domingo, 21 de setembro de 2014

Gênero Utricularia - Plantas Carnívoras



PLANTA CARNÍVORA

Utricularia cf. reniformis

Família: Lentibulariaceae

Nome popular em inglês: bladderworts

Utricularia é um gênero de plantas carnívoras composta por cerca de 233 espécies (contagens precisas diferem com base em pareceres de classificação; uma recente publicação lista 215 espécies). As plantas deste gênero podem ser aquática ou terrestres e ocorrem em todos os continentes, exceto na Antártida.
Utricularia são muito visadas pelas suas flores, que são muitas vezes comparados com os de snapdragons e orquídeas, especialmente entre os entusiastas de plantas carnívoras.

Todas as plantas do gênero Utricularia são carnívoras. Captura pequenos organismos com uma armadilha consistindo em um pequeno reservatório de água (bexiga).
Espécies terrestres tendem a ter pequenas armadilhas que se alimentam de presas minúsculas, como protozoários e rotíferos que nadam em água suja (de solo).


As armadilhas podem variar em tamanho de 0,2 mm a 1,2 centímetros.
Espécies aquáticas possuem bexigas que são geralmente maiores e podem se alimentar de presas maiores, como as pulgas de água (Daphnia), nematóides e até mesmo de peixes (alevinos), girinos jovens e larvas de mosquito.
Apesar de seu pequeno tamanho, as armadilhas são extremamente sofisticadas. A bexiga (armadilha), quando armada, fica sob pressão negativa em relação ao seu ambiente, de modo que, quando a porta do alçapão é mecanicamente acionada, a presa, junto com a água onde vive, é arrastada para dentro da bexiga.
Uma vez que a bexiga está cheia de água, a porta se fecha de novo, o processo como um todo, leva apenas de 10 a 15 milésimos de segundo.

São plantas incomuns e altamente especializadas.
Os órgãos vegetativos não estão claramente separadas em raízes, folhas e caules, como na maioria das angiospermas.
As armadilhas da bexiga são reconhecidos como uma das estruturas mais sofisticadas no reino das plantas.

Agradecemos à Luís Adriano Funez pela identificação da espécie

Fonte
Instituto Rã-Bugio para conservação da Biodiversidade

Nenhum comentário: