quarta-feira, 27 de julho de 2011

Árvore mais antiga do mundo,ainda viva

Foi descoberto na Suécia a árvore mais antiga do mundo,ainda viva,os cientistas da Universidade de Umeã encontraram no noroeste do pais(Parque Nacional de Fulufjället na província de Dalarna).
A árvore é um pinheiro da especie Picea abis bem comum em toda a Europa,largamente plantado em jardins,esse mesmo tipo de pinheiro é usado na fabricação do conhecidíssimo violino da marca Stradivarius.

O método usado na datação da árvore foi o carbono 14.a datação em alguns galhos e troncos,mostraram idades de 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos.
Outras madeiras fosseis também foram encontrada o que não descarta o descobrimento de mais árvores tão antiga quanto essa.
A longevidade do pinheiro se deve a sua dupla capacidade de se "clonar" e de se adaptar a mudanças drásticas no clima.

Acredita-se que essa árvore "surgiu" logo após o desaparecimento do manto de gelo da última era glacial.
De suas raízes nascem novos talos e troncos como um arbusto encolhido sobre ele mesmo,explicando assim a sua longevidade..

Acredito que ainda serão descoberto muitas árvores similares,já que tem muitas floresta e partes do planeta ainda não tão exploradas detalhadamente pelo homem.
Nos EUA tem também uma árvore antiga,parecida com essa,mas não tão antiga,sua real localização é mantida em segredo.
Se na Europa que foi largamente povoado durante séculos conseguiram fazer uma descoberta dessa,imagina nas partes inexploradas da floresta amazônica.

Fonte;
Texto de AJS(Devorador do Pecado)
baseado em kullmantreeline

Nenhum comentário: