sábado, 19 de outubro de 2013

Grupo de Estudos Nordeste Independente


O Grupo de Estudos Nordeste Independente ou Movimento Nordeste Independente é um movimento e um grupo de estudo separatista organizado e pacífico.
Tem como objetivo a autodeterminação de parte da Região Nordeste com exceção do Maranhão e da Bahia. Foi fundado pelo pernambucano Prof. Dr. Jacques Ribemboim.

O grupo fundado entre 1992 e 1994, por Jacques Ribemboim, professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, economista, com mestrado pela University College London e doutorado em economia pela UFPE. O grupo teve como base de criação a rivalidade com a Região Sudeste do País. Para eles, as políticas econômicas adotadas pelo Brasil visam proteger as empresas do Sudeste e prejudicar o consumo dos nordestinos. O fundador do grupo lançou o livro "Nordeste Independente", que explica suas teorias sobre a separação.

A proposta do Prof. Dr. Jacques Ribemboim excluia os estados da Bahia e do Maranhão do novo mapa, por considerar que essas regiões tinham poucas afinidades culturais com o resto do Nordeste e desafios próprios a serem superados. Na proposta do Prof. Dr. Jacques Ribemboim, o novo país seria formado por doze estados

Rio Grande, ex-Rio Grande do Norte
Paraíba
Pernambuco
Petrolina, desmembrando a porção oeste de Pernambuco
Alagoas
Sergipe
Ceará
Cariri, desmembrando a porção sul do Ceará
Piauí
Picos, desmembrando a porção centro-sul do Piauí
Gurguéia, desmembrando a porção sudoeste do Piauí
Fernando de Noronha, ex-distrito estadual de Pernambuco

Jacques Ribemboim sugere que o novo país se chame simplesmente República do Nordeste, mas lista outros nomes possíveis como República do Mandacaru, Frei Caneca, Nova Holanda, Zumbi, Pindorama, Estados Unidos do Nordeste Sulamericano (United States of Northeastern South America) ou Confederação do Novo Equador.

O livro "Nordeste Independente" conta que os motivos encontrados pelo grupo foram o separatismo natural ao longo da história, o processo de concentração social e regional da renda nas Regiões Sul e Sudeste, os favorecimentos políticos e econômicos na Região Sudeste em detrimento de regiões como o Nordeste, entre outros motivos.

Fonte
Wikipédia

Nenhum comentário: