sábado, 22 de janeiro de 2011

Ataque a Pearl Harbor

Chamada de Operação ou Funcionamento Z pelos japoneses.A batalha de Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa realizado pela Marinha Imperial Japonesa contra os Estados Unidos na base naval de Pearl Harbor , no Havaí, na manhã de 7 de dezembro de 1941 (08 de dezembro no Japão).
O ataque a Pearl Harbor foi destinado a neutralizar os EUA na Frota do Pacífico, e, portanto, proteger de possíveis interferência no avanço do Japão na Malásia e Índias Orientais Holandesas , onde o Japão buscou acesso aos recursos naturais , como petróleo e borracha.
Em 1940, o Japão invadiu a Indochina Francesa em um esforço para controlar o fornecimento da China.. Os Estados Unidos suspendeu as transferências de aviões, peças, máquinas-ferramentas , e gasolina de aviação , que foi percebido pelo Japão como um ato hostil. Os EUA não parou as exportações de petróleo para o Japão na época, em parte porque o sentimento predominante em Washington foi a de que tal ação seria um passo extremo, dada a dependência japonesa de petróleo dos EUA, e provavelmente,iriam ser considerada uma provocação pelo Japão.

Em 26 de novembro de 1941, uma força-tarefa japonesa (a força do golpe ) de seis porta-aviões partiu ao norte do Japão, a caminho de uma posição a noroeste do Havaí, pretendendo lançar suas aeronaves para atacar Pearl Harbor. Ao todo, 408 aeronaves foram destinados a ser utilizados: 360 para dois ataque, 48 na defensiva patrulha de combate aéreo.A primeira vaga foi para o ataque primário, enquanto a segunda vaga foi para terminar qualquer tarefa que permaneceu,mesmo depois do primeiro ataque.No primeira ataque continha a maior parte das armas para atacar navios capitais , principalmente e especialmente adaptados Tipo 91 torpedos aéreos que foram concebidas com um mecanismo de anti-roll e um leme de extensão que lhes permitem operar em águas rasas. As tripulações foram obrigados a selecionar as maiores metas (couraçados e porta-aviões ).Os bombardeiros de mergulho foram para atacar os alvos no solo. Fighters foram ordenados a destruir o strafe e aeronaves estacionadas quanto possível para garantir que não entrasse no ar para contra-atacar. Quando o combustível estivesse acabando eram para reabastecer no porta-aviões e voltar ao combate.

A Frota de submarinos I-16 , I-18 , I-20 , I-22 e I-24 embarcou cada um Tipo A submarino midget de transporte para as águas ao largo de Oahu. chegando a 19 km ao largo da foz do Pearl Harbor e lançou os seus encargos, o caça-minas USS Condor avistou um periscópio submarino midget sudoeste da entrada Pearl Harbor e alertou o destróier USS Ward .
"Perdas no combate"
Estados Unidos

4 couraçados afundados,
4 couraçados danificado, incluindo um encalhado
2 destroyers afundado, um danificado
Um outro navio afundado, 3 danificados
3 cruzadores danificado
188 aviões destruídos
155 aeronaves danificadas,
2.402 militares mortos
1.247 militares feridos
57 civis mortos
35 civis feridosJapão

4 submarinos anão afundados
1 submarino anão encalhado
29 aeronaves destruídas
55 pilotos mortos
9 submarinistas mortos
Um submarinista capturado

O ataque teve lugar antes de qualquer declaração formal de guerra feita pelo Japão, mas esta não era a intenção do almirante Yamamoto. Ele inicialmente previa que o ataque não deveria ser iniciada até 30 minutos após o Japão ter informado os Estados Unidos, que as negociações de paz estavam no fim.
Durante décadas, a sabedoria convencional sustentou que o Japão atacou sem nenhum aviso oficial de uma ruptura nas relações somente por causa de acidentes de um trapalhão que atrasou a entrega de um documento sugerindo a Washington na guerra. Em Entretanto em 1999, Takeo Iguchi, um professor de direito e relações internacionais da International Christian University , em Tóquio, descobriu documentos que apontavam para um vigoroso debate dentro do governo sobre a forma como, de fato, se, para notificar Washington da intenção do Japão de romper as negociações e começar uma guerra, incluindo uma em 07 de dezembro, no diário de guerra, dizendo: "nossa diplomacia enganosa está em constante processo rumo ao sucesso." Desse total, Iguchi disse, "O diário mostra que o Exército ea Marinha não quis dar nenhuma declaração correta de guerra, ou mesmo aviso prévio, mesmo do término das negociações ... eles claramente prevalecia."

Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Attack_on_Pearl_Harbor

Nenhum comentário: