domingo, 7 de setembro de 2014

Coelhos selvagens desenterram tesouro arqueológico de oito mil anos


Uma autêntica «mina de ouro arqueológica» com relíquias de oito mil anos foi revelada na Cornualha, Reino Unido, depois de os coelhos selvagens terem criado galerias subterrâneas na zona, conhecida por «Land´s End» («O Fim da Terra»).

Os roedores escavaram objetos como cabeças de seta, ferramentas e facas artesanais, e pedaços de peles de animais, que remontam ao período do Neolítico, de acordo com os especialistas.

Conforme os investigadores aprofundaram as pesquisas, foram encontrados mais «tesouros» arqueológicos, associados à Idade do Bronze e à Idade do Ferro, tudo a cerca de 180 metros do local da descoberta original.

O site Western Morning News aponta que Land´s End é um lugar naturalmente privilegiado em termos de Arqueologia. Milhares de pessoas terão sido enterradas no icônico local, possivelmente «por causa das vistas magníficas».


As pesquisas são realizadas por uma equipa de arqueólogos da Big Heritage, com base em Wirral, Merseyside.
«As pessoas têm sido enterradas neste lugar há milhares de anos, provavelmente por causa das vistas sublimes», apontou o líder da equipa, Dean Paton.

«Há uma hipótese num milhão de os coelhos fazerem uma descoberta desta envergadura», sublinhou Paton, de 30 anos.
«[Os coelhos] escavaram duas tocas perto uma da outra e todos estes tesouros foram revelados», explicou.

«Ainda não se sabe ao certo a escala mas é sem dúvida uma mina de ouro. Uma família de coelhos acaba de reescrever os livros de História», comentou o investigador.

A Big Heritage quer agora criar uma espécie de «caminho dos coelhos arqueólogos» para divertir os mais novos em Land´s End.
«Os coelhos são muito intrometidos e vêm sempre ver o que andamos a fazer», disse ainda Dean Paton.

Fonte
Diário Digital

Nenhum comentário: