terça-feira, 19 de março de 2013

Fiorde Sognefjord


O Sognefjord ou Sognefjorden é o maior fiorde da Noruega , e o terceiro no mundo. Localizado em Sogn og Fjordane , estende-se 205 quilômetros (127 milhas) do interior para a pequena vila de Skjolden . O fiorde atinge uma profundidade máxima de 1.308 metros (4.291 pés) abaixo do nível do mar, e as maiores profundidades são encontradas nas partes interiores do fiorde.


Perto de sua boca, o fundo sobe abruptamente para um patamar de cerca de 100 metros (330 pés) abaixo do nível do mar. A largura média do ramo principal do Sognefjord é de cerca de 4,5 km . Penhascos ao redor do fiorde sobe quase a alturas de 1.000 metros (3.300 pés).


A extremidade interior do Sognefjord está localizada ao sudeste de uma cadeia de montanhas subindo para cerca de 2.000 metros (6.600 pés)O braço mais interno do Sognefjord é chamado o Lustrafjord . Ao final, há a aldeia de Skjolden , que é um acesso a Jotunheimen National Park . Em épocas anteriores, o transporte para o interior e vice-versa era feito por barco a partir de Bergen para Skjolden e de lá em uma estrada simples sobre o planalto.


Barcos conectar assentamentos ao longo do fiorde . Cidades no fiorde e seus ramos incluem Høyanger , Vik , Sogndal , Lærdal , Årdal , Gaupne , Balestrand , Gudvangen , e Flåm . Gudvangen está situado junto ao Nærøyfjord , um ramo do Sognefjord particularmente notável por sua natureza intocada e cenário dramático, e apenas 300 metros (980 pés) de diâmetro no seu ponto mais estreito.


Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: