domingo, 22 de junho de 2014

Mofo nas folhas das plantas


Estamos no inverno,nessa época do ano  é comum aparecer problemas com nossas plantas em casa ,seja ela hortaliça,ornamentais ou planta frutífera.
Manchas verdes,brancas,bolores,manchas em forma de alvo todos esses sinais são normalmente doenças causada por fungos,com o clima quente-frio-chuvoso tendem a favorecer ainda mais a propagação das doenças.
Independente da estação do ano,a rega em excesso pode ocasionar todas essas doenças causada por fungos.

Uma das doenças é o  oídio que razoavelmente  fácil de detectar, de cor cinza, aparentando pó de talco, que tanto pode cobrir as folhas quanto o caule.


Detectando o problema no começo,fazendo uma inspeção rigorosa  você pode salva suas plantas.
Uma vez que ele fica preto, o que significa que ele está começando a reproduzir,e você vai ter problemas reais para controlar a sua propagação.
Enquanto os fios de fungos que compõem o oídio permanecer sobre a superfície da planta, não são tão prejudicial como algumas outras doenças, que podem retardar o crescimento e afetar o sabor, especialmente em frutas.
O controlando do oídio começa na primavera, escolhendo as variedades de plantas que são resistentes ao fungo .
Dê  as plantas espaço para que o ar possa circular entre as folhas e caules,ajudando assim na drenagem do solo,pode as folhas mais próximas do solo.
Nas plantas já doentes não colocar o material podado em seu composto, onde os esporos terá uma chance para hibernar e depois se espalhar em seu jardim.


Regue a planta perto do caule, em vez de partir do topo, regue no início do dia para dar tempo do excesso de umidade evaporar da superfície da planta.
Evite aplicações no final do verão, de fertilizantes nitrogenados que incentivem o crescimento do tecido da planta suculenta que  favorece o mofo.
Não devolva nada com sinais de mofo de volta para o solo.
Lave a tesoura de podar, com cuidado para não espalhar o fungo.

Existem controles naturais que trabalham contra o oídio.
Alguns jardineiros orgânicos recomendar um spray de leite de uma vaca, nove partes de água para cada de leite.
Outra solução caseira é fazer um spray com uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um litro de água.
Pensa-se que o aumento do pH da superfície da planta desestimula  o fungo.

Fonte
Planet Natura

Nenhum comentário: