segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O Gladiador(Maximus Decimus Meridius)



Quem assistiu ao filme “Gladiador”, de Ridley Scott, lembra-se de Maximus Decimus Meridius, interpretado pelo ator Russell Crowe. Acredita-se que o general vendido como escravo, que retorna à Roma como gladiador para se vingar, foi inspirado em Marcus Nonius Macrinus, general e cônsul responsável por grandes vitórias em campanhas militares para Antonius Pius, imperador romano de 138 a 161 d.C., e Marcus Aurelis, imperador de 161 a 180 d.C..
Oficiais romanos divulgaram para a imprensa no dia 16 de outubro, que arqueólogos italianos acreditam ter encontrado o túmulo do antigo herói romano durante obras para a construção de um complexo residencial em Saxa Rubra. Foram encontrados primeiramente colunas e outros fragmentos pertencentes a um monumental túmulo de mármore construído nas margens do rio Tiber no final do século II d.C..Escavações posteriores revelaram uma enorme inscrição de mármore que declara que o túmulo pertence a Marcus Nonius Macrinus.

Nascido na Brescia, no norte da Itália, em 130 d.C., Macrinus foi um dos homens favoritos dos imperadores. Ele foi cônsul em 154 d.C. e pro cônsul da província romana Asia em 170 a 171 d.C..
Apesar de o túmulo ter desmoronado há muito tempo, os grandes blocos de mármore estão intactos e perfeitamente preservados. Segundo especialistas, a área foi submetida a freqüentes enchentes nos tempos antigos, portanto a lama do rio Tiber selou os blocos de mármore e preservou o monumento.

Assim que as obras terminarem, os oficiais romanos planejam remontar o túmulo num modelo 3-D e então reconstruí-lo totalmente como peça central de uma exposição arqueológica pública no local.

Fonte;http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/descoberto_tumulo_do_general_romano_que_inspirou_o_filme_-gladiador-.html

Um comentário:

Pobre esponja disse...

Coincidentemente (ou proposital?) este filme passou novamente na Record Domingo.
O engraçado é que, pelo menos ao meu ver, o ator lembra a estátua do "real".
Claro que o filme deve ter exagerado algo, faz parte, mas nessa época os caras tinham que ser machos - apesar de haver homossexualismo adoidado...

abç
Pobre Esponja