quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cátaros, o Cristianismo alternativo

A origem das crenças dos Cátaros nunca foi identificado com exatidão, mas a maioria dos historiadores os ligam à dualista Bogomil seita no domínio bizantino. Como o Bogomils, cátaros eram dualistas cristã - uma doutrina que existe em várias formas, desde lá tem sido o cristianismo como o antes. Os dualistas tentativa de enfrentar a questão de como pode um Deus que é todo poderoso, misericordioso e bom, permitir que o mal monstruoso de existir. Sua resposta é que deve haver dois poderosos deuses igualmente - um bom e um mal. Ao contrário do Cristianismo, que rebaixou a Satanás debaixo da autoridade de Deus, dualistas ver as forças do mal e do bem como igualmente poderosa.

De acordo com a abordagem ao dualismo dos Cátaros, um bom deus fez o céu ea alma humana, enquanto um deus maligno aprisionado a alma a sofrer na carne do corpo humano e material e as coisas mundanas da terra - um lugar horrível. Salvação, de acordo com os cátaros, estava em fuga da alma humana para o reino espiritual de sua prisão de carne no mundo material.
De acordo com os cátaros, o casamento era uma forma de prostituição. As crianças nasceram como demônios, até que pudessem ser conscientemente conduzir a escolher a salvação no caminho dos Cátaros. Cátaros acreditavam que a alma humana poderia passar em sua jornada pela vida animal, assim, eles eram vegetarianos: não comer carne, ovos, queijo ou qualquer tipo de gordura, exceto o óleo vegetal e de peixe. Os cátaros, tendo rejeitado o juramento e violência, em princípio, eles convenientemente contratavam mercenários para fazer a violência em seu nome.
Cátaros consideravam-se cristãos, mas rejeitou o Deus do Antigo Testamento e do vingativo e irado descrito dentro dela. O Deus do Antigo Testamento foi quem criou o mundo, assim ele foi o outro deus "do mal". Os valores, no entanto, como os Dez Mandamentos do Antigo Testamento foram defendidos pelos cátaros. Eles rejeitaram a humanidade de Jesus e da doutrina do nascimento virginal, insistindo em que Cristo foi puro espírito que foi "escondido" no corpo até o nascimento de Maria - ela não tinha poder de intercessão. Eles não crêem que Cristo morreu na cruz, como Cristo só poderia ser espírito e rejeitou qualquer idéia de ressurreição corporal, já que as coisas materiais do corpo eram más. Não está claro que tipo de sepultamento ou cremação ritos eram praticados pelos cátaros. A origem do termo cátaro está em disputa. Alguns ligam para o termo grego katharos - ". puros"
Quanto a si, os cátaros só se referiram como "bons cristãos" e sua igreja como "A Igreja de Deus".

A religião dos cátaros era dividida entre uma maioria de credenti - ( croyants ) - os crentes, ou seguidores, e uma minoria de perfecti - ( pavê ) - os "perfeitos" - aqueles que se tinham comprometido com o celibato e rigor na dieta da fé cátara e passaram por um ritual conhecido como consolamentum - "consoladora" - um tipo de cátaros-nascidos de novo batismo realizado com a imposição das mãos, em vez de água. Só perfecti foram considerados como "membros" da Igreja.
A análise estatística dos registros da Inquisição mostram que de 719 cátaros identificados ativa perfecti e Perfectae, 318 eram mulheres - um pouco menos de 45%. Este é um número muito elevado, comparado com quantas mulheres foram freiras da Igreja Católica em relação a todos os sacerdotes, funcionários, monges, frades, funcionários e outros homens envolvidos no dever da Igreja oficial.Por outro lado, na análise de 466 identificados credenti seguidores ou crentes, apenas 125 eram mulheres cerca de 28%- o que indica que as crenças dos Cátaros eram de menor interesse para a mulher medieval, que provavelmente encontrou a ideologia anti-procriativo repelente. No entanto, mulheres Perfectae desempenhou um papel crucial de diretos e mais na formação e manutenção de núcleos cátaros, como não havia igrejas formal, as suas casas se tornaram centros religiosos.

A Igreja dos Cátaros, em comparação com as práticas corruptas da Igreja Católica medieval, foi um movimento honesto e dedicado que rejeitou os adornos de luxúria, riqueza e poder. Não havia igrejas ou propriedade. A Igreja dos Cátaros não exigiu o dízimo de seus membros e educado seus filhos, tanto homens como mulheres. Como tal, era uma ameaça para a Igreja Católica, e depois de inúmeras tentativas não conseguiu balançar seguidores cátaros afastado pela persuasão, o Papa finalmente patrocinou uma cruzada sangrenta para acabar com os cátaros a ferro e fogo em 1209.

Fonte;http://www.russianbooks.org/montsegur/montsegur1.htm

Nenhum comentário: