domingo, 24 de outubro de 2010

Voyerismo


voyeurismo é o interesse sexual ou a prática de espionagem sobre as pessoas envolvidas em comportamentos íntimos, como despir atividade sexual, ou outra atividade geralmente considerada de natureza privada.
No imaginário popular a termo é usado num sentido mais geral para se referir a alguém que habitualmente observa outros sem o seu conhecimento, sem implicação necessária de interesse sexual.
Voyeurismo (do francês voyeur", aquele que olha") pode assumir várias formas, mas sua principal característica é que o voyeur normalmente não se relacionam diretamente com o assunto de seu interesse, que é muitas vezes inconsciente de ser observado. O voyeur pode observar o assunto à distância, ou usar de cautela para observar o assunto com o uso de espelhos, câmeras escondidas, fotografia secretas e outros dispositivos e estratégias.

Voyeurismo não é um crime na lei comum. Nos países de direito comum, é apenas um crime se for feita de modo pela legislação. No Canadá, por exemplo, o voyeurismo não era um crime quando o caso contra Fedoruk Frey . surgiu em 1947. Nesse caso, em 1950, a Suprema Corte do Canadá decidiu que os tribunais não poderia criminalizar voyeurismo ao qualificá-la como uma violação da paz e que o Parlamento teria especificamente para proibir isso. Em 01 de novembro de 2005, isso foi feito quando a seção 162 foi acrescentado ao Código Penal brasileiro, declarando voyeurismo a ser uma ofensa sexual.
Nos Estados Unidos, voyeurismo video é uma ofensa em nove estados e pode exigir que o criminoso condenado a registar-se como um agressor sexual.

Estatutos voyeurismo Penal estão relacionados com a invasão das leis de privacidade, mas são específicos para a vigilância clandestina e ilegal sem o consentimento, gravações ilegais, incluindo a difusão, divulgação, publicação ou venda de gravações envolvendo lugares e momentos em que uma pessoa tem uma expectativa razoável de privacidade e uma suposição razoável que eles não estão a ser fotografadas ou filmadas pela "mecânica, digital ou eletrônico qualquer dispositivo de visualização, câmera ou qualquer outro instrumento capaz de gravar, armazenar ou transmitir imagens visuais que podem ser utilizadas para observar uma pessoa.
Em algumas culturas, o voyeurismo é considerado desviante e até mesmo um crime sexual.

Fonte;http://en.wikipedia.org/wiki/Voyeurism

Nenhum comentário: