quarta-feira, 27 de abril de 2011

A Maior Flor do Mundo

Rafflesia arnoldii é a maior flor individual do mundo,ela pode chegar a 1 metro de comprimento com 11kg.
O nome científico dela refere-se aos exploradores ingleses que a descobriram, em 1818,Stamford Raffles e Joseph Arnold,durante uma expedição em Sumatra.
Ela é natural das selvas do sudeste da Ásia,mas especificamente em Bengkulu,Indonésia,Malásia e Sumatra.(um pouco mais raro,mas não impossível ela também é encontrada nas Filipinas).

A planta não produz folhas, caules ou raízes e não tem clorofila.Sendo até difícil de identifica a planta numa que não tenham flor,ou pelo menos o botão de uma futura flor.
Com isso a Rafflesia arnoldii é parasitaria,vivendo intima mente ligada como uns fios de cabelo a Tetrastigma videira,obtendo dela todo o necessário para sua própria sobrevivência como por exemplo;nutrientes e água.
Quando a Rafflesia já esta fisicamente pronta para produzir "flores", um broto pequeno parecendo um repolho aparece próximo a planta e se desenvolve ao longo de um período de um ano. O repolho se desenvolve,quando já terminado o crescimento, ele se abre revelando a flor.
Vale lembra que depois da flor aberta,ela tem uma coloração marrom-avermelhada e cheiro de carne podre,e é por isso que ela populamente chamada de flor cadáver,devido ao seu mau cheiro que exala sua flor,atraindo assim os insetos com o seu aroma de putrefação.Em contra partida esses mesmo insetos faz a sua polinização.As flores são unissexuais e, assim, a proximidade das flores masculinas e femininas é vital para a polinização.Lembrando que tem outra planta que leva o nome de flor cadáver também,que é a Titan Arum(Amorphophallus titanum)que chegar até ser mais conhecida por esse nome que essa do qual eu mim refiro no texto.
A flor cadáver do texto tem um apelido mais característico, também referente ao seu "cheiro",lírio-podre.que para mim é mais intimo e próprio,sem precisa dividir o nome com nenhuma outra planta.

Essa planta é endêmica(tem apenas em uma região especifica),como essas floresta asiáticas estão cada vez menores a situação dessas plantas é cada vez mais alarmante!
Precisa também de esforço perante as populações próximas a essas florestas,para ajudar na preservação da planta,porque os botôes dessa flor é normalmente tiradas para fazer remédios caseiros pela população local.

Fonte;
angelo JS (Devorador do pecado)
texto baseado no que tem refente, sobre a Rafflesia arnoldii na Wikipédia ING.

Nenhum comentário: