segunda-feira, 24 de março de 2014

Brasileiro Roger Mello vence o Nobel de Literatura de 2014


O prêmio Hans Christian Andersen é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People(IBBY) (filiada à UNESCO) para escritores e ilustradores  vivos.
Seu nome homenageia o poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen e consiste de uma medalha de ouro entregada pela rainha da Dinamarca Margarida II da Dinamarca, patrona do prêmio.
É considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil e foi atribuído pela primeira vez em 1956.

Na edição de 2014, o  brasileiro Roger Mello ganhou na categoria ilustrador, ele ja tinham estado entre os finalistas em 2010.na categoria escritores quem ganhou foi a japonesa Nahoko Uehashi).
Ele é o primeiro brasileiro a ganhar na categoria ilustrador,já na categoria escritor o Brasil já tinham duas representantes Lygia Bojunga(1982) e Ana Maria Machado(2000).
Os premiados são selecionados por um júri internacional,a partir de um conjunto de candidatos nomeados pelas seções nacionais do IBBY de cada país membro.
A notícia foi dada na feira Internacional do livro infantil de Bolonha na Itália.


Roger tem 49 anos,destes 26 anos dedicado a carreira na literatura,tendo ilustrado muitos livros com destaque para o publico infantil.
Entre suas obras destaca-se os livros Selvagem,Meninos do Mangue e Todo cuidado é pouco.
Já teve livros publicados na França,Bélgica,China,México e Argentina.
O premio será entregue em setembro,no congresso internacional do IBBY na cidade do  México.

IBBY- The International Board on Books for Young People
Em tradução livre Conselho Internacional de Livros para Jovens.

Nenhum comentário: