quinta-feira, 14 de julho de 2011

As diferentes tonalidades básicas dos olhos

AzulOlhos azuis são mais comuns na Europa Central e do Norte e, em menor grau no Sul da Europa e também na América do Norte,eles também são encontrados em parte da África do Norte.Ásia Ocidental e Sul da Ásia, em especial as regiões setentrionais.
São encontrados principalmente em pessoas de origem norte-européia, centro-européia, norte do leste europeu e países bálticos. Sul-asiáticos também podem ter olhos azuis, mas é muito raro.
Os Países Nórdicos têm o maior percentual de pessoas com olhos azuis.
Vários bebês com olhos claros têm olhos azuis, porém seus olhos escurecem conforme os anos (devido ao aumento da produção de melanina pelo corpo), ou mudam de cor.
Olhos azuis podem se tornar castanhos pela medicação a longo prazo de Latanoprost (também conhecido como Xalatan), que, como efeito colateral, causa o escurecimento da cor dos olhos.

CastanhoA grande maioria da população mundial têm olhos escuros, variando desde o castanho claro até pretos. Olhos castanhos claros estão presentes em muitas pessoas, mas numa menor extensão.
Olhos marrons muito claros são mais comuns em pessoas com a pele mais morena, como descendentes de árabes. A maior parte dos habitantes da África, Ásia, e das Américas têm olhos castanhos.
Olhos castanhos também são encontrados na Europa, Oceania e América do Norte.
Olhos castanhos também podem ser obtidos pela medicação à longo prazo de Latanoprost , como efeito colateral, causando o escurecimento da cor dos olhos.
Pessoas com olhos marrons muito escuros podem parecer ter olhos pretos em ausência de luz forte, ou até mesmo à exposição de luz. Isso é muito comum em pessoas de origem Africana, Asiática, nativos americanos e em descendentes de povos árabes. Porém não existem olhos com a íris absolutamente preta, mas uma íris preta/castanho.

CinzaOlhos cinzas são uma variação dos olhos azuis (sempre mais claros, possuindo menos melanina).
Há uma grande variedade de sombras cinzas, do quase branco (cinza claro) ao escuro.
Como também visto em outras cores, olhos cinzas também parecem mudar de cor dependendo das cores que o cercam. Visualmente, eles aparentam variar de cor entre os tons de azul, verde e cinza, dependendo da iluminação e das cores do ambiente.
Eles são mais comuns na Rússia européia, em países Bálticos e na Finlândia.

VerdeÉ a cor mais rara de olhos, apenas cerca de 1-2% da população mundial possui olhos verdes.
Olhos verdes são mais freqüentemente encontrados em pessoas de origem Celta, Germânica, e Eslava. Húngaros têm o maior percentual de olhos verdes entre todas as populações, cerca de 20%. Olhos verdes também são encontrados, apesar de que em proporções baixas, em populações do Oriente Médio ao centro e sul da Ásia.
E eles são tão comuns entre os Pashtuns que no Paquistão, Pashtuns são freqüentemente chamados "Hare Ankheian Vaale": o povo dos olhos verdes.
Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis e cinzas.

VermelhoOs olhos das pessoas com formas graves de albinismo pode aparecer vermelho sob certas condições de iluminação devido às quantidades extremamente baixas de melanina, permitindo que os vasos sanguíneos penetrem completamente na íris.
Além disso, a fotografia com flash pode, às vezes causa um "efeito de olhos vermelhos", em que a luz brilhante do flash reflete na parte de trás do globo ocular, que é abundante vascular, fazendo com que a íris apareça vermelha na foto.

VioletaOlhos de cor violeta são extremamente raros, e são uma variação dos olhos azuis.acredita-se que são causados por tão pouca pigmentação nos olhos que os vasos sangüíneos vermelhos o permeiam, causando uma coloração violeta da íris.
A atriz Elizabeth Taylor era um bom exemplo deste tipo de olhos.

Fonte;
Wikipédia

As cores de algumas imagens podem não esta 100%original, porque foi conseguidas na web.

2 comentários:

Unknown disse...

Olhos castanho esverdeados fazem parte dos verdes ou castanho?

Anônimo disse...

Esse olho que vc está falando é o olho Avelã é uma cor de mistura entre o Olho castanho e o verde. Existe também o olho Âmbar ou olho cor de mel que é um castanho amarelado, é mais comum no oriente Médio. Já o Avelã é bastante encontrado no Brasil.