terça-feira, 23 de abril de 2013

Robô descobre três passagens inexploradas, perto da Pirâmide do Sol no México

Um pequeno robô tem feito uma importante descoberta arqueológica em um túnel sob o famoso Templo de Quetzalcoatl, perto da Pirâmide do Sol, no México.
Especialistas esperavam encontrar apenas uma câmara antiga, no final de um trecho de 2.000 anos de idade invés disso encontrou um  túnel inexplorado no local (Teotihuacan ).
O veículo de controle remotoconseguiu imagens de três cavernas misteriosas.
O robô investigador de três metros de comprimento, chamado Tlaloc II-TC (deus asteca da chuva)
Na primeira vez ele foi para as profundezas da pirâmide para verificar se era seguro para a entrada humana.

O robô passou meses explorando os túneis sob o célebre templo, também conhecido como o Templo da Serpente Emplumada , que fica a cerca de 37 milhas ao norte da Cidade do México. Tlaloc II é equipado com câmeras de vídeo e um braço mecânico para limpar os obstáculos de seu caminho, uma vez que as manobras as vezes ocorre através do corredor apertado.
O robô transmitiu de volta aos pesquisadores imagens de vídeo que parece ser três salas antigas localizadas sob a pirâmide da cidade mesoamericana.

Esta descoberta pode ser muito importante.
Especialistas dizem que a descoberta da "tumba" seria importante porque a estrutura social de Teotihuacan permanece um mistério depois de quase 100 anos de exploração arqueológica no local.

O templo é mais conhecido como a pirâmides da lua e do sol.
O complexo de pirâmides, templos, praças e avenidas já foi o centro de uma cidade de mais de 100.000 habitantes, e pode ter sido o maior e mais influente cidade pré-hispânica da América do Norte na época.
Mas cerca de 2.500 anos após a cidade ter sido  fundada , e cerca de 2.100 anos depois a cultura Teotihuacan começou a florescer lá,  muito pouco se sabe sobre a identidade de seus governantes.
Túmulos de  monarcas, jamais foram encontrado, nessa cultura pré-hispânicas que divinizados seus governantes.
Escavações verticais iniciadas em 2009 para chegar à boca do túnel sugerem que é um túmulo de um governante .

Ofertas de ricos foram atirados para o túnel no momento em que foi fechado, incluindo quase 50 mil objetos de jade, pedra, conchas e cerâmica, incluindo taças de cerâmica de uma espécie nunca encontrada antes no sitio.
A cidade foi abandonada no momento em que os astecas chegaram à região em 1300 e deu-lhe o nome de "Teotihuacan," que significa "o lugar onde os homens se tornam deuses".
"Eu acho que o túnel era o elemento central, o principal elemento em torno do qual o resto do centro cerimonial foi construída", disse Gomez. "Este era o lugar mais sagrado."
"Há uma grande possibilidade de que neste lugar, na câmara central, podemos encontrar os restos daqueles que governaram Teotihuacan", acrescentou o arqueólogo Sergio Gomez.

Fonte
Daily Mail

Nenhum comentário: