quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prova do contato entre os Vikings e a civilização islâmica


Anel encontrado na Suécia pode ser uma prova do contato entre os Vikings e a civilização islâmica 

Um anel encontrado na Suécia em 1800, durante uma escavação no sítio arqueológico de Birka, pode ser uma forte evidência do contato entre os Vikings e a civilização Islâmica. Dois séculos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, afirma que a jóia é uma prova material da interação entre os dois povos.

O anel feito de prata e com uma peça de vidro roxa possui inscrições em árabe antigo que podem significar “por Allah”. A peça foi encontrada em uma sepultura junto ao corpo de uma mulher, que, segundo os cientistas, deve ter vivido por voltar de 850 d.C.

Segundo o estudo, o anel é uma prova arqueológica que pode sustentar a teoria de que há cerca de mil anos os Vikings teriam viajado para locais como o Egito e a Mesopotâmia. “ O anel pode ser uma prova material do contato direto entre a Era Viking e o mundo Islâmico”, escreveram os pesquisadores na publicação.

Análises feitas na jóia indicam que ela pode ter pertencido a poucas pessoas, porque, apesar de ser um anel do século IX, ainda carrega marcas de seu estágio final de produção.

Fonte
O Globo

Nenhum comentário: