétalas caem o caule e o fruto secam. O que está acontecendo?

Hevelyn Oliveira disse...

Boa noite, após a floração da início ao crescimento do fruto. Uns frutos seguram outros não. Se caso o pé de morango venha a secar, deve tá com falta de água ou tem alguma praga matando o fruto. É bom dá uma verificada,os morangueiros gostam de lugares frios, é bom está mais atenta em dias quentes e secos. E sempre fazer a poda de folhas secas e velhas para não competir com a distribuição de nutrientes para o fruto

Unknown disse...

O porque a flor de morango seca antes de formar o fruto e o tratamento natural tenho 8 mil pés plantado e a produção ta baixa

Anônimo disse...

Ganhei um pezinho de morango no vaso,as desde que chegou, as folhas começaram a ficar para baixo, bem murchas. O q pode ser?