quinta-feira, 30 de junho de 2011

o Milagre dos Andes (13 de outubro de 1972)

Em 12 de outubro de 1972 o avião Fairchild Hiller FH-227 pertencente à Força Aérea do Uruguai deixou o Aeroporto Internacional de Carrasco carregando a equipe de rugby do clube de ex-alunos do Colégio Stella Maris , em Montevidéu , para jogar uma partida contra o Antigo meninos de Santiago(Chile).
O mau tempo obrigou a parar no aeroporto da Plumerillo na cidade de Mendoza na Argentina , onde passaram a noite.
No dia seguinte,o mau tempo permaneceu, mas devido à urgência da viagem esperaram somente até a tarde, quando acalmou um pouco as condições de tempestade.
O vôo continuou na tarde de 13 outubro, O caminho a seguir era via Paso del Planchon entre as cidades de Malargue ( Argentina ) e Curicó ( Chile ).
Devido a um fatal erro de navegação do tenente Ramon Saul Martinez, o piloto informou aos controladores de tráfego aéreo em Santiago que estava no Paso del Planchon em Curico , quando na verdade eles estavam mais ao norte, perto do morro Sosneado e Tinguiririca vulcão na província de San Fernando , Chile. Este erro de mais de 100 km ainda mais dificultado os esforços de resgate.
No momento do início do acidente, a Fairchild era cerca de 6.000 m de altitude , de modo que sobrevoou a Cordilheira dos Andes, mas que estava passando por um ponto de rota intermediária um corredor aéreo.
O avião começou a descer desde o nevoeiro de uma tempestade em desenvolvimento. Enquanto ele ainda estava nas montanhas, o piloto acreditava, devido a um outro erro de navegação, que já havia passado a serra, sendo que mal tinha atravessado a primeira roda de picos de alta, então se virou para o norte.Logo depois, muitos passageiros perceberam que a asa do avião estava perto da montanha. Duvidava que isso era normal.
A Fairchild ainda abrandou e entrou em uma caixa longa de alta falésia no meio de uma nuvem enevoada. De repente, o nevoeiro se abriu, enquanto os pilotos viram o avião estava em rota de colisão frontal com o fim da gaveta fechada por uma alta falésia , o Seler Cerro .
A aeronave tomou uma alta com extraordinário esforço físico do comandante Lagurara salvo por um par de metros, mas bateu a linha na borda do penhasco em um pico,
situada entre o morro Sosneado e vulcão Tinguiririca perto da fronteira entre Argentina e Chile , mas do lado argentino.
A unidade atingiu uma segunda vez um cume do pico a 4.200 metros , perdendo a asa direita, foi jogado para trás com tanta força que cortou a cauda do avião na altura da janela do n º 8 de 10 para a próxima porta ao lado de estibordo . Para soltar o rabo com o estabilizador vertical , deixado em aberto por trás dele dentro na parte traseira da fuselagem . Esse distanciamento deixou pelo menos duas fileiras de assentos e no impacto com a montanha, cinco pessoas foram mortas instantaneamente.
Quando o avião atingiu a terceira vez em um segundo pico, perdeu a asa esquerda,deixando o avião como um projetil que saiu deslizando na encosta íngreme até parar a 4km em um banco de neve.
Das 45 pessoas no avião, treze morreram no acidente ou pouco depois (incluindo 4 de 5 membros da tripulação), quatro morreram na manhã seguinte e mais um no oitavo dia.Os 27 restantes enfrentam as duras condições ambientais (-25 a -42 ° C )Durante vários dias as partes de resgate tentaram localizar os destroços, sem sucesso. Até mesmo alguns aviões estavam próximos, mas muito alto.
Muitos dos sobreviventes havia sofrido várias lesões,apesar das condições e do grau de fraqueza e letargia, os sobreviventes liderados pelo estudante de medicina , Roberto Canessa , que propôs soluções para todos os itens fabricados e ferramentas, além de dispositivos, tais como fotos, luvas (com assentos liners avião, que caiu facilmente), botas (com as almofadas do mesmo) para evitar afundar na neve que deseja mover, e óculos (com plástico colorido) para suportar o frio ea neve brilho.
A maioria dos sobreviventes dormiam com um par de calças, três ou quatro suéteres, três pares de meias, e alguns coberta a cabeça com uma camisa para manter a respiração. Para evitar a hipotermia em noites mais frias, havia massagens para estimular a circulação e tentando manter a temperatura do corpo em contato uns com os outros.A busca foi suspenso oito dias após o acidente. No décimo primeiro dia nas montanhas dos sobreviventes ouviram no rádio alimentado por baterias, com consternação que as buscas haviam sido abandonadas.

Na noite de 29 de outubro a 16 dias e da queda, uma nova tragédia pairava sobre o resto do avião à noite a cerca de 23:00 uma avalanche deslizou para baixo e enterrou os restos mortais de Fairchild FH -227D , entrando pelo buraco na parte de trás, varrendo o muro provisório e enterrar aqueles que dormiram nele, exceto um jovem, Roy Harley, que começaram a cavar desesperadamente para quem estava sob a neve. Apesar das tentativas de resgate desesperado por seus companheiros, oito pessoas morreram asfixidas sob a neve.
Em meados de novembro morreram mais dois devido à infecção de suas feridas, gangrena.
Em 11 de dezembro mais um.O único alimento disponível para os sobreviventes. Embora nos dias seguintes ao acidente racionaram os alimentos disponíveis,que logo se revelou insuficiente.
O grupo sobreviveu por 72 dias e para não morrer de fome foi decidido se alimentar da carne de seus companheiros mortos que foram enterrados fora da fuselagem.
Não foi uma decisão fácil, e alguns rejeitou inicialmente, mas logo provou ser a única esperança de sobrevivência.
AS REGRAS;não era para uso como alimento algum parente próximo, nem uma mulheres.

No início, eles queriam usar o rádio cockpit para pedir ajuda, mas não tinha energia, porque a bateria estava na linha de pensamento que tinha visto dois km acima. Vários dos sobreviventes tentaram localizar a cauda do avião que havia sido extraído após o primeiro impacto, na esperança de recuperar as baterias que estavam naquela parte do avião. Quando finalmente chegaram a cauda do avião viram que as baterias eram muito pesadas (cerca de 23 kg cada) para o transporte para a fuselagem, então eles decidiram remover o rádio o táxi e levá-la até a cauda, ​​a bateria estava em boas condições. Também encontrado em algumas bolsas, chocolates e licores.
Apesar de todos os seus esforços não conseguiu comunicar com o exterior porque um curto-circuito causado no acidente, ​​também encontraram os corpos de dois passageiros ainda enterrados e ligados aos seus lugares de cintos de segurança.

No início de Dezembro de 1972, o degelo expôs novamente a fuselagem e os sobreviventes foram capazes de aproveitar os dias ensolarados, banhada pelo sol quente. Os sobreviventes finalmente viram que a sua única esperança era ir para a ajuda. Em 12 de dezembro de 1972 , Nando Parrado , Roberto Canessa e Antonio Vizintín ir em busca de ajuda.
Acreditando em todas as vezes que já estavam em território chileno, tomou a decisão errada de caminhar em direção a oeste.
Se tivesse ido para os pampas argentinos, o esforço teria sido muito menor, pois o terreno desce rapidamente em direção ao leste, fazendo a primeira chegada de cabras e criadores de ovelhas em uma viagem muito mais limitado e acessível.Dez dias depois de sair dos destroços, e de ter andado cerca de 55 km sobre a região de Curicó sopé.
As carnes que carregavam começou a decompor-se rapidamente devido ao aumento significativo da temperatura.
Ao amanhecer do dia seguinte,um agricultor chileno ver uma mensagem;

Eu venho de um avião que caiu nas montanhas. Eu sou uruguaio. 10 dias atrás, que estamos caminhando. Tenho um amigo ferido para cima. O avião deixou 14 pessoas feridas. Temos que sair daqui rapidamente e não sei como. Não temos comida. Nós somos fracos. Quando é que vão olhar para cima? Por favor, não podemos andar. Onde estamos? "
O tropeiro Sergio Catalão , entender a mensagem, ele joga um pouco de pão e vai pegar a Ponte Preta por Carabineros de Chile com a carga Courbis capitão, é o mais próximo (para 10 horas de operação) e dá a notícia. Depois disso, uma patrulha de polícia é direcionada para o setor e prestar assistência.

Naquele dia 22 de dezembro, os pilotos chilenos Carlos Garcia, Jorge Mario Avila Massa e estavam se preparando para voar um DC-6 para Punta Arenas incrédulos em seguida, recebeu a notícia de que tinha aparecido sobreviventes perdidos do avião uruguaio por mais de dois meses nas montanhas.

Uma vez que a visão do local do acidente, os pilotos chilenos percebeu que o resgate seria muito difícil por causa da inclinação, enquanto que os 14 sobreviventes para saltar e gritar de alegria eufórica.
O resgate foi feito em duas vezes porque a aeronave não conseguia suporta o peso de todos.Depois de ser resgatado por helicópteros são todos mudou-se para Santiago para ser atendido por médicos. Equipes de resgate contou 11 corpos desmembrados, eo outro como backup.

Fonte;
http://es.wikipedia.org/wiki/Vuelo_571_de_la_Fuerza_Aérea_Uruguaya

Nenhum comentário: