
Carta do Chefe Seattle
"O presidente em Washington manda dizer que deseja comprar nossa terra. Mas como você pode comprar ou vender o céu? A terra? A idéia é estranha para nós. Se não possuímos o frescor do ar eo brilho da água, como você pode comprá-los?
Cada parte da terra é sagrado para meu povo. Cada pinha brilhante, cada praia de areia, cada névoa nas florestas escuras, cada campina, cada inseto a zumbir. Todos são sagrados na memória e na experiência de minha gente.
Conhecemos a seiva que percorre o corpo das árvores como conhecemos o sangue que corre em nossas veias. Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs. O urso, o veado, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, o orvalho nas campinas, o calor do corpo do pônei eo homem pertencem todos à mesma família.
A água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos nossa terra, vocês devem se lembrar que ela é sagrada. Cada reflexo brilhante nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo. O murmúrio das águas é a voz do pai de meu pai.
Os rios são nossos irmãos. Saciam nossa sede. Eles carregam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Então você deve dar aos rios a bondade que você daria a qualquer irmão.
Se lhes vendermos nossa terra, lembre-se que o ar é precioso para nós, que o ar compartilha seu espírito com toda a vida que ele suporta. O vento que deu a nosso avô seu primeiro inspirar também recebe seu último suspiro.

Você vai ensinar às suas crianças o que ensinamos aos nossos filhos? Que a terra é nossa mãe? O que acontece à terra acontece a todos os filhos da terra.
Isto sabemos: a terra não pertence ao homem, o homem pertence à terra. Todas as coisas estão ligadas como o sangue que une todos nós. O homem não teceu a teia da vida, ele é meramente um fio dela. Tudo o que ele faz à teia, ele faz a si mesmo.
Uma coisa sabemos: nosso Deus é também o seu Deus. A terra é preciosa para ele e ofender a terra é desprezar seu criador.
Seu destino é um mistério para nós. O que acontecerá quando os búfalos forem todos sacrificados? Os cavalos selvagens domados? O que acontecerá quando os cantos secretos da floresta são pesados com o cheiro de muitos homens ea visão dos morros é apagado com fios que falam? Onde estarão as matas? Onde estará a águia? E o que é dizer adeus ao pônei arisco e depois caçar? O fim da vida eo início da sobrevivência.
Quando o último homem vermelho desaparecer com este deserto, e sua memória for apenas a sombra de uma nuvem se movendo sobre a pradaria, estas praias vão e florestas ainda estaria aqui? Haverá algum do espírito do meu povo?
Nós amamos esta terra como um recém-nascido ama o batimento cardíaco da mãe. Então, se nós vendermos nossa terra, ame-o como temos adorei. Cuidar dele, como temos cuidado para ele. Mantenha em sua mente a lembrança da terra, pois é quando você o recebe. Preserve a terra para todas as crianças, e amá-lo, como Deus nos ama.
Como somos parte da terra, você também é parte da terra. Esta terra é preciosa para nós. Também é preciosa para você.
Onde está o matagal? Desapareceu. Onde está a águia? Desapareceu. O fim do viver e o início do sobreviver."
Uma coisa que sabemos - não há um só Deus. Nenhum homem, seja ele homem ou o homem vermelho ou branco , podem ser separados. Somos todos irmãos, afinal. "
Nota do Blogueiro;
Muitas pessoas acreditam que o discurso foi escrito por um roteirista de Hollywood na década de 1970 baseado na declaração original pelo Chefe Seattle em 1854.
Isso não importa,o que importa é que essa versão foi feita baseada numa carta original, que na essência fala as mesmas coisas.
Desculpe-me a tradução de baixo nível, do texto.
Fonte;
http://www.csun.edu/~vcpsy00h/seattle.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário