segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porta para o Inferno


A "porta para o inferno" surgiu a partir de ruínas no sudoeste da Turquia, arqueólogos italianos anunciaram. Conhecido como Portão de Plutão,Ploutonion em grego, plutônio em latim,a caverna foi celebrado como o portal para o submundo na mitologia greco-romana . Fontes históricas localizadas  na antiga cidade de Hierápolis, agora chamada Pamukkale,  descreveu a abertura da "porta"como cheio de vapores mefítico letais.

O geógrafo grego Estrabão (64/63 aC - 24dC)descreveu o lugar assim;"Este espaço é cheio de um vapor tão nebuloso e denso que dificilmente se pode ver o chão. Qualquer animal que passa dentro encontra a morte instantânea ",
"Eu joguei uns pardais e eles imediatamente respirou seu último suspiro e caiu", acrescentou.
 Anunciado em uma conferência sobre arqueologia em Istambul, na Turquia, a descoberta foi feita por uma equipe liderada por Francesco D'Andria, professor de arqueologia clássica na Universidade de Salento. D'Andria realizou uma extensa pesquisa arqueológica no Patrimônio Mundial de Hierápolis.
Dois anos atrás, ele afirmava ter descoberto o túmulo de São Filipe, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Fundada por volta de 190 aC por Eumenes II, rei de Pérgamo (197 aC-159 aC), Hierapolis foi entregue a Roma, em 133 aC


A cidade helenística cresceu em uma cidade romana florescente, com templos, um teatro e populares fontes termais sagradas, que se acredita ter propriedades curativas. "Nós encontramos o plutônio reconstruindo a rota de uma fonte termal. De fato, fontes de Pamukkale ", que produzem os famosos terraços de travertino brancos originários desta caverna", disse D'Andria a Discovery News.
 Apresentando uma vasta gama de ruínas quebradas, abandonadas, possivelmente o resultado de terremotos, o sitio revelou mais ruínas, quando foi escavado.
Os arqueólogos encontraram colunas semi jônicas e, por cima delas, uma inscrição com uma dedicatória para as divindades do submundo - Pluto e Kore.
 D'Andria também revelou ter  encontrado os restos de um templo, uma piscina e uma série de degraus colocados acima da caverna, tudo combinando com as descrições do lugar,descritos em fontes antigas. "As pessoas podiam assistir aos ritos sagrados a partir desses degraus, mas eles não podiam chegar à área perto da abertura. Somente os sacerdotes podiam ficar na frente do portal ", disse D'Andria.
 De acordo com o arqueólogo, houve uma espécie de organização turística no local. Pequenas aves foram eram dadas aos peregrinos para testar os efeitos mortais da caverna, enquanto sacerdotes alucinado sacrificado touros a Plutão.
 A cerimônia incluía também animais que era levados pelos sacerdotes, para dentro da caverna, e arrastando-os para fora morto.

Outras postagem no blog sobre o tema;

Castelo de Algodão,Pamukkale

Porta para o Inferno

Fonte
Discovery News

Nenhum comentário: