domingo, 21 de novembro de 2010

Guia de Retorno ao Brasil

Informações sobre programas e serviços disponíveis para brasileiros que retornam do exterior em situação de desvalimento
Todo ano, milhares de brasileiros deixam o País em busca de melhores condições de vida no exterior. Muitos são bem-sucedidos, encontram empregos dignos e satisfatórios, estabelecem raízes e reconstróem satisfatoriamente suas vidas. A esses, o Governo brasileiro deseja todo êxito e segue oferecendo assistência e apoio por meio de sua rede consular, esperando que, sem prejuízo dos novos laços com o país de acolhimento, mantenham os vínculos afetivos e culturais com o Brasil.

Outros brasileiros, no entanto, não têm a mesma sorte. Ao invés de oportunidades, encontram dificuldades, sofrimento, exploração e por vezes violência sob as mais diversas formas. Para esses compatriotas, o retorno ao Brasil deve ser orientado e facilitado, de modo a que possam reinserir-se na sociedade e no mercado de trabalho, retomando suas vidas aqui com a dignidade que merecem.

O Guia de Retorno ao Brasil, elaborado em conjunto pelos órgãos federais brasileiros que se ocupam mais de perto do combate à violência sob todas as formas, tem o objetivo de capacitar agentes consulares brasileiros, funcionários de organizações de acolhimento estrangeiras e voluntários em geral, para que possam orientar os brasileiros retornados a fazerem uso dos muitos programas e serviços que existem à sua disposição no Brasil, nas esferas de saúde, educação, trabalho, moradia e outros. Queremos com isso que o retorno ao Brasil daqueles nossos nacionais que mais precisam de apoio seja, não o fim de um sonho, mas o recomeço de suas vidas.

Nota do Blogueiro;
Aparenta ser bem justo esse programa,como nem todos brasileiros que vão para fora do país,se dão "bem",um programa que ajude no retorno dos mesmo será bem útil.Caso comprovem não ter como arcar com as despesas para a volta e a Organização Internacional para a Migração(OIM) não puder fazê-lo, o Itamaraty cobrirá os gastos.
Fonte;
http://www.portalconsular.mre.gov.br/avisos/guia-de-retorno-ao-brasil

Nenhum comentário: