quinta-feira, 23 de junho de 2011

Encontrado espécie considerada 'perdida' de morcego

Uma bióloga da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, descobriu nas ilhas Scilly, a oeste do País de Gales, uma espécie de morcego considerada "perdida". Fiona Mathews encontrou um exemplar do morcego-pipistrela, uma fêmea grávida.
A primeira da espécie encontrada na ilha nos últimos 40 anos. "Ficamos surpresos e felizes ao encontrar este morcego marrom de orelhas compridas, e particularmente animados com o fato de que é uma fêmea esperando um filhote, pois sugere que existe uma colônia se reproduzindo".
Morcegos da espécia tinham sido vistos pela última vez nas ilhas Scilly na década de 60. Conhecidos também como "morcegos sussurrantes", estes animais usam suas orelhas longas para captar sons de lagartas e outros insetos dos quais se alimentam. Devido ao fato de voarem apenas quando está muito escuro, e de os sons que emitem serem baixos demais para serem captados por aparelhos, estes morcegos são praticamente impossíveis de serem detectados por métodos tradicionais de pesquisa. E a espécie vive em áreas de florestas, que são escassas nas ilhas Scilly.
Mathews conta que a fêmea foi encontrada em um "velho pinheiro Monterey, plantado na costa para proteção contra o vento, e se alimentando em uma longa avenida de olmos". "Agora que sabemos que os morcegos estão lá, organizações conservacionistas locais podem começar a melhorar o habitat para eles".Ela afirma que será preciso adotar medidas como o plantio de árvores que atraiam insetos noturnos e a restrição da iluminação em algumas áreas das ilhas.
Segundo Mathews, as autoridades das ilhas precisam fornecer locais apropriados para reprodução dos animais. "Pelo fato de não construírem ninhos, as mães precisam encontrar lugares que vão manter seus filhotes quentes durante a noite, enquanto os adultos vão se alimentar. Eles podem usar sótãos (em casas) ou caixas, além de buracos em árvores."
A bióloga lembra que a última colônia destes morcegos desapareceu devido à intervenção humana em seu habitat. "A última colônia conhecida nas ilhas Scilly desapareceu quando o local onde eles ficavam, em um prédio, desapareceu e agora nós temos uma chance de reverter o destino (dos morcegos)".

Fonte;
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5201887-EI8145,00-Cientista+britanica+descobre+especie+perdida+de+morcego.html

Nenhum comentário: