sexta-feira, 26 de julho de 2013

Rio encontrado correndo no fundo do oceano


Os cientistas descobriram rios subaquáticos que fluem ao longo do fundo do oceano.
Os rios submarinos foram descobertos ao largo da costa ocidental da Austrália,essa foi  a primeira vez que o estranho fenômeno submarino foi visto em águas quentes.
Esse "rio" submarino foi descoberto "serpenteando" ao longo do leito do oceano ao largo sudoeste da Austrália.
O fenômeno submarino consiste em camadas de água densa que se arrastam ao longo do fundo do oceano a uma taxa de cerca de um quilômetro (1 km) por dia, foi encontrado para ser cerca de 65 pés (20 metros) de espessura e se estende por mais de 60 milhas ( 100 km).


 Os pesquisadores dizem que é a primeira vez que esses rios foram vislumbrados em tais águas quentes.
"Essas cascatas de água prateleira densas são comuns em regiões de alta latitude como resultado da formação de gelo , mas esta é a primeira vez que estes processos tenham sido descobertos em regiões sub-tropicais, e de estar presente durante todo o ano ", disse o University of da Austrália Ocidental Chari Pattiaratchi em um comunicado.


Evaporação da água durante os verões da região, seguido de arrefecimento durante os invernos, alimenta a formação dos rios, Pattiaratchi disse, levando para o encontro das águas,formando rios lentos e de alta densidade em águas rasas costeiras.
Os chamados rios submarinos foram descobertos em locais diferentes ao redor do globo.
No Mar Negro, os pesquisadores descobriram um rio debaixo d'água , mas que corte profundo no fundo do mar, assim como rios de vento seco através de uma paisagem.
O rio submarino australiano foi descoberto por planadores marítimas, robôs automotores equipados com sensores para detectar a temperatura da água, salinidade, produtividade do plâncton, turbidez e oxigênio dissolvido.
Eles podem operar ininterruptamente na água por até oito meses.

Fonte
mother nature network

Nenhum comentário: