segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

5 Cogumelos raros e interessantes

Amanita dos césare é um cogumelo comestível, nativo da Europa do Sul e pertencente à família Amanitaceae. O seu nome comum deriva do facto de ter sido um dos cogumelos favoritos dos imperadores romanos.Ele se assemelha com Amanita arkansana e a Amanita jacksonii. Seus esporos são brancos.

Entoloma hochstetteri é uma espécie de cogumelo encontrado na Nova Zelândia e Índia.O cogumelo é um pequeno todo de cor azul, enquanto as lamelas têm uma ligeira coloração avermelhada dos esporos. A coloração azul do corpo de frutificação é devido a três pigmentos azul. Entoloma hochstetteri não é comestível, mas se ele é ou não venenosa é desconhecida.

O Amanita muscaria, conhecido como agário-das-moscas ou mata-moscas é um fungo basidiomiceto natural de regiões com clima boreal ou temperado do hemisfério norte. Possui propriedades psicoativas e alucinógenas em humanos. O componente ativo é o ácido ibotênico. O pesquisador Robert Gordon Wasson, sugeriu que esse cogumelo está associado ao Soma, bebida sagrada dos Vedas, os mais antigos textos religiosos.A bebida é citada nos hinos do Rigveda, que foi escrito por volta de 1700 a.C. – 1100 a.C., durante o período védico em Punjabe - onde havia a presença de tais cogumelos, consumidos pelos xamãs da região

A Amanita phalloides, conhecida em português pelo nome comum de cicuta verde, é uma espécie de cogumelo altamente venenosa que pode causar a morte se eventualmente consumida. A espécie é originária da Europa, mas pode também ser encontrada nas Américas, Austrália e Ásia. A A. phalloides habita florestas, normalmente junto de carvalhos, nogueiras ou coníferas.

A trufa branca fresca está entre as iguarias mais caras do mundo. Um quilo pode custar mais de 3 000 euros, algo em torno de 7 000 reais. Joia subterrânea, esse cogumelo, que não pode ser cultivado, cresce espontaneamente junto a raízes de árvores, principalmente na região italiana do Piemonte. Por se desenvolver embaixo da terra em condições muito específicas de temperatura e umidade, o delicado fungo, chamado de tartufo na Itália, precisa ser caçado — literalmente — por especialistas. A busca requer o uso de cães farejadores e se dá de outubro a, no máximo, dezembro. É quando as trufas brancas chegam ao auge e chefs e restaurateurs do mundo inteiro desembolsam fortunas para conseguir as melhores.

Fonte;
Wikipédia
Google
Pesquisa realizada pelo Devorador do Pecado

5 comentários:

Lucas Marreiros disse...

eu sempre morro de curiosidade sobre qual cogumelo pode ser ingerido e qual não pode. Esse azul é lindo, pena que só pode ser encontrado na Índia e Nova Zelândia ne?!

ϟ Ritchele disse...

liindo demais o azul *---*
O amanita tb é lindo dms *O*

Arylan disse...

Poise, Eu quero um cha de cogumelos amarelos......
gostei sim , na verdade estava preparando um post parecido que fala sobre cogumelos com este, sahusha daki a pouco vo postar

http://recanto-espiritual.blogspot.com/

Unknown disse...

Acredito ter encontrado e fotografado aqui no Brasil.

Unknown disse...

O que eu encontrei foi o azul.