domingo, 14 de fevereiro de 2010

Bacia Amazonica/Rio Amazonas

Fisicamente a Amazônia, ou Região Norte, se caracteriza por extensa depressão de terras equatoriais formando vasta planície, situada entre o Maciço das Guianas de um lado e os primeiros degraus do Planalto Central do outro, tendo, a oeste a Cordilheira dos Andes.
É dividida pelo equador terrestre, que deixa a menor e mais acidentada parte ao norte, dotando o conjunto de um clima quente-úmido bem regular, com pequena diferença entre os meses mais quentes e os mais frescos.

O Amazonas, eixo principal da Bacia, é o maior rio do mundo, vindo depois o Mississipi-Missouri e Nilo; é, pois, duas vezes maior que o rio situado na América do Norte e duas vezes e meia que o africano. Percorrendo 7.025 Km, desde o Pico Huagro até o Atlântico, surge no Peru a partir das águas formadas pelo degelo andino; encontra-se então a 4.000 metros de altitude e, segundo o Instituto Amazônico da UNESCO, dista apenas 120 Km do Pacífico. Constitui-se, assim, num quase canal natural bioceânico que, ao entrar no Brasil pela cidade de Tabatinga já corre numa planície a 82 metros do nível do mar, faltando 3.200 Km para atingir o Atlântico; até Iquitos no Peru é permanentemente navegável em 3580 Km.

Recebe mais de 500 afluentes, representando uma via permanente de navegação com cerca de 19.000 Km, número que se poderá multiplicar várias vezes levando-se em conta a existência de furos e igarapés, pequenos cursos d'água que, durante as enchentes, unem entre si os lagos e rios, bem como os paranás, pequenos braços de rios que contornam ilhas.

O Amazonas apresenta profundidades que variam dos 20 aos 130 metros e largura que vai dos 96 Km, na embocadura do Rio Negro, até 1,5 Km no Estreito de Óbidos.

O volume normal de águas é avaliado em 80.000 m3, dando-lhe a classificação de primeiro do mundo em caudal, correspondendo sua vazão a de todos os rios do planeta. Com calha quase paralela ao equador terrestre, recebe afluentes dos dois hemisférios da Terra, onde as estações se alternam. Daí se envolver com o fenômeno da interferência, que nada mais é do que a compensação anual que se estabelece entre as enchentes dos tributários que vêm do Hemisfério Norte e os do Sul. Em contrapartida esses afluentes vêm de regiões mais altas - Planaltos das Guianas ou Central, formando cachoeiras, até se conformar à planície.
Recebendo águas dos Andes, dos afluentes e das correntes aéreas úmidas, a rede fluvial amazônica se enquadra em todas as características para se transformar no caminho natural de mais alto valor econômico e social.

A associação climática, topográfica e hidrográfica dota a área de vasto manto florestal que, além de não envolver todo o complexo amazônico, na descontinuidade se alterna com matas ciliares, campinas nas várzeas e campos nativos. A floresta cobre 70% da região, isto é 280 bilhões de hectares, perfazendo 75% das reservas brasileiras e 30% da mundial; nas encostas das cordilheiras e planaltos se encontram florestas de transição mistas, representadas por coqueirais, cerrados e savanas. Estimando-se, para o conjunto, a reserva madeireira em 50 bilhões de m3, com apenas 15 bilhões de m3 comerciáveis, nessa região onde todas as eras geológicas são representadas em quase todos os seus estágios, embora na várzea predomine o cenozóico no período mais moderno. Com variedade vegetal em torno de 200 espécies diferentes de árvores por hectare, 1.400 tipos de peixes, 1.300 tipos de pássaros e 300 tipos de mamíferos; a composição da biodiversidade, a abundância e regularidade das chuvas, a elevada umidade relativa do ar e temperatura média uniforme contribuem para que o ecossistema amazônico seja auto-suficiente e detentor de cerca de 30% do estoque genético do Mundo, constituindo-se, potencialmente, na maior fonte natural mundial de produtos farmacêuticos, bioquímicos e agronômicos.

Eis, pois, um resumo desta maior bacia sedimentar do mundo, com a multiplicidade de fenômenos se refletindo na variedade dos pontos de interesse, despertando paixões falaciosas com foros aparentemente científicos, com projeção nos apetites internacionais. Cabendo bem a profecia na frase do discurso que Getúlio Vargas proferiu em Manaus a 10 de Outubro de 1941, afirmando que a Amazônia estava prestes a "encerrar um capítulo na História da Terra e iniciar um capítulo na História da Civilização". Amazônia, cuja utilização de recursos se constitui num autêntico desafio, quer por suas condições peculiares, quer pela heterogeneidade de seus ecossistemas - múltiplos, únicos e diferenciados.

Fonte;http://www.exercito.gov.br

Nenhum comentário: