Rafflesia arnoldii é a maior flor individual do mundo,ela pode chegar a 1 metro de comprimento com 11kg.O nome científico dela refere-se aos exploradores ingleses que a descobriram, em 1818,Stamford Raffles e Joseph Arnold,durante uma expedição em Sumatra.
Ela é natural das selvas do sudeste da Ásia,mas especificamente em Bengkulu,Indonésia,Malásia e Sumatra.(um pouco mais raro,mas não impossível ela também é encontrada nas Filipinas).
A planta não produz folhas, caules ou raízes e não tem clorofila.Sendo até difícil de identifica a planta numa que não tenham flor,ou pelo menos o botão de uma futura flor.
Com isso a Rafflesia arnoldii é parasitaria,vivendo intima mente ligada como uns fios de cabelo a Tetrastigma videira,obtendo dela todo o necessário para sua própria sobrevivência como por exemplo;nutrientes e água.
Quando a Rafflesia já esta fisicamente pronta para produzir "flores", um broto pequeno parecendo um repolho aparece próximo a planta e se desenvolve ao longo de um período de um ano. O repolho se desenvolve,quando já terminado o crescimento, ele se abre revelando a flor.
Vale lembra que depois da flor aberta,ela tem uma coloração marrom-avermelhada e cheiro de carne podre,e é por isso que ela populamente chamada de flor cadáver,devido ao seu mau cheiro que exala sua flor,atraindo assim os insetos com o seu aroma de putrefação.Em contra partida esses mesmo insetos faz a sua polinização.
As flores são unissexuais e, assim, a proximidade das flores masculinas e femininas é vital para a polinização.Lembrando que tem outra planta que leva o nome de flor cadáver também,que é a Titan Arum(Amorphophallus titanum)que chegar até ser mais conhecida por esse nome que essa do qual eu mim refiro no texto.A flor cadáver do texto tem um apelido mais característico, também referente ao seu "cheiro",lírio-podre.que para mim é mais intimo e próprio,sem precisa dividir o nome com nenhuma outra planta.
Essa planta é endêmica(tem apenas em uma região especifica),como essas floresta asiáticas estão cada vez menores a situação dessas plantas é cada vez mais alarmante!
Precisa também de esforço perante as populações próximas a essas florestas,para ajudar na preservação da planta,porque os botôes dessa flor é normalmente tiradas para fazer remédios caseiros pela população local.
Fonte;
angelo JS (Devorador do pecado)
texto baseado no que tem refente, sobre a Rafflesia arnoldii na Wikipédia ING.
Nenhum comentário:
Postar um comentário