
Das 3 pacas uma seria responsável pelo nascimento, a outra pelo prolongamento da vida, e Atropos, seria a responsável pelo corte do fio da vida.
A beladona (Atropa beladona) é uma planta pertencente ao gênero Atropa nativa da Europa, Norte de África e Ásia Ocidental, encontrada em solos húmidos, principalmente à beira de rios, lagos e represas.
Todas as partes da planta contém alcalóides. As bagas possuem perigo maior devido serem atrativas, negras, brilhantes e terem sabor adocicado. A ingestão de quantidades superiores a cinco bagas pode ser mortal.
Devido ao fato de seus frutos, quando ingeridos puros ou na forma de chás, provocarem efeitos psicoativos (alucinações), essa planta é utilizada como droga por algumas pessoas.
Os seus sintomas principais são;pupilas dilatadas, taquicardia, alucinação, visão borrada, garganta seca, constipação e retenção urinária.
A pele pode secar completamente e os casos fatais mostraram pulsos rápidos.
Ela também é matéria prima na formação de um medicamento homeopático que leva seu nome. É igualmente substância ativa em medicamentos, que servem de antiespasmódicos nos espasmos da laringe, nas cordas vocais e nas traqueítes.
Esses sintomas são bem parecidos com o de envenenamento causado pela ingestão de atropina,substância essa presente em muitas plantas da família Solanaceae(mesma da Beladona).
Seu antídoto é a pilocarpina,que deve ser ministrado por um médico.

A Maria-pretinha até é venenosa também,mas não tão "mortal",quanto a sua sósia Beladona. Comi muita Maria-pretinha na infância,mas sobrevivi felizmente,se eu soubesse de tudo isso, aqui comentado,não teria ariscaria a sorte não.
Nota;
Carlos Lineu também foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu também participou do desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, que tinha 0° como ponto de ebulição da água e 100° como o ponto de fusão.
Crime causado com a ajuda da beladona.
Fonte;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beladona
Nenhum comentário:
Postar um comentário