terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como planta e cuidar de um pé de abacaxi


Pela quantidade de lendas e procura sobre o assunto resolvi tentar da melhor maneira possível,explicar como planta um pé de abacaxi na sua casa,apartamento ou até mesmo em sitio.


1-Muita gente fala em plantar a coroa do abacaxi,para quem quiser pode sim,mas não dará aquela "fruta grande"nem com razoável rapidez.
O pé de abacaxi a partir da coroa dará um pé e fruto mais como forma ornamental é comestível mas vai ser pequeno e demorado,levando em torno de 2 anos para frutificar.
Já o pé a partir da muda pode da fruta em 8,9,10,12 meses vai depende do cuidado que você teve com a sua planta.


O pé de abacaxi ideal é o feito a partir da muda que nasce embaixo da fruta,e também ao lado do pé chamado de rebentão.Infelizmente nem todo mundo tem acesso a muda,porque normalmente ela é tirada da fruta amtes de chegar ao consumidor final.
Nessa foto vejam que da pra ver a muda crescendo embaixo da fruta.


Na frente do abacaxi maior tem o rebentão,parece com outro pé de abacaxi


Embaixo da fruta da pra ver as novas mudas nacendo,crescerá junto com a fruta,em algumas vezes chegando até a "esconder".

2-Com a muda em mãos prepare um vaso para planta-la direto na terra.
O vaso tem que ser grande a ponto de não precisar mais muda-lo.
Uso terra fértil e umas pintadas de adubo N-P-K, nitrogênio,potássio e calcio.


Parece uma coroa,mas é uma muda de abacaxi Havai.



Mudas de abacaxi Pérola,essa muda maior que estar no meio é rebentão.

Lembrando que aquele vai ser um vaso definitivo,e o abacaxi quando põe o fruto usa todas as suas energias acumuladas em prol da mesma,não irá adianta mais muita coisa adubando depois de ter saido o fruto,por isso tem que ser cuidado bem desde sempre.
A adubação é periodica chegando a 3,4 adubação durante a vida abacaxizeiro.


3-Depois de nascida a fruta recomendo deixar madurar no pé, desde que não tenham concorência de algum predador.
Abacaxi maduro no pé espalha um cheiro maravilhoso a muito metros de distância,sem conta o sabor diferenciado que vai muito além da comparação dos vendidos em feiras,que normalmente são tirado verde do pé e nem se quer cheiro tem.


4- Qualquer duvida,sintam-se a vontade para perguntar.
Caso eu tenham deixado de citar alguma parte importante em breve concertarei.


Tenho mudas se alguém quiser trocar por alguma sementes de frutas que a muito desejo também podemos fazer "negócio"EX;Abiu,Biriba,jaboticaba branca,bacupari,tapiá e por ai vai..



Esse pé é aquela mudinha recém plantada.
De variedade Havai.


Abacaxizeiro de variedade Pérola.


Exemplo claro da diferença de um pé de abacaxi feito da muda, e o outro a partir da coroa.
O primeiro da imagem tem um ano de idade,com a coroa pequena e textura bem enrugada mostrando que ainda vai crescer muito,oposto do outro com 2 anos de idade,com a coroa maior que o primeiro,o que indica ser mais velho e com o ciclo de crescimento mais próximo do fim.

Observação importante;
O abacaxi junto outras poucas frutas não madurece mais depois de sair do pé,ele ficara por dentro exatamente da forma que foi tirado,o que acontece é ele envelhecer um pouco mais,mas madurar não.
Então não adianta pegar um abacaxi na feira com aparência de mais verde achando que lá por fim da semana ele vai "madurar".
Mais velho sim,mas maduro não.

Fonte
Angelo J.S

47 comentários:

Unknown disse...

Qual a diferença entre o abacaxi pérola e o hawai?

VH disse...

Caso se refere a fruta.
O abacaxi Havaí são todos redondo,podendo chegar a varios quilos,na coroa só tem espinho na ponta. Já o pérola,não é regra mais normalmente é maia alogado e a coroa tem uns espinhos serrilhado em toda extensão da folha..

Obrigado pela participação..

Anônimo disse...

vc tem interesse em semente de açai jussara, milho criolo, guandu-anão, trigo mourisco/9sarraceno) ?? gostaria de uma muda de abacaxi...moro em cruz das almas bahia

VH disse...

Milho criolo,guandu-anão,trigo mourisco,parece todos interessantes,mas como vamos fazer troca?você postou em anônimo..

José disse...

tem interesse em muda de pitangueira preta e de uvaia, com aproximadamente 10 cm?
Sera que uma muda de abacaxi cresceria e produziria frutos de qualidade em uma região fria e úmida como Curitiba?
Jose Farias- Curitiba-PR

VH disse...

Dá fruto sim,mas não seria proveitoso em escala comercial,por isso não tem grandes plantios no Sul

Unknown disse...

eu tenho cemente de abiu

Rita disse...

Obrigada, pela informação. Eu não sabia nada disso.

Rita disse...

Obrigada, pela informação. Eu não sabia nada disso.

Unknown disse...

Se plantar a coroa 👑 tbm nasce frutos?

Brenda Fernandes disse...

Olá adquiri um pé pequeno de abacaxi,mas ja produzindo gostaria de saber alguma informação sobre a rega de água
obrigada

VH disse...

Neidinha nasce sim,só é menor e mais demorado o maior benefícios será as mudas que ele gerara..
Brenda não encharcar o pé...tem fotos pequeno e produzindo deve ser o de jardim..
Maiores informações procure o grupo no facebook;Intervenção verde

Unknown disse...

Olá, VH! Boa tarde! Encontrei seu post e achei muito interessante. Plantei um abacaxi pela coroa, colocando na água e esperando dar raiz. Já tem um fruto e observei que ele tem uns 05 brotos logo abaixo. Como devo cortá-los para plantar? Devo plantar estes brotos direto no solo ou esperar dar raiz na água como no primeiro?

Muito obrigada e aguardo resposta!

Renata.

VH disse...

Renata depois de tirar a fruta deixe as mudas que vão continua crescendo e quanto maior melhor,plante direto no chão poupe tempo e trabalho.qualquer outra duvida tem o grupo no facebook,o nome é "interveçao verde"

Ana Teresa disse...

Bom dia directamente de Portugal :)
Plantei uma coroa de abacaxi há 3 anos. Actualmente e para grande espanto meu tem um fruto. Depois de ler este post fui verificar se tinha os tais brotos/mudas por baixo do fruto mas não tem. No entanto a coroa que plantei inicialmente, ao rebentar deu de lado e junto ao solo duas mudas!
Mas as minhas questões são as seguintes: cada planta so da um fruto? Uma vez que a planta que actualmente tem fruto não tem as tais mudas, o que faço com ela depois de cortar o abacaxi? Deixo-a ficar ou arranco-a?
Obrigado pela informação dispensada.
Fico a aguardar a resposta :)

Relsing disse...

Abacaxi só da uma fruta por pé,seriam uma boa corta,mas no seu caso não,já que nasceram mudas laterais(rebentão)que deve estar intimamente ligado ao pé matriz.caso não esteja tocando no chão da pra tira-lo e planta-lo onde quiser.obrigado por participar..

maiores duvidas,grupo no face (intervenção verde)

Lucas disse...

Bom, tenho duas perguntas, como o quintal daqui de casa é cimentado, estava pensando em plantar num vaso, qual tipo de abacaxi é mais indicado para esse tipo de cultivo? E já pensando no futuro, quando ele der fruto, replanto as mudas no mesmo vaso ou precisarei de outro?

Muito bom o seu post.

Lucas disse...

Outra dúvida, qual o tamanho (profundidade e diâmetro) ideal do vaso para plantar?

Unknown disse...

Por quanto tempo posso deixar a muda guardada?

Unknown disse...

Por quanto tempo posso deixar a muda guardada?

Unknown disse...

Por quanto tempo posso deixar a muda guardada?

LBUD! disse...

Olá, tenho 5 pés de abacaxi no vaso
Já faz 6 anos e nada de fruta
Só cresce, elas pegam sol e nao regro muito porque eles gostam de terra seca, eu acho.
Grata pelas explicações.

LBUD! disse...

Olá, tenho 5 pés de abacaxi no vaso
Já faz 6 anos e nada de fruta
Só cresce, elas pegam sol e nao regro muito porque eles gostam de terra seca, eu acho.
Grata pelas explicações.

rodrigo de souza pimentel disse...

Boa tarde tenho um pé no meu jardim a dois anos e agora ele saiu uma fruta, pode ser comestivel pq era da coroa de cima pode comer?

rodrigo de souza pimentel disse...

Boa tarde tenho um pé no meu jardim a dois anos e agora ele saiu uma fruta, pode ser comestivel pq era da coroa de cima pode comer?

Unknown disse...

De quanto em quanto tempo tenho que regar?

Unknown disse...

De quanto em quanto tempo tenho que regar?

Anônimo disse...

Adorei suas dicas , estou com duas coroas de abacaxis, para plantar e vc me tirou varias dúvida , vai demorar mas acho que vai dar certo kkkk , se fosse tâmaras eu desistiria kk

vini felix disse...

Se eu platar a coroa e ela dar frutos eu posso usar a muda ????

saúde corpo e mente disse...

Boa tarde! Acho que seu Blog está abandonado. Não tem nenhuma postagem desse ano. E todos os comentários seguem sem resposta. Eu cultivei um abacaxizeiro, enraizei a coroa. Com 1 ano ele brotou, já está com uns 15 cm, eu vi que em uma das suas fotos, ele está escorado. É a minha indagação, preciso escorar para não quebrar o talo, ou a natureza se encarrega disso. Temo, ele crescer, ficar pesado e cair. Obrigada!

Unknown disse...

Perfeito!!!
Gostei muito... Agora posso fazer aqui em casa.

luis ARmando disse...

Plantei coroas junto a pés que estão com fruto ha 2 meses e elas ja estão dando... a coroa (que usei como muda) nem chegou a crescer muito e o fruto surgiu. Será que vão crescer?

Unknown disse...

Talvez seja isso... Eles se dão bem em terra seca, mas amam água.. não enxarcar... Eu rego os meus no jardim duas vezes por dia pq moro no nordeste... Aduba os seus com npk e não deixa a terra seca... Cuidado ao usar npk pra não queimar a planta... Uma colher de chá em cada vaso sem encostar nas folhas, rega em seguida e põe outra vez após 45-60 dias... Espero ajudar!

Unknown disse...

Tivemos sorte
Em 1 ano e pouco nasceu o abacaxi e ficou bem amarelo regamos normalmente como as outras plantas e árvores frutiferas que temos , jabuticaba , laranja limão Luxia e Roma .... da trabalho gente cuidar mas vale a curtição
Hoje iremos provar 29/1/17 aí posto de novo :-)

Unknown disse...

eu preciso de algumas mudas d abacaxi sera q alguem tem para me vender?contato 31 986052847

Unknown disse...

Da um belo abacaxi num vaso de 15 litros?

Unknown disse...

Dois em dois dias com bastante água

Relsing disse...

Pessoal o blog parou a um tempo,duvidas aqui...
https://www.instagram.com/p6cado/

Walter disse...

Eu retiro as primeiras folhas localizadas na base da muda que cobrem as futuras raizes, assim ela enraiza mais rápido e consequentemente cresce mais rápido...

Unknown disse...

Meus pes de abacaxi estao com as folhas moles e amarelas, o que faço? Obrigada

Um encontro com Deus disse...

Gostaria de saber o que posso fazer com o pé de abacaxi depois que ja colhi os frutos ,ele vai dar mais fruto ou não serve mais pra nada ?

Instituto do Comportamento disse...

Bom dia. Depois que deu abacaxi o que faço com p pé de abacaxi que está lindo? E quando no pé antigo brotou outro lindo pé eu corto as artes antigas dele? Obrigada Rosângela

Unknown disse...

Bom dia! O pé de abacaxi só floresce uma vez. Então após colher o abacaxi vc pode arrancar o pé. Ao redor da fruta nascerão uns brotos, vc colhe a fruta e planta todos os brotos para obter abacaxis novos.

ELIZEU CALISTO TENHO DITO disse...

BOM DIA, GOSTARIA DE SABER Á QUANTIDADE CERTA DE ÁGUA NO PÉ DE ABACAXI, PLANTEI UM FAZ UM MÊS.

Unknown disse...

Tenho vários abacaxis em vasos mas as folhas estão a ficar amarelas, será alguma doença?

Junior disse...

Plantei um pé de abacaxi através da coroa, e depois de muita paciência e 3 anos ela deu fruto, (estou até com dó de comer) , porém não saiu nenhum broto. O fruto já está bem maduro mas não sei se colho ou se espero sair broto.
Você pode me ajudar por favor. 🙏🙏🙏

Unknown disse...

Muito obrigada.