domingo, 25 de setembro de 2011

Chegou a hora dos palestinos serem livres

“Em um momento em que o povo árabe afirma sua luta pela democracia na chamada Primavera Árabe, chegou a hora também da primavera palestina, a hora para a independência”, declarou Abbas, pouco depois de ter entregue, formalmente, ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, um pedido pela adesão palestina como membro pleno do organismo.
Abbas afirmou que o reconhecimento internacional de um Estado palestino “seria a maior contribuição para a paz” no Oriente Médio.
O pedido de reconhecimento será analisado pelo Conselho de Segurança da ONU, onde deve enfrentar resistência dos EUA, que têm poder de veto.
Os palestinos pedem a delimitação de seu Estado a partir das fronteiras de 1967, que incluem a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental – territórios ocupados por Israel, que rechaça veementemente a decisão palestina.
O governo israelense alega que a reivindicação palestina, ao ser levada para a ONU, aumenta as tensões bilaterais e não resolve as disputas pendentes entre os dois lados.(Na primeira figura a divisão feita pela ONU em 1947,a parte verde é área controlada pelos palestinos que cada vez diminuir mais.)
Em seu discurso, Abbas disse que seu pleito na ONU tem como objetivo dar “legitimidade” às negociações, atualmente emperradas.
Abbas citou diversas vezes um dos principais impasses dos diálogos: os assentamentos israelenses em território reivindicado pelos palestinos. Vistos como legítimos por Israel, os assentamentos não são reconhecidos pela lei internacional.
“Os assentamentos são o âmago da política colonialista e a causa primária do colapso do processo de paz”, disse o presidente palestino, aplaudido diversas vezes durante sua fala.
O discurso foi transmitido em cidades da Cisjordânia, num momento em que os palestinos vêm intensificando os esforços diplomáticos para obter o reconhecimento da ONU e o reconhecimento individual dos países (incluindo o do Brasil, concedido formalmente ainda durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva).
“Nosso povo espera a resposta do mundo”, declarou Abbas, dizendo que há uma divisão entre os que acham a população palestina “dispensável” e “os que acham que está faltando um Estado no Oriente Médio”.

OBS;
O presidente americano, Barack Obama, disse que vai vetar Estado palestino
"não há atalhos" para a paz no Oriente Médio.

Fonte;
BBC Brasil

Nenhum comentário: