terça-feira, 4 de março de 2014

Novo material magnético


Um material magnético altamente sensível que poderia ser transformado em discos rígidos de computadores e dispositivos de armazenamento de energia foi descoberto.

A bicamada de metal precisa de apenas uma pequena mudança na temperatura para alterar drasticamente o seu magnetismo - uma propriedade extremamente útil na engenharia eletrônica.
"Nenhum outro material conhecido pelo homem pode fazer isso. É um feito enorme. E nós podemos projetar isso", disse Ivan Schuller, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Ele apresentou suas descobertas no encontro da American Physical Society , em Denver.
O material combina finas camadas de níquel e óxido de vanádio, a criação de uma estrutura que é surpreendentemente sensível ao calor.


"Nós podemos controlar o magnetismo em apenas uma estreita faixa de temperatura,. Sem a aplicação de um campo magnético e, em princípio, também poderíamos controlá-lo com tensão ou corrente", disse o Prof Schuller.
"A baixas temperaturas, o óxido é um isolante. Em altas temperaturas é um metal. E  torna-se este material estranho", disse ele.

Embora seja muito cedo para dizer exatamente como ele será usado, Prof Schuller vê uma oportunidade óbvia no cálculo de sistemas de memória.
"Um problema com a memória magnética é reversibilidade - você quer que seja reversível, mas também estável.
"Melhores sistemas de hoje são heat-assistido, mas eles usam lasers, que envolve uma grande quantidade de calor. Mas com este novo material, que você mal precisa aquecê-lo por 20 graus (Kelvin) para obter uma mudança de cinco vezes na coercividade (magnético resistência) ", disse ele na conferência.


Outro uso potencial é em redes de eletricidade.
Prof Schuller prevê um novo tipo de transformador que pode lidar com picos repentinos de corrente, como durante um relâmpago ou um pico de energia.
Mas ele ressalta que novos fenômenos como este muitas vezes levam tecnologias para o inesperados.

Ele deu o exemplo da magnetorresistência gigante, uma descoberta que radicalmente miniaturizado discos rígidos em dispositivos digitais, e ganhou o Prêmio Nobel 2007 .
"Sem ela, esse computador que você está escrevendo, não iria funcionar", disse ele na reunião.
"Então, se você quiser encontrar a próxima tecnologia de transformação, este é o tipo de pesquisa que você faz.
Nós não sabemos qual é a melhor aplicação  ainda", disse ele.
"Eu não estou dizendo que vai resolver a crise de energia do mundo, mas certamente, vai nos ajudar."

Vanádio (homenagem a deusa Vanadis) é um elemento químico, símbolo V, número atômico 23 (23 prótons e 23 elétrons) de massa atómica 51 u que, nas condições ambientes, é encontrado no estado sólido.
Níquel  é um elemento químico de símbolo Ni de número atômico 28 (28 prótons e 28 elétrons) e de massa atómica 58,7 uma. À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. É um elemento de transição situado no grupo 10 (8 B) da Classificação Periódica dos Elementos.

Fonte
BBC News

Nenhum comentário: