sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cabo da Roca

Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal continental, assim como da Europa continental. Situa-se na freguesia de colares,concelho de Sintra distrito de Lisboa. O local é visitável, não até ao extremo mas até uma zona à altitude de 140 m. O cabo forma o extremo ocidental da Serra de Sintra, precipitando-se sobre o Oceano Atlântico.

Luís Vaz de Camões descreveu-o como o local “Onde a terra se acaba e o mar começa”( Os Lusíadas, Canto III). Um padrão em pedra com uma lápide assinalam esta particularidade geográfica a todos quanto visitam este local. A sua flora é diversa e, em muitos casos, tem espécies únicas, sendo objeto de vários estudos que se estendem, igualmente, geomorfologia, entre outros.


Na zona existe um farol (Farol do Cabo da Roca) e uma loja turística. Está inserido no Parque Natural de Sintra-Cascais, numa zona de fácil acesso e de grande influência turística, sendo muitas as pessoas que o visitam.Ao domingo é habitual a concentração de vários grupos de motociclistas.

Obs; O farol foi mandado edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758. Entrou em funcionamento em 1772 e sofreu grandes alterações no ano de 1843. O farol situa-se a uma altitude de 165 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 22 metros. A sua luz tem um alcance de, aproximadamente, 48 quilômetros. É aberto ao público, todas as quartas-feiras das 14hs às 17hs.

Fonte;
Wikipédia

Nenhum comentário: