quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Descoberto primeiro Conto de Andersen

Especialistas dinamarqueses acreditam ter encontrado o primeiro conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen (1805-1875).
Intitulado "Tællelyset" (A vela de sebo), o manuscrito de tinta escrito foi encontrado por Brage historiador local Esben no fundo de uma caixa de arquivo. Brage fez a descoberta em outubro no arquivo histórico da ilha de Funen, onde o autor dinamarquês nasceu.
Dois meses mais tarde, os historiadores confirmou que o manuscrito de seis páginas foi realmente escrito por Andersen. O documento foi escrito em  meados de 1820, quando o escritor estava em sua adolescência.

"Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele foi escrito por Andersen," Ejnar Stig Askgaard da Cidade Odense disse ao diário dinamarquês Politiken.
A primeira página do documento lê "a Senhora Bunkeflod de seu devotado HC Andersen."

Viúva de um vigário, Mme. Bunkeflod viveu oposto casa de Andersen durante sua  infância.
Historiadores sabem que o escritor a visitou muitas vezes quando era uma criança, emprestando seus livros.
"O conto de fadas foi um presente. Um presente de agradecimento a uma mulher cuja casa tinha sido muito importante para ele ", disse Askgaard.
A família Bunkeflod então enviou o manuscrito a outra  pessoa, a família da ameixa, em cujos arquivos a história foi encontrada. A dedicatória escrita no documento mais tarde, em tinta azul lê-se: "Para P Plum de sua Bunkeflod amiga."
Especialistas acreditam que o documento cuidadosamente escrito, é provável  cópia de um manuscrito original que já foi perdido.
A história é sobre uma vela de sebo negligenciado e suja que encontra a felicidade quando uma caixa de estopa vê a sua beleza interior e luzes .

 "A vela de sebo tinha encontrado seu lugar certo na vida  e mostrou que era uma vela real, e passou a brilhar por muitos anos, agradando a si mesmo e as outras criações em sua volta",escreveu  Andersen .
Embora o conto não é ao nível das últimas obras de Andersen, é a descoberta mais importante desde a década de 1920, quando as memórias do escritor foram descobertos na Biblioteca Real.
"Esta é uma descoberta sensacional. Em parte porque ele deve ser visto como conto de fadas de Andersen (um dos primeiros), e em parte porque mostra que ele estava interessado no conto de fadas como um homem jovem, antes de sua carreira como escritor, "Askgaard disse.

Primeiros contos de fadas de Andersen foram publicados em 1835. Ele  escreveu cerca de 160 histórias, incluindo clássicos como O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Imperador entre outros que foram traduzidos em mais de 100 línguas.

Fonte
discovery

Nenhum comentário: