quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Política do Pão e Circo

Pão e Circo ou "pão e jogos" vem do latim; panem et circenses, é uma metáfora para um meio superficial de apaziguamento.
No caso da política, a frase é usada para descrever a criação e aprovação pública, não através dos requisitos superficial de um povo.
Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Esta frase tem origem na Roma Sátira X do poeta romano Juvenal ( circa 100 aC). Nesse contexto, a frase panem et circenses (pão e circo) é dado como o único remanescente cuida de uma população romana que deu o seu direito de primogenitura de envolvimento político. Aqui Juvenal mostra o seu desprezo pelo declínio heroísmo de seus contemporâneos romanos: os políticos romanos inventaram um plano em 140 aC, para ganhar os votos dos pobres: Ao dar a comida barata e de entretenimento, os políticos decidiram que esta política de "pão e circo "seria a maneira mais eficaz de chegar ao poder."Já há muito tempo, desde quando vendemos o nosso voto a nenhum homem, as pessoas abdicaram de nossos deveres, porque o povo que era uma vez entregue o comando militar, civil escritório alta, legiões - tudo, agora o detém em si e espera ansiosamente para apenas duas coisas: pão e circo"

"pridem iam, ex quo suffragia Nulli / uendimus, curas effudit; nam olim dabat qui / imperium, fasces, legiones, omnia, nunc SE / continet atques tantum Duas res optat anxius / panem et circenses "
(Sátira, Juvenal 10,77-81)

Juvenal aqui faz referência à prática romana de prestação de trigo livre de cidadãos romanos, assim como caros jogos de circo e outras formas de entretenimento como um meio de conquistar o poder político através do populismo . A Annona (em grão dole) foi iniciada sob a instigação do popularis político Caio Semprônio Graco em 123 aC, que permaneceu como um objeto de disputa política, até que foi levada sob o controle dos imperadores romanos .Nota do Blogueiro;
Nos tempos mais modernos tivemos, e temos vários exemplos desse tipo de política.
NO filme, Gladiador, inclui uma cena em que as multidões são regadas com pães quando os gladiadores entrar no ringue.
Os intelectuais espanhóis entre os séculos 19 e 20 queixou-se do semelhante toros y pan "pão e touradas ". Parece que da mesma forma como em russo и зрелищ хлеба ("pão e do espetáculo")
Aqui no Brasil,infelizmente as emissoras de tvs,assim como a maioria dos governantes também usa de tais artifícios,um exemplo bem claro disso é o Big Brother Brasil,que dessa vez será a 11*edição!!(tem as suas versões nas outras emissoras,como Casa dos artistas no SBT e A fazenda da Record)
Parem com essa porcaria pelo amor de Deus!esse programa deixa as pessoas mais burros!
Com tantas coisas para se preocuparem, ou até mesmo ir as ruas reivindicarem dos políticos,as pessoas ficam na frente da tv,perdendo tempo,dinheiro, neurônios e futuro.
Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Bread_and_circuses
Google

Nenhum comentário: