terça-feira, 6 de setembro de 2011

Arqueólogos descobrem escola de gladiadores

Arqueólogos anunciaram nesta segunda-feira a descoberta na Áustria de uma escola de treinamento de gladiadores que se encontra em bom estado de conservação.

As ruínas se encontram enterradas debaixo do local conhecido como parque arqueológico de Carnuntum, a aproximadamente 45 km a leste de Viena. Esse complexo foi uma cidade no passado, onde viveram 50 mil pessoas, cerca de 1.700 anos atrás.

Carnuntum tem sido escavado desde 1870, mas somente 1% da cidade é conhecida. A localização da escola de gladiadores só se tornou possível com o uso de radares, que indicaram uma área branca abaixo do solo.Segundo os descobridores, o local se equipara a Ludus Magnus, que foi a maior escola de treinamento de gladiadores romanos.

As escavações ainda não têm data para começarem, já que os especialistas querem conservar o máximo possível da estrutura antiga e, para isso, precisam de um plano detalhado de trabalho.

Uma escola de gladiadores era uma mistura de quartel e prisão onde prisioneiros de guerra, escravos e criminosos condenados formavam grupos de lutadores, explicou em um comunicado a Roemisch-Germanisches Zentralmuseum, uma das instituições que participa das escavações.

"Se eles fossem bem-sucedidos, tinham a chance de obter uma condição de 'superstar', o que poderia levar à liberdade deles", comentou o diretor de Carnuntum, Franz Humer.
A escola contém cerca de 40 celas estreitas, que eram usadas como dormitório pelos lutadores; uma área de banho; um local de treino e prédios administrativos.

Há ainda um pequeno estádio rodeado por cadeiras de madeira e uma espécie de ala para o treinador-chefe dos gladiadores.

Os radares também indicam que o lugar possui um cemitério, provavelmente para os que foram mortos durante os treinamentos.

Fonte;
Folha.com

Um comentário:

Paulo Sergio Paz disse...

otima descoberta, queria ter vivido nesta epoca, matar e morrer na arena, devia ser otimo, pra quem vive é claro rs.
Um abraco.

http://paulosergioembuscadotempoperdido.blogspot.com/