terça-feira, 18 de março de 2014

Rede Globo,consegue na justiça, proibir o UOL de falar sobre o BBB

Não coloquei essa postagem no blog,por causa  do programa BBB em si,que é de gosto MUITO duvidoso e não acrescenta em nada para a sociedade.
Coloquei pelo inacreditável fato de uma emissora de TV, conseguir legalmente impor uma censura a outro veiculo de comunicação,que gostando do assunto ou não,o carro chefe é informar.
A Globo teve,tem fortes laços com a Ditadura Militar,do qual eu achava que tinham ficado para trás,mas essa censura mostrou quão forte é esse braço até hoje.
Quanto tempo mais, para essa emissora tentar voos mais "altos" e proibir alguns termos em outras emissoras?(Olimpíadas,Copa do Mundo,Brasileiro de Futebol)
Por mais desagradável que seja tais assuntos(alguns programas lixos),censura nos dias de hoje é inadmissível.


O UOL está proibido de cobrir o "Big Brother Brasil 14". O veto foi determinado pela 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que acatou pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato do reality show.

Segundo liminar da Justiça do Rio, o UOL deve se abster da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora". O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100.000,00.

A decisão impacta ainda a cobertura do "BBB14" feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa ("Blog da Morango", "Críticas do Mauricio Stycer" e "O Brasil Está Vendo") deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter. O programa da TV UOL "Segunda Tela" está suspenso. O UOL também está obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do "BBB".
Em nenhum momento o UOL foi procurado pela Justiça sobre o conteúdo da cobertura do "BBB".

Caso inédito A censura ao "BBB" não tem precedente na história do UOL. Há 14 anos, o portal oferece a mais completa e independente cobertura do "Big Brother Brasil", à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão, tais como a "Casa dos Artistas", do SBT, e "A Fazenda", da TV Record.

A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na internet brasileira. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.

Movido pela sua confiança na Justiça e acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, o UOL tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão. Até lá, o internauta do UOL pode acompanhar a cobertura do "BBB14" na Folha e nos parceiros "Notícias da TV", "Na Telinha", "Vírgula" e "Caras".

FONTE
UOL

Nenhum comentário: