quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leito de rio em Marte

Cientistas afirmam que análise de formato das pedras fotografadas pelo jipe-robô indicam grande fluxo de água .
O jipe-robô Curiosity encontrou sinais de um leito de rio que uma vez correu pela área próxima ao local onde ele pousou em Marte. Já foram encontradas provas, anteriormente, sobre a presença de água no planeta vermelho, mas está é a primeira vez que imagens de cascalho de rio são captadas.

O Curiosity pousou no solo marciano no mês passado em uma cratera próxima ao equador de Marte. Atualmente o planeta vermelho é seco e coberto de poeira, mas cientistas acreditam que no passado era mais quente e úmido.
As provas de um leito antigo vieram da análise do tamanho e da forma de pedras encontradas na Cratera Gale. De acordo com os cientistas da missão, tudo indica que o a água corria de forma vigorosa formando um rio profundo.
"A partir do tamanho de cascalhos, podemos interpretar que o fluxo de água corria a cerca de 3 metros por segundo ", disse o investigador científico do Curiosity, William Dietrich, da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

"Muitos artigos têm sido escritos sobre os canais de Marte com diversas hipóteses sobre o fluxo d’água. Porém, esta é a primeira vez que estamos realmente vendo cascalho transportado por água em Marte. Esta é uma transição da especulação sobre o tamanho do material de leito à observação direta dele”, disse.

Outras postagens no Blog

Robô Curiosity, pousa em Marte
Marte o Planeta Vermelho
Vestigios de Vida em Marte

Fonte;
IG

Chip biodegradável

Eletrônicos ultrafinos que dissolvem dentro do corpo humano foram desenvolvidos por cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A expectativa é que o dispositivo seja usada no monitoramento ambiental, retendo materiais biodegradáveis, e, principalmente, em implantes médicos.
Os dispositivos, que podem desaparecer fisicamente quando seu trabalho está cumprido, têm cobertura de seda, silício e óxido de magnésio. Sua composição está descrita na edição desta semana da revista “Science”.

— Nós nos referimos a esse tipo de tecnologia como eletrônicos transitórios — explicou John Rogers, professor de engenharia da Universidade de Illinois, que liderou a pesquisa multidisciplinar. — Desde o início da indústria de eletrônicos, uma meta perseguida por quem trabalha com a concepção de produtos é construir dispositivos que durem para sempre, com uma performance completamente estável.
Mas, se você pensar na possibilidade oposta, em plataformas pensadas para desaparecer fisicamente e de uma maneira programada, então muitas outras oportunidades para você. O silicone dissolve na água de qualquer forma. O problema é que, com o tamanho dos componentes na eletrônica convencional, este processo levaria uma eternidade. Para impedir esta demora, os pesquisadores usaram folhas extremamente finas de silício, chamados de nanomembranas, que podem dissolver em dias ou semanas.
A velocidade do derretimento pode ser controlada pela seda. Os pesquisadores alteram o modo como este material é dissolvido e, consequentemente, cristaliza e muda suas propriedades finais — dando maior controle sobre o tempo que vai durar o dispositivo.

Fonte;
O Globo

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Incêndio acidental ou criminoso?!

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse, em pronunciamento nesta quarta-feira(26/09/12), que a versão da policia de crime passional para o incêndio recente ocorrido na favela do Moinho, na zona central de São Paulo, não convence a todos, tendo em vista que teriam sido detectados três focos de incêndio na comunidade, distantes 50 metros um do outro, de acordo com relatos locais.

Em seu pronunciamento, Suplicy citou reportagem publicada pela revista "Carta Capital", intitulada “Fatalidade ou crime”, com um relato do incêndio que matou uma pessoa e deixou 200 desabrigados. A favela está localizada sob o viaduto Orlando Murgel, cuja estrutura ficou abalada com o incêndio, e às margens de uma linha de trens metropolitanos.
Suplicy disse que, enquanto a administração municipal tenta desapropriar a área e utilizá-la para outros fins, os moradores da favela buscam o direito de permanecer no local. O senador disse ainda que a recente onda de incêndios em favelas chama a atenção de autoridades de combate ao crime organizado, que já vem investigando esses episódios.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, segundo Suplicy, o recente incêndio na Favela do Moinho foi o 69º do ano. Entre 2005 e 2011, o Corpo de Bombeiros registrou 849 ocorrências em favelas localizadas na cidade de São Paulo. Em menos de um mês, foram cinco incêndios de grandes proporções, na capital. Em 3 de setembro, 1.100 pessoas ficaram desabrigadas, após a destruição de 290 barracos da Favela Sônia Ribeiro, conhecida como Morro do Piolho, na zona sul da capital paulista.
Dois dias antes, um incêndio destruiu parte de uma comunidade, a Vila Brasilândia, na zona norte da capital. Em 28 de agosto, 55 barracos de uma favela de São Miguel Paulista, na zona leste, foram destruídos pelas chamas. Menos de uma semana antes, outra favela, na Vila Prudente, também na zona leste, pegou fogo. Cerca de 150 moradias foram destruídas.

Ao final de seu pronunciamento, Suplicy disse que tem atuado sempre na linha da solução conciliatória, na busca de saídas que defendam os direitos fundamentais dos mais carentes – direito à vida, à liberdade, à educação, à saúde e ao trabalho que dignifica –, sem jamais deixar de respeitar a ação dos entes públicos, principalmente os de âmbito municipal.
"Assim, encareço ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que prossiga na busca de soluções que, obedecendo à legislação urbana da cidade, tenham como foto a proteção dos direitos do seu bem maior: as vidas humanas que planejam construir um futuro melhor para si e para toda a coletividade", afirmou.

Reportagem da Carta Capital,Fatalidade ou crime

Perfil Eduardo Matarazzo Suplicy

Fonte;
UOL

Mona Lisa jovem

Uma versão mais nova da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, será apresentada em Genebra, na Suíça, com a sugestão de que ela é a versão original daquela que é considerada a pintura mais famosa do mundo.

A Fundação Mona Lisa, com sede na Suíça, que está organizando o evento, informou nesta quarta-feira(26/09/12) que uma pesquisa detalhada ao longo de três décadas indica fortemente que ela é um retrato anterior feito pelo gênio italiano da "dama com o sorriso misterioso".

"Investigamos esta pintura por todos os ângulos relevantes e toda a informação acumulada aponta que ela é uma versão anterior da Gioconda que está no Louvre", disse à Reuters o historiador da arte e membro da fundação Stanley Feldman.
Na Itália e na França, a "Mona Lisa" atualmente reconhecida de Leonardo é chamada de "La Gioconda" ou "La Joconde", em homenagem a Lisa Gherardini, a mulher do nobre italiano do século 16 Francesco Del Giacondo, que encomendou um retrato dela.
Mas Leonardo da Vinci nunca entregou a pintura. O retrato a ser apresentado aos especialistas e à mídia em Genebra mostra uma mulher aparentemente com 20 e poucos anos - não com 30 e poucos anos, como na pintura do Louvre - na mesma pose e com muito do olhar enigmático da obra-prima do Louvre.

O irlandês Feldman e seu irmão David, envolvidos há muito tempo no mundo da arte, disseram que a evidência histórica, a comparação crítica e o exame científico usando as técnicas mais modernas sustentam a opinião deles sobre o quadro.
Apoiando com cautela a tese das "duas versões" - que, se confirmada, será uma grande sensação no mundo da arte --, estão o especialista italiano Alessandro Vezzosi, também integrante da fundação, e o especialista baseado nos EUA Carlo Pedretti. No entanto, outros especialistas no pintor, escultor, arquiteto e designer que mudou o mundo cultural europeu a partir do fim do século 15 até a sua morte em um pequeno castelo francês no Loire aos 67 anos, em 1519, mostram-se céticos.

Fonte;
G1

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vacina contra câncer de próstata

Labiofam, farmacêutica estatal cubana, apresentou nesta terça-feira durante um congresso em Havana, seus novos produtos contra o câncer, entre os quais uma vacina e um medicamento terapêutico. As informações são da agência Ansa.

De acordo com a empresa, que entre seus produtos estão cerca de 30 vacinas virais e bacterianas, a nova vacina teria sido testada com sucesso em pacientes com câncer de próstata. Além disso, a Labiofam anunciou o lançamento de um produto anticancerígeno, a base do veneno de um escorpião cubano.

Segundo a Labiofam, a vacina contra o câncer de próstata, batizada de Heber Provac, teria sido capaz de melhorar o estado de 56 pacientes ainda não submetidos à radioterapia ou quimioterapia, em dois hospitais de Cuba.

O medicamento tem como objetivo tratar carcinomas de estágios três e quatro. A estatal espera que no futuro a vacina substitua os tratamentos tradicionais em todo o mundo. O outro produto, obtido através do veneno do escorpião azul e comercializado como Vidatox, teria propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e anticancerosa.
Segundo os resultados apresentados pela empresa no congresso, o medicamento melhorou a qualidade de vida de 65 mil pacientes com câncer. "Ao contrário de qualquer outro, o Vidatox atravessa a barreira hemo-encefálica", ressaltou o presidente da Labiofam, José Antonio Fraga Castro.

Fonte;
Terra

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Informações sobre Olimpíada em Londres foram furtadas

Por meio de comunicado oficial, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro admitiu que dez de seus funcionários furtaram informações confidenciais do Comitê Organizador de Londres (Locog, na sigla em inglês). Os arquivos, baixados pelos brasileiros sem autorização dos ingleses, continham dados sobre o plano de segurança do evento e planejamento estratégico.

Segundo o Comitê Rio-2016, todos os arquivos foram recuperados e devolvidos, e os funcionários responsáveis pela subtração dos dados sigilosos foram desligados da organização.
Durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Comitê Rio-2016 contou com cerca de 200 funcionários em Londres.

Nota do Blogueiro;
Coisa lamentável,vindo desses brasileiros desprovidos de criatividade.. O Brasil vai fazer a melhor olimpíadas de todos os tempos,sem precisa de informações de outras ex-sedes!

Fonte;
O POVO

domingo, 23 de setembro de 2012

Anjos Guardiães

Autor: Allan Kardec

É uma doutrina que deveria converter os mais incrédulos pelo seu encanto e pela sua doçura:a dos anjos guardiães.
Pensar que se tem, junto de si, seres que vos são superiores, que estão sempre aí para vos aconselhar, vos sustentar, para vos ajudar a escalar a áspera montanha do bem, que são amigos mais seguros e mais devotados que as mais íntimas ligações que se possa contrair nesta Terra, não é uma idéia bem consoladora?
Esses seres estão aí por ordem de Deus; foi ele quem os colocou junto de nós, e estão aí pelo amor dele,e cumprem, junto de nós, uma bela mas penosa missão. Sim, em qualquer parte que estejais, ele estará convosco: os calabouços, os hospitais, os lugares de deboche, a solidão,nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma sente os mais doces impulsos e ouve os sábios conselhos.
Por que não conheceis melhor essa verdade! Quantas vezes ele vos ajudou nos momentos de crise, quantas vezes vos salvou das mãos de maus Espíritos! Mas, no grande dia,esse anjo do bem terá, freqüentemente, a vos dizer: "Não te disse isso? E tu não o fizeste.
Não te mostrei o abismo, e tu nele te precipitaste; não te fiz ouvir na consciência a voz da verdade,e não seguiste os conselhos da mentira?" Ah! questionai vossos anjos guardiães; estabelecei,entre ele e vós, essa ternura íntima que reina entre os melhores amigos.
Não penseis em não lhes ocultar nada, porque são o olho de Deus, e não podeis enganá-los.
Sonhai com o futuro,procurai avançar nesse caminho, vossas provas nele serão mais curtas, vossas existências mais felizes. Ide! homens de coragem; lançai longe de vós, uma vez por todas, preconceitos e dissimulações; entrai no novo caminho que se abre diante de vós; caminhai, caminhai,tendes guias, segui-os: o objetivo não pode vos faltar, porque esse objetivo é o próprio Deus.
Àqueles que pensam que é impossível a Espíritos verdadeiramente elevados se sujeitarem a uma tarefa tão laboriosa e de todos os instantes, diremos que influenciamos vossas almas estando a vários milhões de léguas de vós: para nós o espaço não é nada, e mesmo vivendo em um outro mundo, nossos espíritos conservam sua ligação com o vosso.
Gozamos de qualidades que não podeis compreender, mas estejais seguros que Deus não nos impôs uma tarefa acima de nossas forças, e que não vos abandonou sozinhos na Terra, sem amigos e sem sustentação. Cada anjo guardião tem o seu protegido, sobre o qual ele vela, como um pai vela sobre seu filho; ele é feliz quando o vê seguir o bom caminho, e geme quando seus conselhos são desprezados.
Não temais nos cansar com vossas perguntas; ficai, ao contrário, em relação conosco: sereis mais fortes e mais felizes. São essas comunicações, de cada homem com seu Espírito familiar, que fazem todos os homens médiuns, médium ignorados hoje mas que se manifestarão mais tarde, e que se espalharão como um oceano sem limites para refluir a incredulidade e a ignorância. Homens instruídos, instruí; homens de talento, elevai vossos irmãos.
Não sabeis que obra cumpris assim: é a do Cristo, aquela que Deus vos impôs. Por que Deus vos deu a inteligência e a ciência, se não para partilhá-las com vossos irmãos,certamente para avançá-los no caminho da alegria e da felicidade eterna.

São Luís, Santo Agostinho.

Nota. - A doutrina dos anjos guardiães, velando sobre seus protegidos, apesar da distância que separa os mundos, nada tem que deva surpreender; ela é, ao contrário, grande e sublime.
Não vedes sobre a Terra, um pai velar sobre seu filho, embora dele esteja distante, ajudar com seus conselhos por correspondência? Que haveria, pois, de espantoso que os Espíritos possam guiar aqueles que tomam sobre sua proteção, de um mundo ao outro, uma vez que, para eles, a distância que separa os mundos é menor que aquela que, na Terra,separa os continentes?

Revista Espírita, janeiro de 1859

Fonte;
www.oespiritismo.com.br

sábado, 22 de setembro de 2012

Carbono 14

O carbono-14, C14 ou radiocarbono é um isótopo radioativo natural do elemento carbono, recebendo esta numeração porque apresenta número de massa 14 (6 prótons e 8 nêutrons). Este isótopo apresenta dois neutrons a mais no seu núcleo que o isótopo estável carbono-12.
Entre os cinco isótopos instáveis do carbono, o carbono-14 é aquele que apresenta a maior meia-vida, que é de aproximadamente 5 730 anos.
Forma-se nas camadas superiores da atmosfera onde os átomos de nitrogênio-14 são bombardeados por neutrons contidos nos raios cósmicos.

Reagindo com o oxigênio do ar forma dióxido de carbono , cuja quantidade permanece constante na atmosfera. Este (dióxido de carbono), juntamente com o C12O2 normal, é absorvido pelos animais e vegetais sendo, através de mecanismos metabolicos, incorporados a estrutura destes organismos. Enquanto o animal ou vegetal permanecer vivo a relação quantitativa entre o carbono-14 e o carbono-12 permanece constante. A partir da morte do ser vivo, a quantidade de C-14 existente em um tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5 730 anos. Cerca de 50 mil anos depois, esta quantidade começa a ser pequena demais para uma datação precisa.
Quando o ser vivo morre inicia-se uma diminuição da quantidade de carbono-14 devido a sua desintegração radiativa. No carbono-14 um neutron do núcleo se desintegra produzindo um próton ( que permanece no núcleo aumentando o número atômico de 6 para 7 ) com emissão de uma partícula beta ( elétron nuclear ). O resultado da desintegração do neutron nuclear do carbono-14 origina como produto o átomo de nitrogênio-14.
Como essa desintegração ocorre num período de meia-vida de 5730 anos é possível fazer a datação radiométrica de objetos ou materiais arqueológicos com idades dentro desta ordem de grandeza. O método não é por isso adequado à datação de fósseis que têm idades na casa dos milhões de anos e que são datados por métodos estratigráficos e por decaimento de outros elementos radioativos.
A técnica de datação por carbono-14 foi descoberta nos anos quarenta por Willard Libby. Ele percebeu que a quantidade de carbono-14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores de carbono-14 em um objeto antigo nos dá pistas muito exatas dos anos decorridos desde sua morte.

Esta técnica é aplicável à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas - ou seja todo material que conteve carbono em alguma de suas formas, e o absorveu, mesmo que indiretamente, como pela alimentação com organismos fotossintetizantes, da atmosfera. Como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono-14 e que esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham até cerca de 50 mil a 70 mil anos de idade.
Este limite de valor é dado pelos limites práticos da sensibilidade dos métodos analíticos, que para quantidades extremamente pequenas do elemento a detectar, passam a tornar a determinação pouquíssimo confiável ou mesmo impossível.
Libby, que era químico, utilizou em 1947 um contador Geiger para medir a radioatividade do C-14 existente em vários objetos. Este é um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo perfeitamente mensurável a partir da morte de um organismo vivo. Libby usou objetos de idade conhecida (respaldada por documentos históricos), e comparou esta com os resultados de sua radiodatação. Os diferentes testes realizados demonstraram a viabilidade do método até cerca de 70 mil anos.
Depois de uma extração, o objeto a datar deve ser protegido de qualquer contaminação que possa mascarar os resultados. Feito isto, se leva ao laboratório onde se contará o número de radiações beta produzidas por minuto e por grama de material. O máximo são 15 radiações beta, cifra que se dividirá por dois por cada período de 5.730 anos de idade da amostra.
Dado que essencialmente todas as fontes de alimentação humana são derivadas das plantas, o carbono que compõe nossos corpos contém carbono 14 na mesma concentração da atmosfera. Os decaimentos beta de nosso radiocarbono interno contribui com aproximadamente 0,01 mSv/ano (1 mrem/ano) para cada dose pessoal de radiação ionizante. Isto é pequeno comparado à doses de potássio 40 (0,39 mSv/ano) e radônio (variável). Carbono 14 pode ser usado como um traçador radioativo em medicina. Na variante inicial do teste respiratório com uréia, um teste diagnóstico para Helicobacter pylori, uréia etiquetada (marcada) com aproximadamente e 37 kBq (1.0 µCi) de carbono 14 é fornecida ao paciente. No caso de uma infecção por H. pylori, a enzima urease bacterial quebrará a uréia em amônia e dióxido de carbono marcado radioativamente, o qual pode ser detectado por contagem de baixo nível na respiração do paciente. O teste respiratório de uréia com C14 tem sido grandemente substituído pelo teste respiratório de uréia com C13 o qual não apresenta questões relacionadas à radiação.

Fonte;
Wikipédia

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

"Maiores brasileiros de todos os tempos"



Esse vídeo fala grande parte do que eu queria falar(não concordo com tudo) sobre "Os Maiores Brasileiros de todos os tempos"tem nomes "fora de série",não listei todos,caso contrário colocaria uns 80 nomes,listei os mais absurdos!

99º Jô Soares
96º Roberto Justus
92º Romário
90º Anderson Silva
87º William Bonner
86º Amado Batista
83º Joelma
82º Ronaldinho Gaúcho
81º Datena
80º Sócrates
78º Fernando Collor de Mello
75º Claudia Leitte
72º Michel Teló
65º Reynaldo Gianecchini
63º Dedé, jogador do Vasco da Gama
61º Zico
60º Padre Marcelo Rossi
59º Marcos, ex-goleiro do Palmeiras
56º Hebe Camargo
54º Missionário R.R. Soares
51º Paiva Neto
50º Rogério Ceni, goleiro do São Paulo
49º Gugu Liberato
48º Tiririca
43º Ivete Sangalo
42º Luan Santana
40° Xuxa
39° Rodrigo Faro
38° Renato Aragão – Didi
35° Luciano Huck
33° Dilma Rousseff
26° Pastor Silas Malafaia
21° Eike Batista
20° Neymar
19° José Alencar
16° Derci Gonçalves
15° Ronaldo Fenômeno
13° Bispo Edir Macedo.

Fonte;
SBT
Youtube

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bebê dado à adoção virou campeã paraolímpica

Um casal russo que deu sua filha portadora de deficiência para adoção disse à mídia de seu país ter descoberto que a menina é a nadadora americana Jessica Long, medalhista de ouro na Paraolimpíada de Londres 2012.
O casal disse querer conhecer a para-atleta, que foi adotada por um casal americano.
Natalya e Oleg Valtyshev, que deixaram a menina em um orfanato na Sibéria pouco depois do seu nascimento, chegaram a assistir às competições de Jessica Long pela televisão sem saber quem ela era.
Em entrevista a um canal de TV russo, eles dizem estarem orgulhosos da garota. Long já disse em entrevistas que gostaria de ir à Rússia após os Jogos Paraolímpicos para encontrar a família, mas ainda não se pronunciou sobre a aparição dos pais.

Jessica Long, que foi chamada de Tatiana ao nascer, foi adotada por um casal americano quando tinha um ano de idade. Ela vivia em um orfanato na cidade de Bratsk, na Sibéria, há cerca de 3,7 mil quilômetros de Moscou.
A menina, que cresceu em Baltimore, nos Estados Unidos, nasceu sem tornozelos, joelhos e sem a maior parte dos ossos dos pés.
Ainda antes de deixar a Rússia, ela teve a parte inferior das pernas amputadas para usar próteses e aprender a andar.
Anos depois, Jessica se tornou atleta paraolímpica e ganhou 12 medalhas de ouro em três edições dos Jogos.
Após a paraolimpíada de Londres 2012, seus pais biológicos foram encontrados por jornalistas russos e se emocionaram ao falar da menina.
Segundo o jornal Siberian Times, a mãe da para-atleta disse "sentir muito" por tê-la dado para a adoção.
"Na época eu tive medo. Tive que deixá-la para trás. Mas eu cheguei a pensar em pegá-la de volta", afirmou.
"Eu estava sozinha na Sibéria, sem minha mãe e meu pai. Para onde eu iria com ela? Os médicos disseram para eu deixá-la, disseram que eu não podia ajudá-la. Eu a chamei de Tatiana, como minha irmã mais velha."
O pai, Oleg Valtyshev, que tinha 17 anos à época do nascimento da menina, disse que o casal foi pressionado pelos médicos para deixar a menina.
"O que eu poderia ter dito? Eu não poderia ter dito nada porque não estava preparado para isso. Eu fiquei muito chocado com a coisa toda", disse ele.
"Mas não quero falar contra os médicos. Eles disseram: 'A garota tem deformidades e vocês são jovens, vai ser difícil'."
Desde então, o casal teve três outras filhas incluindo outra menina portadora de deficiência. Dasha, de 13 anos, tem características semelhantes às de Jessica e vive com os pais.

Natalya e Oleg afirmaram ao canal de TV que tinham a intenção de buscar a filha quando pudessem, mas que ela foi adotada antes.
"As crianças geralmente são mantidas no orfanato até os três anos, e eu tinha certeza de que ninguém iria adotá-la. Eu me informava sobre ela, sabia que ela estava linda, que todos a amavam", disse a mãe.
"No dia 6 de julho de 1993 eu dei à luz minha segunda filha Nastya (Anastasia) e no dia 9 de julho soube que um casal de americanos a adotou."
Nastya descobriu aos 19 anos que tinha uma irmã. Ao canal russo, ela disse que sua mãe confessou que deu Tatiana para a adoção, mas que parecia traumatizada demais para falar a respeito.

Fonte;
BBC

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rio Xingu,novamente..

A hidrelétrica de Belo Monte vai abrir caminho para um grande projeto de exploração de ouro na Volta Grande do Rio Xingu, o trecho que será mais impactado pela obra, com a perda de até 80% de sua vazão. A companhia Belo Sun Mining Corporation, com sede no Canadá, apresenta o empreendimento como o “maior projeto de ouro em desenvolvimento no Brasil”.

A previsão é de um investimento total de pouco mais de US$ 1 bilhão e de que, em 11 anos de operação, deverão ser produzidas 51,2 toneladas de ouro, uma média de 4,6 toneladas de ouro por ano.

O Ministério Público Federal (MPF) em Altamira (PA) já começou a investigar o projeto Belo Sun Mining, que está sendo licenciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Sema).

O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto, no entanto, não leva em consideração a barragem e por isso não avalia os impactos cumulativos que um empreendimento desse porte poderá causar numa região sob severo dano ambiental. A hidrelétrica só é mencionada na parte sobre fornecimento de energia, mas na verdade a mudança na vazão e no curso do rio vai viabilizar a implantação da mina pela Belo Sun Mining Corporation.
A procuradora da República Thais Santi questiona a realização de um empreendimento desse porte em uma área já fragilizada com a instalação da usina de Belo Monte, justamente a região que é afetada pelo desvio da vazão do Xingu para alimentar as turbinas da hidrelétrica.
O MPF questiona a ausência de informações sobre impactos aos indígenas na Volta Grande. Não há estudos e a Fundação Nacional do Índio (Funai) sequer foi consultada para o licenciamento.
O MPF solicitou ao Departamento Nacional de Produção Mineral informações sobre as licenças de exploração que a empresa Belo Sun Mining Corporation tenha na região do Xingu. De acordo com o site da empresa, trata-se de um empreendimento com sede no Canadá e “portfolio” no Brasil.

- Belo Sun Mining está pesquisando ouro ao longo dos cinturões mais ricos em minério no norte do Brasil, uma região com vasta riqueza mineral e uma indústria mineradora vibrante e moderna. O Brasil tem uma indústria de mineração de importância mundial com um potencial de exploração considerável. O Brasil também tem clima político favorável, com um código de mineração recentemente modernizado e, apesar destas condições geológicas, permanece largamente inexplorado – diz o site da empresa na internet.

A companhia informa que detém os direitos de pesquisa e lavra em uma área de 1.305 quilômetros quadrados que é conhecida pela mineração artesanal. É uma das preocupações do MPF, já que, de acordo com os moradores das ilhas da Volta Grande do Xingu, eles ainda detém os direitos de lavra na região.


Nota do Blogueiro
Quando as sacanagens com os brasileiros irão acabar?
Nesse caso,em especial aos indígenas,que são os que mais estão sendo prejudicados(sacaneados),LITERALMENTE EM TODOS SENTIDOS!

Outras postagens sobre o Xingu
Irmãos Villas Bôas
Não a Usina de Belo Monte II
Não a Usina de Belo Monte
Explorador Percy Fawcett

Fonte;
Terra

A idéia

De onde ela vem?! De que matéria bruta
Vem essa luz que sobre as nebulosas
Cai de incógnitas criptas misteriosas
Como as estalactites duma gruta?!

Vem da psicogenética e alta luta
Do feixe de moléculas nervosas,
Que, em desintegrações maravilhosas,
Delibera, e depois, quer e executa!

Vem do encéfalo absconso que a constringe,
Chega em seguida às cordas do laringe,
Tísica, tênue, mínima, raquítica ...

Quebra a força centrípeta que a amarra,
Mas, de repente, e quase morta, esbarra
No mulambo da língua paralítica

Fonte;
Livro EU e Outras poesias,Augusto dos Anjos
Acervo pessoal AJS(Devorador do Pecado)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Papiro sugere que Jesus Cristo seria casado

Uma inscrição antiga feita em papiro pode sinalizar que Jesus Cristo tinha uma esposa. O material foi apresentado nesta terça-feira (18/09/12), durante o 10º Congresso Internacional de Estudos Coptas, que está sendo realizado em Roma, na Itália. Copta é o nome que se dá à língua falada no Egito na época do Império Romano, quando viveu Jesus. É nessa língua que está escrito fragmento de um texto com os dizeres: “Jesus disse a eles, minha esposa...”.

