terça-feira, 19 de novembro de 2013

Novo campo de petroleo pode ser maior que o de Libra


Segundo presidente da ANP, campo pode ser maior que o de Libra. Amostras comprovam extensão dos reservatórios de óleo a leste de Franco.

A Petrobras terminou a perfuração de um novo poço na área de Franco, área que pode ser maior que a de Libra, que teve o primeiro leilão de pré-sal sob o regime de partilha.

A possibilidade da área de Franco ter tamanho maior que a de Libra foi apontada pela presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, na semana passada.
Segundo a Petrobras, foi encontrado petróleo de boa qualidade no poço de Franco Leste, que está a 2.011 metros de profundidade, a cerca de 200 km da cidade do Rio de Janeiro e a 7,5 km a sudeste do poço descobridor 2-ANP-1-RJS (Franco).

Os reservatórios estão abaixo da camada de sal, a partir da profundidade de 5.398 metros e foi atingida a profundidade final de 5.900 metros, após a comprovação de uma coluna de 396 metros de óleo.
A perfuração é parte de um programa adicional ao Programa Exploratório Obrigatório na área com o objetivo de delimitar melhor o volume da descoberta. As amostras, diz a estatal, comprovam a extensão dos reservatórios com óleo para a região leste do bloco de Franco.
Por contrato de Cessão Onerosa, a Petrobras adquiriu o direito de produzir até 3,058 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Franco, e a fase exploratória tem término previsto até setembro de 2014.

Tanta riqueza!
Infelizmente sempre indo para as mãos erradas,quando essa riqueza for revertida para toda população brasileira, nesse momento  será motivo de uma verdadeira comemoração.

Fonte
G1

Nenhum comentário: