terça-feira, 5 de abril de 2011

Grande Buraco Azul( Great Blue Hole )

O Grande Buraco Azul é um grande sumidouro submarino na costa de Belize . Fica perto do centro de Lighthouse Reef, um pequeno atol de 70 km do continente . O furo é em forma circular,com mais de 300 metros de largura e 124 metros de profundidade. Foi formado durante vários episódios de glaciação a milhões de anos, quando os níveis do mar eram muito mais baixos.
A análise de estalactites encontrados no Grande buraco mostra que a formação começou fora da água Como o mar começou a subir novamente, as cavernas foram inundadas.O grande buraco azul é uma parte da grande barreira de Belize Reef Reserve System , um Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura ( UNESCO ).Em 1971 o famoso Jacques-Yves Cousteau, levou seu navio, o Calypso , para o buraco para traçar suas profundezas.as investigações feita por esta expedição confirmou a origem como típico formações calcárias, formadas antes do aumento do nível do mar em pelo menos quatro etapas, deixando bordas em profundidades. Estalactites foram recuperados de cavernas submersas, confirmando a sua formação anterior acima do nível do mar. Algumas destas estalactites também foram off-vertical 5 °em uma orientação consistente, indicando que houve também alguma mudança geológicas passadas e de inclinação do planalto subjacente, seguido por um longo período no plano atual.A profundidade medida inicial do buraco era de 125 metros que é o mais citado profundidade até este dia. Uma expedição feita pela Fundação Cambriano, em 1997, deu a medida de profundidade do buraco em 124 metros em seu ponto mais profundo. Esta diferença de medição pode ser explicado por sedimentação em curso ou por imprecisão nas medições anteriores. O objetivo desta expedição foi a coleta de amostras de núcleo a partir do piso do buraco azul(Blue Hole) e a documentação da caverna do sistema.
Este é um local popular entre os mergulhadores recreativos, que são atraídos pela oportunidade de mergulhar em águas límpidas e cristalinas conhecer várias espécies de peixes, incluindo o gigante garoupas , tubarões lixa e vários tipos de tubarões, como o tubarão de recife do Caribe. Outras espécies de tubarões, como o tubarão cabeça-chata e martelo , foram relatados aqui, mas não são aparições regulares.
Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Great_Blue_Hole

5 comentários:

Anônimo disse...

parabéns excelente matéria
o grande buraco azul é de fato muito lindo

a e gostei mais ainda por você ser botafoguense também

bjs :*

VH disse...

Obrigado "anônima"

Anônimo disse...

Belo trabalho!

Hudson Charles disse...

Belo trabalho, adorei o texto!

Unknown disse...

muito legal , pena q nao tem video de custeau explorando o buraco azul, deve ter imagens facinantes de lá