quarta-feira, 19 de março de 2014

Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala


O muriqui é o maior macaco das Américas. Os adultos chegam a medir um metro de altura. Apesar do tamanho, eles andam com facilidade no topo da mata.
Eles aproveitam os cipós e os troncos mais finos para passar de uma árvore para outra e sempre usam o rabo como apoio extra. Seja para carregar os filhotes nas costas, para comer folhas e frutinhas e até pra dormir. “Eles usam a cauda, o quinto membro mesmo. É muito raro um cair”, garante Rogério dos Santos, técnico em meio ambiente.

Os muriquis estão na lista dos 25 primatas mais ameaçados em todo mundo. Os pesquisadores estimam que quando Cabral chegou havia mais de um milhão deles no brasil.
Sobraram pouco mais de dois mil. De cada cinco sobreviventes, um vive na fazenda Montes Claros, em Caratinga, Minas Gerais.
Tatiane passa nove horas por dia na mata anotando detalhadamente tudo que os animais fazem. “Todos tem identidade, conhecemos cada um por seu nome. Eles são muito amorosos mesmo. Estão sempre se abraçando. Em um momento de stress se abraçam, em um momento de medo. Filhos adultos encontrando sua mãe e se abraçam. Isso é muito legal”, conta Tatiane Cardoso, bióloga.


A reserva particular foi criada por Feliciano Miguel Abdala. Há 67 anos ele comprou a fazenda de um amigo, mas só depois de fazer um juramento solene. “Em 1944, sentou seu Feliciano e seu Bentinho de Abreu. Seu bentinho virou para o seu Feliciano e falou: estou te vendendo a fazenda, mas preserva a mata e preserva os macacos. Seu Feliciano jurou preservar e preservou”, conta Antônio Bragança, gerente de campo da reserva Ambiental Feliciano Abdala.

Seu Feliciano teve de enfrentar madeireiros e caçadores, à bala. Mas manteve a promessa. “Eu resisti a ofertas muito importantes das siderúrgicas a respeito do carvão”, disse ele em uma entrevista dada em 1992.
Mais de 950 hectares da fazenda ainda são de mata virgem. Seu Feliciano morreu na virada do século XX, aos 92 anos de idade.
Algumas semanas depois, um jequitibá centenário, a maior arvore da floresta, desabou sem explicação. O tronco da árvore tem 40 metros de comprimento e virou uma espécie de passarela.


Uma ponte que está sendo toda tomada por mais vegetação. Quando o homem não interfere a natureza se regenera com força.
Os filhos do seu Feliciano decidiram manter o juramento do pai. “Isso aqui toda vida foi orgulho de meu pai. Assim que ele morreu fizemos uma reserva particular natural. Se depender da família, a mata é intocável”, diz Roberto Abdala, filho de seu Feliciano.
Há 33 anos, os primeiros cientistas descobriram a fazenda. Pouco depois eles ganharam de seu Feliciano uma casa para trabalhar e se abrigar. Com isso, a população de macacos multiplicou por cinco. Hoje são 320 animais. A maior concentração de muriquis do planeta.

“A população está crescendo e crescendo muito e a reserva não cresceu. Qual a capacidade disso aqui, de suportar esse crescimento?”, questiona a bióloga.
Há cinco anos a ONG Preserve Muriqui batalha em busca de uma saída. Os biólogos prepararam 200 mil mudas de cedro, jatobá e outras árvores nativas da Mata Atlântica, orientaram os vizinhos a reflorestar os topos de morro para revitalizar as nascentes de água e ensinaram a produzir mais, usando uma área menor.
“Hoje temos 43 proprietários que são nossos fiscais. Tudo que acontece em torno da reserva, eles são fiscais. Hoje falamos com orgulho que não precisamos de guarda em torno da reserva. Nós temos os proprietários que são os guardiões da mata”, revela Antônio Bragança.


Com a orientação da ONG, seu Jardyr Silva aumentou a produção de leite e não vê a hora de receber na fazenda os vizinhos ilustres. “Nós estamos fazendo a casa dele. A porteira está aberta. Nós estamos fazendo é a casa dele aqui”, diz o vizinho da Reserva.

Eu estava pesquisando,sobre o sonho da minha vida,que é "ter"uma Reserva Ambiental Particular.(principais pontos,como o que é preciso).
Nesse sonho/Reserva o governo e a especulação imobiliária manteria seus tentáculos bem longe!
Não vou detalhar aqui como seria essa "legislação" de conduta na Reserva,porque como mesmo falei ainda é um sonho.
A parte boa é que acabei "esbarrando"nessa ótima reportagem,sobre o plano de vida que eu queria para mim.

Fonte
Jornal Hoje
www.conservation.org.br
Descubra Minas

Nenhum comentário: