terça-feira, 14 de setembro de 2010

Proibição dos véus Islâmicos(nigab e burca)


O Senado francês aprovou nesta terça-feira(14/09/2010) por 246 a favor e 1 contra a lei que proíbe o uso em lugares públicos de véus islâmicos que cubram total ou parcialmente o rosto da mulher.

A medida, que já havia sido aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento em julho, deve agora entrar em vigor no início do ano que vem, a menos que o Conselho Constitucional do país decida derrubar a mudança.

A lei estabelece que a mulher que usar o niqab (véu que deixa apenas os olhos de fora) ou a burca (que cobre os olhos com uma espécie de rede) estará sujeita a uma multa de 150 euros (cerca de R$ 330) e poderá ser obrigada a fazerem um curso de cidadania francesa.

Já homens que obrigarem mulheres a utilizar esses véus podem ser condenados a multas de 30 mil euros (cerca de R$ 66 mil) e a penas de até um ano de prisão.

As mulheres que forem flagradas desrespeitando a lei não serão obrigadas a tirar o véu na rua, mas terão que ir até uma delegacia para serem identificadas. Turistas também poderão ser multadas.

O Conselho Constitucional - órgão que chancela as decisões do Senado antes de serem assinadas pelo presidente - agora têm um mês para validar a lei.

“Não estamos falando de segurança ou de religião, mas de respeito aos nossos princípios republicanos”
Disse a ministra da Justiça, Michele Alliot-Marie.

A Al-Qaeda havia prometido retaliação se a lei fosse aprovada.
“Vamos nos vingar da França com violência, para honrar nossas filhas e irmãs”, disseram líderes da rede extremista em um site islâmico.
A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional também criticou a proibição.

Nota do Blogueiro;Mais uma vez a França mostra o porque, de ser chamado de um dos países mais preconceituoso do mundo.(estão também "expulsando" ciganos que não são de origem francesa)
Com essa nova lei,eles só estarão atraindo mas problemas étnicos,culturais dentro do pais,"já são poucos"
Onde ficar a liberdade dada pelo democracia, nessa lei?
seu vestuário agora precisa ser escolhido pelo governo?

Fonte;http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100914_france_burca_mdb.shtml

Nenhum comentário: