quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Sexta Lua de Saturno,Encélado

Encélado é a sexta maior lua de Saturno. foi descoberto por Frederick William Herschel em 28 de agosto de 1789, durante a primeira utilização do telescópio de 1,2 m ,até então o maior do mundo.Herschel observou pela primeira vez Enceladus, em 1787, mas em seu menor, 16,5 telescópio cm, a lua não foi reconhecido.Devido a não se derreta Enceladus magnitude aparente (11,7m) e sua proximidade com brilhantes de Saturno e seus anéis muito, Enceladus é difícil observar da Terra, exigindo um telescópio com um espelho de 15 -30 centímetros de diâmetro, dependendo das condições atmosféricas e poluição luminosa. Como muitos outros satélites de Saturno descobertos antes da Era Espacial.
Enceladus foi observada pela primeira vez durante um anel de passagem, quando a Terra está dentro do plano dos anéis durante o equinócio de Saturno. Durante estes períodos, Enceladus é mais fácil de observar, devido à redução no brilho dos anéis. Até que as duas Sonda Voyager passou perto dela no início de 1980, muito pouco se sabe sobre esta pequena lua além da identificação de gelo de água em sua superfície. As Voyager mostraram que o diâmetro de Enceladus é apenas 500 km (310 milhas), cerca de um décimo do que da maior lua de Saturno, Titã, e reflete quase toda a luz que o atinge. Voyager 1 descobriu que Enceladus orbitou na parte mais densa de Saturno difuso anel E, indicando uma possível associação entre os dois, enquanto que a Voyager 2 revelou que, apesar do pequeno tamanho da lua, que tinha uma grande variedade de terrenos que variam de idade, fortemente crateras superfícies para jovens, tectonicamente deformadas terreno, com algumas regiões com idades tão jovens como superfície de 100 milhões de anos.
Encélado é um dos maiores satélites de interiores de Saturno. É o décimo quarto satélite, quando solicitado pela distância de Saturno e orbita dentro da parte mais densa do anel E, o mais externo dos de anéis de Saturno, uma ampla, mas muito difusas disco extremamente de gelo microscópicos ou material empoeirado, começando na órbita de Mimas e terminando em algum lugar ao redor da órbita de Réia.
Enceladus orbita Saturno a uma distância de 238,000 km do planeta é o centro e 180.000 km de seu topo das nuvens, entre as órbitas de Mimas e Tétis, exigindo 32,9 horas para girar uma vez (com rapidez suficiente para a sua moção a ser observada ao longo de uma única noite de observação) . Enceladus está atualmente em uma média de 2:01 movimento ressonância orbital com Dione, completando duas órbitas de Saturno para cada uma órbita completado por Dione. Isso ajuda a manter a ressonância orbital excentricidade de Enceladus (0,0047) e fornece uma fonte de aquecimento para a atividade geológica Enceladus
Em 2005, a Cassini espaçonave realizado vários voos rasantes perto de Enceladus, revelando a superfície da lua e do meio ambiente em maior detalhe. Em particular, a sonda descobriu uma rica pluma de água de descarga de lua sul da região polar. Esta descoberta, juntamente com a presença de escapar do calor interno e muito poucos (se houver) crateras de impacto na região polar sul, mostra que Encelado é geologicamente ativa hoje. Luas em sistemas de satélites extensa de gigantes gasosos, muitas vezes ficam presas em ressonância orbital que conduzem ao trabalho forçado excentricidade orbital, proximidade com o planeta pode levar a aquecimento por marés de satélite do interior, oferecendo uma explicação possível para a atividade.
No final de 2008, os cientistas observaram que vomitam do vapor de água da superfície de Enceladus. Isso pode indicar a presença de água líquida, que pode também tornar possível que Enceladus para sustentar a vida.
Em 13 de agosto de 2009 os cientistas anunciaram que a análise do vapor vomitam do pólo sul de Enceladus contêm níveis anormalmente elevados de sal nos grãos de gelo. Além disso, a sonda Cassini descobriu traços de compostos orgânicos, tais como carbonatos e grãos de poeira. Todos estes juntos as evidências de que existe um oceano sob a superfície da lua. As partículas de poeira pode ser capaz de fornecer detalhes que normalmente requerem a perfuração de obter.

Fonte;
http://en.wikipedia.org/wiki/Enceladus_(moon)

Nenhum comentário: