quinta-feira, 17 de abril de 2014

Novo planeta similar a Terra é descoberto (Kepler-186f)


Artigo que saiu na Revista Science

Mais de 40% das estrelas semelhantes ao Sol estão ligados em sistemas binários ou Multistar. Restos estelares em borda em sistemas binários podem gravitacionalmente ampliar seus companheiros, como previsto há 40 anos. 
Usando dados da sonda Kepler, relatamos a detecção de um sistema como "auto-lente", no qual um pulso de 5 horas de 0,1% da amplitude ocorre a cada período orbital. 
O remanescente anã branca estelar e seu Sun-como companheiro órbita uma da outra a cada 88,18 dias, um longo período para um binário anão-eclipsando branco. 
Ao modelar o pulso como ampliação gravitacional (microlentes), juntamente com as leis de Kepler e modelos estelares, nós restringimos a massa da anã branca a ser 63% da massa do nosso sol. 
Um estudo mais aprofundado deste sistema, e quaisquer outros descobriram como ele, vai ajudar a restringir a física de anãs brancas e evolução estelar binário.


A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta com características muito similares às da Terra (quinta-feira 17). Esse planeta também orbita uma estrela como o nosso Sol e é capaz de abrigar água - e vida. A agência espacial norte-americana pesquisa o tema desde 1995 e o esperado anúncio veio hoje, com a publicação de um artigo na revista Science.

O anúncio foi feito numa conferência com os cientistas Douglas Hudgins, da Divisão de Astrofísica da Nasa, e Elisa Quintana, do projeto SETI (Busca por Inteligências Extra-Terrestres, na sigla em inglês). Os cientistas também estão respondendo aos questionamentos no Twitter, por meio da hashtag #AskNasa.


Batizado de Kepler-186f, o novo planeta faz parte de um sistema de cinco planetas e orbita uma estrela chamada Kepler-186, um pouco mais frio e com metade do tamanho do Sol da nosso sistema Solar - uma pequena parte da Via Láctea. Localizado na constelação de Cisne, esse sistema planetário está a cerca de 500 anos-luz da Terra. O 186f é o último dos cinco planetas desse grupo - distante o suficiente para abrigar água em estado líquido em sua superfície.


Segundo os estudos divulgados pela Nasa, o novo planeta tem praticamente o mesmo tamanho da nossa Terra: 1,1 vezes o diâmetro do terceiro planeta do nosso sistema solar. Já o ano do 186f tem apenas 129,9 dias. Ou seja, sua velocidade de rotação em torno do Sol dele é três vezes mais rápida que a nossa.

Fonte
Yahoo
Revista Science

Nenhum comentário: