quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bonsai


Um Bonsai não é uma árvore anã. É uma árvore semelhante às que existem em tama­nho real, mas de proporções mais reduzidas, obtida através de técnicas espe­cíficas de cultivo e manutenção.Bonsai (japonês:bon-sai), que significa "árvore em bandeja".
Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.

O Bonsai é uma árvore pelo que não é uma planta frágil. Pode viver até mais anos do que a mesma espécie no seu habitat natural desde que bem tratado. É um ser vivo que exige cuidados para se manter saudável.
Localização
Bonsai de interior: Deve ser colocado o mais próximo possível de uma janela com muita luz, sem cortinas, em que apanhe 2 a 3 horas de sol direto, de preferência no início ou ao fim do dia.
Rodar a árvore 180º semanalmente.
Evitar ar condicionado ou proximidade de fontes de calor.

Bonsai de exterior: Deve receber luz solar direta 2 a 3 horas por dia, de prefe­rência no início ou ao fim do dia.
Deve estar protegido de ventos fortes.

Rega
Regar abundantemente a terra até sair água pelos furos de drenagem a fim de umedecer uniformemente o solo, sempre por cima e não por imersão, com um rega­dor de ralos muito finos, específico para Bonsai.

Deixar secar a camada superficial do solo entre cada rega. O excesso de água asfi­xia as raízes, impedindo que estas consi­gam respirar e pode causar o seu apodreci­mento.
Confirmar a necessidade de água tocando a terra com os dedos. É superior no Verão.
A água ideal é a água da chuva ou água destilada ou água desmineralizada. A água da rede pública deve ser usada após repouso de 24 horas para sedimenta­ção de sais e evaporação do cloro.

Adubação
A adubação é muito importante porque a pequena camada de terra de um Bonsai é insuficiente para o alimentar. O adubo deve ser específico para Bonsai, líquidos ou sólidos, e têm como objetivo alimen­tar a planta. O excesso de adubo pode matar o Bonsai.
As vitaminas também devem ser específi­cas para Bonsai. Têm como objetivo fortifi­car a planta, sobretudo nos processos de recuperação de doenças, transplante e em todas as situações em que sejam sujeitos a stress. Nestas alturas a quanti­dade de vitaminas deve ser aumentada para o dobro. O excesso de vitaminas é tóxico para a planta.
Os adubos e vitaminas líquidos devem ser aplicados quinzenalmente com a água da rega.

Bonsai de interior: Adubar de Fevereiro a Novembro. Aplicar vitaminas durante todo o ano.
Bonsai de exterior: Adubar e vitaminar de Fevereiro a Outubro.

Poda
Poda de manutenção: Visa manter a forma do Bonsai. Incide sobre os rebentos novos e deve realizar-se ao longo de toda a época de crescimento da planta que decorre habitualmente na Primavera / Verão.

Poda de transformação: Tem como objetivo alterar a forma da planta. Con­siste em cortar ramos já formados e deve realizar-se na Primavera ou no Outono.
Em ambos os casos devem utilizar-se ferra­mentas específicas de Bonsai. Devem cor­tar bem e ser desinfetadas entre cortes em plantas diferentes.
Para cortes superiores a meio centímetro de diâmetro, nos ramos ou nas raízes, deve aplicar-se cicatrizante na superfície do corte.
As plantas podem ser moldadas usando arames próprios para Bonsai que orientam o crescimento dos ramos.

Transplante
Transplantar de 2 em 2 anos usando terra apropriada para Bonsai.
Bonsai de interior: Abril e Maio
Bonsai de exterior: Fevereiro e Março

Método:
1. Remover a planta do vaso
2. Desfazer a terra até à raiz
3. Lavar as raízes com água corrente
4. Cortar as raízes grossas e deixar as finas
5. Colocar no vaso com terra nova
6. Redobrar atenção com rega
7. Interromper a adubação por 30 dias
8. Aplicação semanal de vitaminas

Doenças
Interromper a adubação e aumentar a dose de vitaminas até total recuperação.

Pragas:
Aplicar produtos fitossanitários (fungicida / inseti­cida / acaricida) próprios para Bonsai. 1 aplicação semanal durante 4 a 8 semanas, Borri­far toda a copa com abundância, no iní­cio ou no final do dia, com a terra bem regada.

Seca:
Rega abundante. Em caso de emergência o bonsai pode ser regado por imersão até que a terra deixe de soltar bolhas de ar. Não arrancar as folhas.

Nota:
Existem Bonsai de folha caduca que natural­mente perdem as folhas no Outono / Inverno sem que isso signifique que estão doentes.

Fonte: Guia A Arte do Bonsai

Nenhum comentário: