sábado, 1 de setembro de 2012

Ilha do cartel de Cali(abadonada)

Estas ilhas(Ilhas Del Rosario) privadas eram de traficantes colombianos outrora poderosos e bilionários que tinham como principal Pablo Escobar que em seus tempos áureos de 1980,chegou a forneceu 30 por cento de toda cocaína do mundo,com todo seu poder político e lavagem de dinheiro internacional. Sua organização era o famoso cartel de cali,que nos finais de semanas aproveitava esse paraíso.
O cartel de Cali foi bombardeada em 1992,o que sobrou das duas mansões foram abandonados a própria sorte,os bandidos do local que não foram mortos foram presos,Escobar foi baleado e morto pela polícia durante uma perseguição para capturá-lo em 1993. Atualmente esses locais é propriedade do Governo da Colômbia,ficaram Como lembretes da enorme riqueza, uma vez possuído por senhores de drogas. Escobar foi derrubado por uma combinação de pressão do Governo da Colômbia e dos EUA, que queria que o traficante extravagante e popular fora do quadro.(Pablo Escobar era um herói popular em partes da Colômbia)
Agora, as piscinas e mansões e jardins foram deixados com a natureza,o que surgiu na Colômbia nos anos seguintes foram cartéis mortais,que não se compara com o de cali dos anos de 1980.

Agora visitantes podem ir com guias turísticos passeia de jet-ski tranquilamente, em lugares,onde antigamente lanchas e hidroaviões ficavam carregados com drogas e dinheiros. O lugar tinham sua própria discoteca, os visitantes podem apenas tentar imaginar o brilho e glamour e as pessoas bonitas que teria levado para a pista de dança ou discutidos seus esquemas de tráfico de drogas nefastas em um canto.
No entanto, uma coisa permanece na mansão de Escobar, e que é a bela vista para fora, nas margens do Caribe, que agora é um local de férias de verão para os ricos de Medellín, a segunda cidade da Colômbia e antigo centro de tráfico de drogas em expansão do país.

E a ironia é que agora você pode alugar um caiaque para remar em torno de águas que, 20 anos atrás teria custado a sua vida só para estar perto.

OBS;
Texto de AJS baseado na fonte a seguir.
Fonte;
Daily Mail

Um comentário:

edugnf disse...

Bem interessante esta historia sobre as ilhas paradisíacas, outra famosa é cayo norman do traficante Carlos Lehder, eu fico imaginando o que não rolava de crimes, reuniões e festas nestes lugares ainda mais com toda grana que ele possuíam ... deveria ter festas com lindas mulheres ... o Cartel de Medellin e Cali sem duvida foram os dois mais fortes da geração dos anos 70 e 80 !! E de aliados se tornaram inimigos mortais em uma Colombia que sangrou por anos durante esta guerra !!!