terça-feira, 19 de junho de 2012

Julian Assange pede asilo político ao Equador

A informação foi confirmada nesta terça-feira pelo chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, segundo o qual Assange já se encontra abrigado na representação diplomática.
"O Equador está estudando e analisando o pedido de asilo", afirmou Patiño a repórteres na capital Quito.
A solicitação também foi ratificada através do próprio Wikileaks, que publicou em sua conta do Twitter um alerta em que se lia: "ALERTA: Julian Assange solicitou asilo político e está sob proteção na embaixada do Equador em Londres".
O país andino já havia oferecido asilo ao ativista em novembro de 2010.
No último dia 14 de junho, a Suprema Corte Britânica negou o recurso de Assange para rever seu apelo contra a extradição à Suécia por suspeita de crimes sexuais.
Ele nega as acusações, afirmando que elas têm caráter político.
A Suprema Corte concedeu a Assange um prazo até o próximo dia 28 de junho para o início dos procedimentos de extradição.
Promotores suecos querem interpelar o fundador do Wikileaks sobre as acusações de estupro e agressão sexual feitas por duas ex-voluntárias do site em meados de 2010.
Elas não registram as denúncias.

Assange alega, por outro lado, que a relação sexual foi consensual.
O ativista pode, ainda, encaminhar o caso à Corte Europeia de Direitos Humanos (ECHR, na sigla em inglês) em Estrasburgo, na França, até o próximo dia 28 de junho.
O site Wikileaks ganhou repercussão mundial ao vazar uma série de documentos confidenciais de governos e empresas na internet.
Em um deles, divulgado recentemente, os Estados Unidos se mostram contrários, tanto durante a administração de George W. Bush quanto de Barack Obama, à ideia do Brasil convocar a Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que está sendo realizada nesta semana no Rio de Janeiro.

Fonte;
BBC

Nenhum comentário: