sábado, 6 de fevereiro de 2010

Festival de Mardi Gras


Levando em consideração o caráter turbulento do festival, você pode se surpreender ao saber que ele tem raízes religiosas. As festividades começam em Nova Orleans todos os anos em 6 de janeiro, no Twelfth Night feast of the Epiphany, dia que, de acordo com a tradição, os 3 reis magos visitaram Jesus Cristo pela primeira vez. Mardi Gras, terça-feira de Carnaval em francês, é o principal dia da temporada. O Mardi Gras tem origem no paganismo e no pré-cristianismo, mas mesmo assim a Igreja Católica Romana legalizou o festival como uma rápida comemoração antes da Quaresma. O dia do festival de Mardi Gras, feriado oficial em Nova Orleans, ocorre 46 dias (os 40 dias de Quaresma mais 6 domingos) antes da Páscoa, podendo ser de 3 de fevereiro a 9 de março.
O festival não é novo. Há provas de que já era comemorado em Nova Orleans no século XVIII. O festival foi citado pela primeira vez na América do Norte em 1699, nos escritos do explorador francês Pierre le Moyne, Sieur d'Iberville, que acampou no rio Mississípi, a aproximadamente 80 km ao sul da localização atual de Nova Orleans. Sabendo que 3 de março era feriado na França, ele batizou o local como Point du Mardi Gras (local do Mardi Gras).

Durante o século seguinte, a comemoração do Mardi Gras incluiu bailes de máscaras particulares e fantasias de rua nas cidades de Mobile, Alabama e Nova Orleans. Até 1820, mascarados a pé e em carruagens decoradas começaram a aparecer na terça-feira de Carnaval, e em 1837 a primeira procissão documentada aconteceu em Nova Orleans, mas não era parecida com o carnaval de hoje em dia.

Fonte;http://pessoas.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário: