quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os Lagos Vulcânicos que tem na América do sul

Quilotoa (Equador)
Tem 3 km de largura,a caldeira foi formada cerca de 800 anos atrás.
Tem 250m de profundidade no lago da cratera(tem outros pequenos lagos) , tem uma cor esverdeada, como resultado de minerais dissolvidos. Fumarolas são encontrados no chão do lago e nascentes de água quente ocorrer no leste do vulcão.Rano Kau (Chile-Ilha da Páscoa)
Tem uma profundidade de 324m de altura, vulcão extinto que forma a sudoeste da península da Ilha de Páscoa . Era formada por fluxos de lava basáltica no Pleistoceno as rochas foram datadas entre 150.000 e 210.000 anos atrás.Cuicocha (Equador-Província de Imbabura)
Tem 3 km de largura,a caldeira foi criada por uma enorme erupção freática a cerca de 3100 anos atrás.
O lago, que fica a 200m de profundidade em seu ponto mais profundo, é altamente alcalina e contém pouca vida.Laguna del Maule (Chile-Maule)
É um lago localizado na Cordilheira dos Andes do Chile Central . O lago é de origem natural mas o seu nível de água foi aumentado depois que foi criado uma represa inaugurada em 1957. Tem uma capacidade de 1.420 milhões de m³.Rano Raraku (Chile-Ilha da Páscoa)
é uma cratera vulcânica formada por consolidada cinzas vulcânicas e localizada nas encostas mais baixas da Terevaka no Rapa Nui Parque Nacional de Ilha de Páscoa . Foi uma pedreira por cerca de 500 anos, até o início do século XVIII, e forneceu as pedras de cerca de 95% das esculturas monolíticas ( moai ).
No interior da cratera contém uma das três ilha de água doce.Os lados do Rano Raraku são altos e íngremes, exceto no norte e noroeste, onde eles são muito mais baixos e ligeiramente inclinada.
Fonte;
wikipedia

Um comentário:

roginho disse...

seguindo seu blog sucesso ;)