O pedaço de papiro tem aproximadamente quatro centímetros de altura e oito de largura. Segundo Karen King, professora da Faculdade de Teologia de Harvard, nos EUA, que apresentou a peça, o documento foi escrito na segunda metade do século 2.

“Esse novo evangelho não prova que Jesus era casado, mas nos conta que toda a questão só surgiu como parte de debates vociferantes sobre sexualidade e casamento”, contou King à reportagem da própria Harvard.
Ainda de acordo com a autora, o que o documento prova é que o estado civil de Jesus não era um tabu para os cristãos da época. “Desde o início, cristãos discordaram sobre se era melhor não casar, mas levou mais de um século após sua morte até que eles começassem a apelar para o estado civil de Jesus como um apoio aos seus argumentos”, prosseguiu.
Antes de apresentar sua pesquisa em Roma, King já tinha apresentado o papiro para outros importantes especialistas, que concordaram que se trata de um documento autêntico.

O fragmento chegou até King das mãos de seu dono, que mora nos Estados Unidos e preferiu não se identificar. Por isso, pouco se sabe sobre sua descoberta. Os especialistas sabem apenas que ele foi escrito em um livro – e não em um rolo, pois há inscrições dos dois lados – e que provavelmente é original do Egito – por estar escrito em copta.

Fonte;
G1

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Hulk Jogador

Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como Hulk.
Filho de Djovan Souza e Socorro Souza, o único homem dos sete filhos do casal cresceu no bairro José Pinheiro, em Campina Grande-PB, acostumado a ajudar os pais na barraca de carnes nas feiras livres da cidade, tarefa da qual nunca gostou.

Foi revelado pelo Vitória, em 2004, atuando apenas em uma partida pela equipe principal do clube, ainda como lateral-esquerdo, tendo ainda passado pelo meio-campo antes de se tornar atacante.Suas principais características são a força fìsica o chute muito forte e preciso.
Nunca tendo sido prestigiado no Brasil, Hulk deixou o Vitória com apenas 18 anos.
Hulk é pai de dois filhos, Ian e Tiago.

Nota do Blogueiro;
Deixo aqui a minha humilde homenagem a esse jogador,que é "sem palavras". Mostra dentro de campo,e fora dele que é um exemplo a ser seguido como pessoa,não deixando de lado ou se envergonhando de suas raízes Nordestina.
Morei um ano em Campina Grande, por fazer muito tempo não recordo do Bairro José Pinheiro"do Hulk".

Fonte;
Wikipédia

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O uso do etc..

Estamos diante de um termo – etc. – do qual comumente fazemos uso. Assim, dado esse caráter, às vezes não nos sentimos tão preocupados acerca das reais características que o norteiam. Partindo dessa prerrogativa, estaria ele submetido a algumas regras, assim como tantos outros assuntos relacionados à língua?
Dada tal ocorrência, partamos rumo à concretização de mais um intento: descobrir se sim ou se não. Para tanto, eis que algumas elucidações tendem a se fazer presentes, entre elas:

O termo em questão representa a abreviatura da expressão latina et cetera, cujo significado se refere a “e outras coisas”, “e outros (da mesma espécie), “e assim por diante”. Semelhantemente aos demais elementos linguísticos, ele também se encontra submetido a alguns pormenores, sobretudo no que tange à utilização, pormenores estes assim demarcados:

* Em virtude do fato de já haver o elemento de ligação “e” na forma original (decorrente de razões etimológicas), não há necessidade de fazer uso de tal conectivo. Assim, constatemos o exemplo que segue:

Nas férias fomos ao cinema, visitamos o zoológico, passeamos pelo parque e etc. Convenientemente, poderíamos optar por:

Nas férias fomos ao cinema, visitamos o zoológico, passeamos pelo parque, etc.

Alguns gramáticos condenam o uso da vírgula, justamente em virtude do aspecto mencionado anteriormente (o conectivo implícito); outros a concebem como elemento necessário, visto que com o passar do tempo o referido termo passou a representar um elemento enumerativo – razão pela qual o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) o apresenta precedido de pontuação.

* O uso das reticências após esse termo é muito recorrente, fato que contraria suas regras de uso. Assim, conveniente é optar ou só pelo uso das reticências ou somente pelo uso do etc., mas não os dois juntos. Vejamos, portanto:

Nas férias fomos ao cinema, visitamos o zoológico, passeamos pelo parque, etc. ou
Nas férias fomos ao cinema, visitamos o zoológico, passeamos pelo parque...

* Quando se faz referência a pessoas, deve-se evitar seu uso, haja vista que o seu sentido é “demais coisas”, e coisas não são pessoas. Dessa forma, constatemos:

Compareceram à reunião: Paulo, Rafaela, Márcio e Luiz.
* Em se tratando de um só elemento, o seu uso não é necessário, como por exemplo:

Nas férias fomos ao cinema.

Fonte;
Português(R7)

Buracos negros e galáxias 'escondidos'

Um telescópio especial detectou milhões de buracos negros supermaciços e galáxias com temperaturas extremamente altas, que estavam "escondidos" atrás de uma nuvem de poeira interestelar.
O Wide-Field Infrared Survey Explorer (Wise), telescópio da agência espacial americana Nasa, conseguiu captar comprimentos de ondas ligados ao calor dos astros, o que fez com que eles conseguissem enxergar e mapear pela primeira vez alguns dos objetos mais iluminados do Universo.

A expectativa dos cientistas é de que a descoberta os ajude a entender como as galáxias e buracos negros se formam.
Os astrônomos já sabiam que a maioria das galáxias possuem buracos negros no seu centro, que são "alimentados" com gases, poeira e estrelas ao seu redor. Às vezes, os buracos negros soltam energia suficiente para impedir a formação de estrelas.
A forma como estrelas e buracos negros evoluem juntos, no entanto, continua sendo um mistério para os cientistas. A esperança é que os dados do telescópio Wise possibilitem novas descobertas neste ramo.
O Wise tem capacidade de detectar comprimentos de onda que ficam muito além do campo de visão dos telescópios atuais. Isso permite ao equipamento fazer diversas descobertas inéditas na ciência.

O telescópio ganhou a fama de "caçador de buracos negros".
"Nós encurralamos os buracos negros", diz Daniel Stern, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), um dos autores dos três estudos que foram apresentados nesta quarta-feira.(10-9-12)
Stern e seus colegas usaram outro telescópio (Nustar) para analisar os dados dos buracos negros captados pelo Wise e apresentaram os dados em um artigo que será publicado na revista científica Astrophysical Journal.
Outros dois estudos detalham galáxias com temperaturas extremamente altas e com brilho intenso, que até recentemente não conseguiam ser detectadas. O termo em inglês para essas galáxias é "hot dust-obscured galaxies", ou hot-Dogs (que também significa "cachorro-quente", em inglês).
Mais de mil galáxias já descobertas são mais de cem vezes mais brilhantes que o Sol da Via Láctea.
Os dados da missão Wise estão sendo disponibilizados ao público, para que todos os cientistas possam contribuir nas pesquisas espaciais.

Fonte;
BBC

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Piada sem graça

Parece que a Estônia consolida a fama de Estado onde os crimes dos nazistas são motivo de piadas. Mal cessou o escândalo com o uso da foto dos portões do campo de concentração de Auschwitz, no comercial de firma de gás, quando veio a tona novo fato. Desta vez em jornal local surgiu um anuncio de comprimidos para emagrecer, impresso tendo por fundo uma fotografia de prisioneiros de Buchenwald.

O primeiro que chamou a atenção para o anúncio provocador foi o vice-prefeito de Tallin, Mikhail Kilvart. Em sua página na rede social Facebook ele publicou a fotografia da página de jornal com o anúncio impresso sobre a imagem dos prisioneiros famintos do campo de concentração. A foto no jornal estava acompanhada da inscrição: “Os comprimidos do doutor Mengele fazem milagres”. E embaixo da foto mais um lema: “Em Buchenwald não havia nenhum gordo”. Tudo isto causou a indignação de Kilvart. “Como é possível brincar com o extermínio em massa de pessoas” – escreveu ele no Facebook.

A pergunta: por que na Estônia são possíveis tais publicações, deve ser endereçada às autoridades da república – diz o diretor da Fundação “Memória Histórica”, Alexander Diukov.
“Aqui tem lugar uma incompreensão exata do que foi o nazismo, o que foi Auschwitz e quem foi o doutor Mengele. Na verdade isto não é surpreendente, porque é difícil esperar conhecimentos sobre o nazismo de habitantes de um país em que são considerados heróis os legionários das SS. Isto é, aqueles que combateram ao lado dos nazistas. Nós vemos que na Estônia o nazismo não foi condenado como tal”

“Os comprimidos do doutor Mengele” não é o primeiro anúncio estoniano que explora o tema do Holocausto. Há umas duas semanas uma companhia que vende equipamentos de gás alemães, publicou em seu site uma foto dos portões do campo de concentração de Auschwitz. Como explicou o diretor executivo da firma, o aquecimento a gás é associado com o Holocausto. “Nós ouvimos com frequência a anedota de que Hitler suicidou-se porque recebeu a conta de gás” – acrescentou ele.

Deve-se assinalar que os publicitários também de outros países às vezes usam imagens relacionadas com o nazismo. Mas estas são mostradas exclusivamente como algo terrível. E somente as firmas estonianas recorrem a elas para promover suas mercadorias e serviços.

Nota do Blogueiro;
Não sou a favor do estado de Israel (não acredito que palavras bíblicas sejam um motivo suficiente para fundação de um estado, e ocupação ilegal) principalmente da forma como o estado conduz a sua "boa"vizinhança,já critiquei muita sua politica de massacre as palestinos.
Mas voltando ao assunto Holocausto,acho essas piadas totalmente sem graça!!é um extremo desrespeito as vitimas do nazismo,seja ele polonês,judeu,russos etc..

Fonte;
Voz da Rússia

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nova espécie de pássaro

Uma nova espécie de pássaro foi descoberta na Serra do Cipó, nos campos rupestres de Minas Gerais. A princípio, os pesquisadores pensaram ter encontrado uma população isolada do pedreiro (Cinclodes pabsti), que vive nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mas acabaram surpreendidos pelos resultados de exames de DNA, indicando que os passarinhos de Minas e do Sul são espécies distintas.

Realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, o trabalho foi previamente publicado on-line no periódico IBIS, e em outubro deve chegar à edição impressa.

O Cinclodes espinhacensis* ou pedreiro-do-espinhaço é um passarinho grande, com cerca de 22 centímetros de comprimento. Tem a plumagem cor de chocolate, com a parte inferior beje e uma faixa amarelada sobre os olhos, assim como o primo das serras dos sul. A semelhança com o C. pabsti é tamanha que levou os autores a publicarem uma nota, em 2008, identificando o pássaro mineiro como uma população isolada de C. pabsti.

Os pesquisadores haviam se deparado com indivíduos, mas ainda não podiam confirmar se eles viviam e reproduziam na região ou estavam apenas dispersos, o que explicaria a presença deles tão longe do Rio Grande do Sul. Com base em fotografias, confirmaram que se tratava de um Cinclodes.

“Por indicação do herpetólogo Felipe Leite, fomos até à região da Serra do Breu. Lá, pela primeira vez encontramos uma população estabelecida propriamente dita, observamos vários indivíduos separados por territórios e se reproduzindo”, diz o ornitólogo Guilherme Freitas, autor principal do artigo. Ele conta que a Serra do Breu é um local especial, porque possui muitos afloramentos rochosos e é mais alta do que seu entorno.

O pedreiro-do-espinhaço vive em uma área restrita de 490 quilômetros quadrados, na Serra do Cipó, em Minas Gerais, onde constrói ninhos em túneis abertos nas fendas das rochas. É muito comum vê-lo nos campos rupestres, acima de 1.500 metros de altitude, ciscando em busca de insetos, ou nas pedras, perto de reservatórios ou cursos d'água. “Ele gosta muito de água”, afirma o ornitólogo Guilherme Freitas, autor principal do artigo. Não é difícil também ouvir o canto e o grito desse pássaro, quando ele está empoleirado em arbustos, ou quando em voo.

O pedreiro do Sul havia sido descoberto em 1969 e já tinha surpreendido especialistas, já que as outras 14 espécies do gênero vivem nos Andes e Patagônia. De acordo com Guilherme Freitas, os pedreiros brasileiros são espécies relictuais, ou seja, vestígios da história natural da região. “É uma espécie que conta como foi a colonização destas montanhas”, afirma Freitas.

A Serra do Cipó fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte, no sul da Serra do Espinhaço, na região central do estado. Uma região de grande interesse geológico – que teria surgido há cerca de 1,7 bilhões de anos – e que atrai turistas. Em 1987, foi criado um Parque Nacional da Serra do Cipó, com 31 mil hectares.

Fonte;
(O)ECO

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Morre o ator Michael Clarke Duncan

Morreu nesta segunda-feira (3/09/12) o ator Michael Clarke Duncan, conhecido por seu trabalho em "À espera de um milagre" (1999), estrelado por Tom Hanks. A informação é da agência Associated Press.

Duncan tinha 54 anos de idade e também atuou em filmes como "Sin city - A cidade do pecado" (2005), "O planeta dos macacos" (2001) e "Armaggedon" (1998). No dia 13 de julho, o ator sofreu uma parada cardíaca, tendo sido reanimado por sua noiva, Omarosa Manigault. Na época, o site TMZ observou que o procedimento era surpreendente, dado que Duncan pesava cerca de 150 quilos.
Desde então, ele estava internado. Ainda em julho, os médicos chegaram a registrar que seu "batimento cardíaco [estava] muito forte". Conhecido por seu porte físico avantajado - o portal IMDb dá conta de que ele tinha 1,96m -, Duncan também chegou a contracenar com Charlie Sheen como convidado especial do seriado "Two and a half man", na pele de um jogador de futebol americano.

Nesta segunda, o TMZ informou que Duncan morreu "de repente". Citando fontes não identificadas, o site escreve que Omarosa, por alguns instantes, deixou o quarto em que o ator estava internado, em Los Angles. Quando ela retornou ao local, ele já estava morto. Michael Clarke Duncan iniciou sua carreira em 1995, e em seus primeiros trabalhos costumava ser escalado para o papel de segurança ou guarda-costas; ele inclusive assinava como "Big Mike Duncan".
Curiosamente, no entanto, seu papel de maior destaque foi o de um prisioneiro sensível e de poderes sobrenaturais, em "À espera de um milagre". A atuação, que colocava em contraste o estereótipo de sua figura e fragilidade do personagem, fez com que recebesse sua única indicação ao Oscar, de melhor ator coadjuvante.

Fonte;
G1

sábado, 1 de setembro de 2012

Ilha do cartel de Cali(abadonada)

Estas ilhas(Ilhas Del Rosario) privadas eram de traficantes colombianos outrora poderosos e bilionários que tinham como principal Pablo Escobar que em seus tempos áureos de 1980,chegou a forneceu 30 por cento de toda cocaína do mundo,com todo seu poder político e lavagem de dinheiro internacional. Sua organização era o famoso cartel de cali,que nos finais de semanas aproveitava esse paraíso.
O cartel de Cali foi bombardeada em 1992,o que sobrou das duas mansões foram abandonados a própria sorte,os bandidos do local que não foram mortos foram presos,Escobar foi baleado e morto pela polícia durante uma perseguição para capturá-lo em 1993. Atualmente esses locais é propriedade do Governo da Colômbia,ficaram Como lembretes da enorme riqueza, uma vez possuído por senhores de drogas. Escobar foi derrubado por uma combinação de pressão do Governo da Colômbia e dos EUA, que queria que o traficante extravagante e popular fora do quadro.(Pablo Escobar era um herói popular em partes da Colômbia)
Agora, as piscinas e mansões e jardins foram deixados com a natureza,o que surgiu na Colômbia nos anos seguintes foram cartéis mortais,que não se compara com o de cali dos anos de 1980.

Agora visitantes podem ir com guias turísticos passeia de jet-ski tranquilamente, em lugares,onde antigamente lanchas e hidroaviões ficavam carregados com drogas e dinheiros. O lugar tinham sua própria discoteca, os visitantes podem apenas tentar imaginar o brilho e glamour e as pessoas bonitas que teria levado para a pista de dança ou discutidos seus esquemas de tráfico de drogas nefastas em um canto.
No entanto, uma coisa permanece na mansão de Escobar, e que é a bela vista para fora, nas margens do Caribe, que agora é um local de férias de verão para os ricos de Medellín, a segunda cidade da Colômbia e antigo centro de tráfico de drogas em expansão do país.

E a ironia é que agora você pode alugar um caiaque para remar em torno de águas que, 20 anos atrás teria custado a sua vida só para estar perto.

OBS;
Texto de AJS baseado na fonte a seguir.
Fonte;
Daily Mail