sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Academia Militar das Agulhas Negras

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é uma Unidade do Exército Brasileiro localizada em Resende, no estado do Rio de Janeiro.
É a única escola formadora de oficiais das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. Os oficiais das Armas e de Material Bélico são chamados de combatentes e são os únicos que podem chegar ao posto de General-de-Exército, o mais alto da carreira militar em tempos de paz. Em estado de guerra o posto mais alto é de marechal.
Para ingressar na AMAN é necessário fazer antes o curso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Os alunos oriundos da EsPCEx possuem entre 16 e 21 anos de idade.
A AMAN atualmente ocupa uma área total de 67 km². Possui vários conjuntos construídos, destacando-se o Conjunto Principal (CP1/CP2) - que abriga dois pátios de formaturas, o Pátio Tenente Moura (PTM) e o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (P3M), além do Estado-Maior, refeitórios e do Teatro Acadêmico (TA), a Seção de Educação Física, a Seção de Equitação, o Polígono de Tiro e os Parques de Instrução.O Conjunto Principal sofreu uma ampliação em 1988, dentro do projeto FT/90, de autoria do Ministro do Exército de então, General Leônidas Pires Gonçalves, que dobrou as suas dimensões, principalmente em relação a refeitórios e alojamentos de cadetes. O atual comandante é o General Júlio César de Arruda, desde abril de 2011.
A Academia utiliza o sistema de internato, onde o aluno só sai nos finais de semana e férias.
O Portão Monumental constitui-se num cartão postal da Academia, contra a Serra da Mantiqueira, onde está localizado o Pico das Agulhas Negras, com uma altitude de 2 792 metros acima do nível do mar.
A AMAN possui, em apoio às suas atividades, um Batalhão de Comando e Serviços (BCSv), organizado da seguinte forma:
Companhia de Comando
Companhia de Serviços
Companhia de Polícia do Exército
Companhia de Guardas
Companhia de Fuzileiros e
duas Companhias Auxiliares do Corpo de Cadetes.
Em efetivo é o maior Batalhão do Exército Brasileiro.Origem

No final do século XVIII, a Rainha D. Maria I de Portugal instituiu em Lisboa a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho (1790), autorizando a implantação, dois anos mais tarde, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Estado do Brasil, de uma instituição nos mesmos moldes, a "Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho".
Diante da transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), a instituição foi sucedida pela Academia Real Militar do Rio de Janeiro, criada pelo Príncipe-regente em 1810. Seu primeiro comandante foi o Tenente-General Carlos Napion, atual patrono do Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro.
Após a proclamação da independência do Brasil (1822), a Academia passou a ser denominada de "Imperial Academia Militar". Em 1832, o seu nome mudou mais uma vez, para "Academia Militar da Corte". Em 1840, passou a denominar-se Escola Militar, e a partir de 1858, "Escola Central", sendo transferida para as dependências do Forte da Praia Vermelha.Os engenheiros formados na Escola Central eram civis e militares, pelo fato de ser a única escola de Engenharia no país. Em 1874, a Escola Central transitou para a Secretaria do Império passando a formar exclusivamente engenheiros civis, enquanto que a formação dos oficiais de Engenharia e de Artilharia continuou a ser realizada na Escola Militar da Praia Vermelha até 1904, quando foi transferida para o Realengo. Os oficiais de Infantaria e de Cavalaria passaram a partir de então a ser formados na Escola de Guerra, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
Em 1913, objetivando unificar todas as escolas de Guerra e de Aplicação, foi criada a Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, que formou os oficiais do Exército Brasileiro por quase quarenta anos. Atualmente, as dependências de Realengo abrigam o Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Diante da necessidade de aperfeiçoar a formação de oficiais para um exército que crescia e se operacionalizava, foi criada em Resende, em 1 de janeiro de 1944, a "Escola Militar de Rezende". Em 1951, a instituição passou a denominar-se Academia Militar das Agulhas Negras, tendo como idealizador o Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

Pagina oficial das Agulhas Negras
Pagina oficial do Exército Brasileiro

Fonte;
Wikipédia

Nenhum comentário: